Teste: Fiat Argo Trekking é um aventureiro urbano, mas vale a compra?
agosto 30, 2019Nova versão do hatch da Fiat tem até pneu de uso misto para se aventurar em estradas de terra, mas se dá muito bem na cidade
Texto: Fernando Naccari
Fotos: Edgar Klein
A Fiat sempre se destacou por ter veículos com aspecto aventureiro, mas já há algum tempo esta tradição vivia um hiato desde os últimos Fiat Weekend Adventure e Strada Trekking.
Como todo descendente de italianos, a Fiat honra as origens e traz como uma opção intermediária na linha Argo a versão Trekking que, entre outros diferenciais, traz suspensão elevada em 4 cm e pneus de uso misto claro, para não fazer feio em estradas de terra. Tudo isso a partir de R$ 59.990.
Mecânica
O modelo é baseado na versão Drive 1.3, com quem compartilha o motor e o câmbio manual de cinco marchas. O quatro-cilindros Firefly desenvolve 109 cv de potência com etanol e 101 cv com gasolina. O torque é de 14,2 kgfm (E) e de 13,7 kgfm (G).
Com este conjunto, o hatch anda bem na cidade e não decepciona na estrada. Apesar de não ser equipado com sistema Start/Stop, também bebe pouco: em nossos testes anotou 9,2 km/l na cidade, com ar-condicionado ligado e com etanol no tanque. Na estrada, a média sobe para 11,1 km/l.
Suspensão
Nesta versão, o hatch recebeu novos amortecedores e molas, que além de mais resistentes, elevam a suspensão em 4 cm. Os pneus utilizados são os Pirelli Scorpion ATR 205/60 r15 de uso misto. Apesar da maior altura e dos pneus diferenciados, o carro não ficou bobo em curvas nem os ruídos dos pneus com o solo aumentaram o ruído na cabine.
A estabilidade é elogiável, na verdade. Claro, a rolagem da carroceria é um pouco maior, mas ainda mantém o carro “na mão”. Além disso, a calibração da direção eletro-assistida é adequada.
Com este conjunto maior, a principal vantagem é não raspar a dianteira em valetas, lombadas e, claro, em estradas de terra, dá para rodar tranquilo sem grandes preocupações se a parte inferior vai se chocar com algo, afinal, o vão livre do solo chega a ótimo 21 cm.
Visual
Por fora, o Argo Trekking se destaca também pelas molduras plásticas que unem os para-choques, caixas de roda e laterais. O capô tem um adesivo em preto fosco na porção central, muito semelhante ao utilizado no Jeep Renegade em algumas versões.
No teto, dois triângulos laranjas lembram o desenho de um pinheiro que, na verdade, é a imagem que identifica a versão, repetida nas laterais e traseira junto ao ‘Trekking’ estilizado. O teto é pintado em preto brilhante, não envelopado.
Por dentro, o modelo repete a estratégia da versão HGT com teto e colunas em preto. Os bancos são em tecido com o nome da versão bordada na porção superior do encosto e oferecem bom apoio para as pernas e lombar.
O acabamento também é um destaque positivo e, apesar de ter plásticos em sua maioria, são de boa qualidade, têm texturas diferentes e encaixes precisos, sem rebarbas.
O modelo vem de série com a ótima central multimídia UConnect® de 7” touchscreen que traz conectividade via Apple CarPlay e Android Auto, comandos de voz Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada auxiliar e portas USB. A qualidade de som é boa, embora a sintonia de antena as vezes não seja muito precisa, mas isso é um problema muito comum em São Paulo/SP: há muitas rádios piratas em sintonias próximas as de rádios famosas.
Além disso, o espaço interno também é elogiável, assim como no restante da linha e todos os ocupantes viajam com bom espaço para a cabeça e para as pernas. Para melhorar a ergonomia do motorista, faz falta as regulagens de altura do banco e profundidade do volante.
Itens de série
Por R$ 59.990, o Argo Trekking sai de fábrica com ar-condicionado manual, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, chave com telecomando, faróis de neblina, alarme, computador de bordo, sensores de estacionamento, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e banco do motorista com regulagem de altura e a central multimídia UConnect de 7”. O modelo testado contava com dois opcionais: câmera de ré e rodas de liga-leve exclusivas, que elevavam o preço final do veículo para R$ 63.150.
Galeria
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros em linha 1.3, 8V, Flex
Cilindrada: 1.332 cm3
Combustível: flex
Potência: 101 cv a 6.000 rpm (G) e 109 cv a 6.250 rpm (E)
Torque: 13,7 kgfm a 3.500 rpm (G) e 14,2 kgfm a 3.500 rpm (E)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira)
Tração: Dianteira
Dimensões: 3,998 m (comprimeto),1,724 m (largura), 1,568 m (altura)
Entre-eixos: 2,521 m
Pneus: 205/60 R15
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 48 litros
Peso: 1.135 kg