Teste: Chevrolet Cruze Sport6 Black Bow Tie é econômico, confortável e muito mais

Teste: Chevrolet Cruze Sport6 Black Bow Tie é econômico, confortável e muito mais

agosto 2, 2019 Off Por Fernando Naccari

Modelo recebe detalhes em preto em versão baseada na LT, mas o preço elevado do hatch pode ser um ponto negativo

O Chevrolet Cruze é o hatch que tem o maior volume de vendas do País, mas se compararmos esta informação com os números oficiais, isso não é bem uma notícia muito animadora.

Apesar de ser o líder, o Cruze Sport6 vende pouquíssimo. Melhor do que falar, é mostrar os números comparando as vendas dos hatches pequenos com os dos hatches médios:

Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave

Bem, é isso: o Cruze Sport6 não vendeu no ano inteiro até aqui o que o Toyota Yaris HB (8º na lista dos hatches pequenos) vendeu em um mês. Até por isso, depois das station wagons, o mercado de hatches médios é o próximo a ser devorado pelas SUVs e o motivo é muito claro: o preço.

O Cruze Sport6, na versão de entrada LT, custa R$ 99.290 e, na intermediária Black Bow Tie, a que avaliamos, é acrescido R$ 2 mil a este valor, mas o veículo é vendido na cor Ouro Negro e ganha apenas logos externos pintados em preto e revestimento dos bancos em couro. Se chegarmos ao modelo topo de linha, a LTZ, o preço chega a R$ 109.990. Como sabemos, os valores são bastante próximos e até superiores aos de algumas versões dos SUVs vendidos no mercado, como Jeep Renegade, Nissan Kicks, Honda HR-V e etc.

Mas a pergunta é, eles são melhores que o Cruze? Então, depende. Depende do seu uso, da sua necessidade, do seu gosto pessoal. O Cruze Sport6 é mais rápido, econômico e confortável que todos estes, mas tem espaço interno menor e é baixo. O que é mais importante para você?

Visual

Mas, voltando a falar do Cruze Sport6 Black Bow Tie, ele mantém o visual esportivo das demais versões do Cruze, com dianteira com frente baixa, faróis afilados e cara de mau, como se estivesse franzindo a sobrancelha. Na traseira, o visual casa perfeitamente com o da dianteira, para-choques grandes, faróis finos, spoiler traseiro e ponteira de escapamento em formato trapezoidal.

De diferente, como falamos anteriormente, a cor Preto Ouro, logos externos pintados em preto e bancos com forração em couro.

Por dentro, o design é mais comportado e quebra um pouco o visual esportivo do carro, mas o acabamento é de boa qualidade e com materiais macios ao toque.

Mecânica

É a maior qualidade do modelo. O motor 1.4 turbo de 153 cv (E) / 150 cv (G) a 5.600 rpm e torque de 24,5 kgfm (E) / 24 kgfm (G) a 2.100/2.000 rpm. O câmbio é automático de seis marchas e permite que o conjunto funcione harmonicamente, seja em baixas velocidades, em retomadas, em acelerações livres e até em freio motor que, por sinal, funciona muito bem no modelo, algo incomum na grande maioria dos veículos com câmbio automático.

Além disso, o modelo tem a função Auto-Stop (Start/Stop), que desliga o veículo quando este para e o religa assim que o pé do freio é removido, o acelerador é acionado ou o volante é esterçado. Com isso, o consumo de combustível é excelente: em trajeto medido 70% na cidade, 30% na estrada e com ar-condicionado ligado, a média foi de 11 km/l com etanol no tanque.

Conforto

Dentro do veículo, o espaço é mais do que suficiente para que todos os ocupantes viagem confortavelmente e a anatomia dos bancos proporciona boa ergonomia aos ocupantes. Vale lembrar que, para o motorista, há regulagem de altura e profundidade do volante e do assento, fato que facilita a encontrar a melhor posição para dirigir.

A suspensão também propicia conforto, com conjunto independente na dianteira e dependente na traseira (McPherson e Eixo de torção, respectivamente). Poderia ser, apenas, um pouco mais macia para tornar o uso urbano mais agradável.

Itens de série

O modelo vem bastante completo, com vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, bancos em couro, central multimídia de sete polegadas que possui conectividade via Apple Car Play e Android Auto, controle de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e o sistema OnStar, exclusivo da marca.

Veredicto

Se você gosta de carro e de dirigir, o Cruze Sport6 é o carro certo para você na faixa de preço próxima aos R$ 100 mil. No entanto, no caso da versão Black Bow Tie, pagar R$ 2 mil a mais é questão de gosto, mas se for pensar em comprar uma versão LT e comprar o revestimento em couro a parte, você pode desembolsar até mais do que isso.

No entanto, o Cruze está prestes a passar por um facelift que o deixará com visual ainda mais invocado e ganhará conectividade 4G. Consequentemente o preço deve subir, portanto, pode ser o momento certo para comprá-lo agora, ou esperar mais um pouco para esperar o modelo renovado e conectado.

Galeria

Ficha técnica Chevrolet Cruze Sport6 Black Bow Tie

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.4, 16V, comando duplo, turbo, injeção direta, flex

Potência: 153/150 cv a 5.200/5.600 rpm

Torque: 24,5/24 kgfm a 2.100/2.000 rpm

Câmbio: Automático de 6 marchas, tração dianteira

Direção: Eletroassistida

Suspensão: Independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Pneus: 215/50 R17

Dimensões:

  • Comprimento: 4,44 m
  • Largura: 2,04 m
  • Altura: 1,48 m
  • Entre-eixos: 2,70 m

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 290 litros

Fotos: Edgar Klein