Fiat Argo Precision AT6: saiba porque ele merece um espaço na sua garagem

Fiat Argo Precision AT6: saiba porque ele merece um espaço na sua garagem

julho 12, 2018 Off Por Fernando Naccari

O Fiat Argo Precision AT6 é, talvez, o modelo de melhor relação custo-benefício entre as versões do modelo comercializadas pela fabricante de Betim. Com preço inicial de R$ 68.290,00, consegue combinar as qualidades do modelo de topo HGT, mas sem os detalhes vermelhos que lhe conferem o visual esportivo.

No modelo que avaliamos, cedido pela Fiat, o Argo Precision estava equipado com todos os kits de opcionais disponíveis para o modelo, como o KIT PARKING, com custo adicional de R$1.600, que traz Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e câmera de ré com linhas dinâmicas; KIT STILE que traz bancos revestidos em couro ecológico, rodas de liga leve de 16” e pneus 195/55 ao custo de R$ 2.200,00 adicionais; SIDEBAGS DIANTEIROS ao valor de R$ 2.500 acrescido ao valor final; e o KIT TECH, que sai por mais R$ 3.500 e traz o sistema de Keyless entry’n’go, que permite que você entre no carro sem precisar acionar o botão na chave e, além disso, agrega partida por botão, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto; ar-condicionado digital automático, quadro de instrumentos de alta resolução em TFT de 7” personalizável, sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico.

Com todos os itens instalados, o preço sobe para assustadores R$ 80.090, mas como são opcionais, o cliente pode escolher o que mais lhe convém. A versão de topo HGT com o mesmo câmbio sai por R$ 71.390 e, com o mesmo nível de equipamentos instalados, sai por R$ 2.700 adicionais.

Precision x HGT

O Argo Precision não é somente um HGT sem os detalhes estéticos. Na verdade, nesta versão, a suspensão (McPherson na frente e eixo de torção atrás) também tem calibração um pouco mais macia, graças a molas, amortecedores e barra estabilizadora frontal diferentes. Outra mudança está na calibração menos permissiva do controle de estabilidade. Na prática, se você utilizar um Precision ou um HGT no dia-a-dia, a diferença será pouco perceptível, a não ser em vias com asfalto muito irregular ou em curvas acentuadas à velocidades altas em rodovias (ou autódromos), por exemplo.

Desempenho

É um dos pontos que mais agradam no Argo Precision AT6. O motor de 1,75 cm³ tem 135/139 cv (gasolina/etanol) com torque de 18,76/19,27 kgfm (gasolina/etanol), que são suficientes para você não passar sufoco no dia-a-dia. O carro responde bem às acelerações,  mas o câmbio automático convencional da Aisin (com conversor de torque), por vezes, mostra hesitação principalmente no kick-down. Como o sistema não tem uma função “S” para uma condução mais esportiva, a melhor opção é a troca manual nas borboletas ou na alavanca de câmbio.

Vale ressaltar que isso não é um defeito, mas sim uma característica do modelo que, obviamente, é focado em conforto e economia de combustível. Por falar nisso, este é um ponto positivo do Argo Precision AT6 que também traz como item de série o start-stop (que desliga o carro quando parado em semáforos, por exemplo, e o religa quando o motorista solta o pé do freio) que ajuda ao modelo atingir a média de 6,8 km/l, no ciclo urbano e 11,7 km/l, no rodoviário. Em ambos os casos, com etanol no tanque. Não houve tempo hábil para realizar o testo com gasolina no tanque.

Ah, um detalhe legal: no Naccar – Auto e Notícias, 100% dos testes serão realizados com o ar-condicionado ligado. Isso porque nosso país é um país essencialmente tropical e, salvo Estados do Sul e Sudeste, o uso do ar-condicionado se torna algo imprescindível. Essa é uma forma que encontramos de aproximar os nossos resultados da sua realidade.

Ergonomia

O Argo Precision AT6 também agrada (e muito) pela ótima ergonomia. A posição de dirigir é bem próxima da ideal, sem estar com assento extremamente baixo, como é considerada uma posição “de piloto”, mas também não é elevada ao ponto de parecer “um jipe”. Com a regulagem de altura do banco do motorista e altura e profundidade do volante, é fácil achar uma posição em que você dirige confortavelmente.

Talvez um ponto a ser melhorado seja o comprimento do assento: ele é relativamente curto e não apoia as pernas até a altura dos joelhos. Nesta condição, em situações de trânsito intenso ou em viagens longas, é provável que você sinta fadiga.

Os comandos do computador de bordo, central multimídia são de de fácil acesso ao motorista, seja pelos botões presentes no volante ou direto no console central. Entra neste mérito também os controles do ar-condicionado digital. Neste, por sinal, é possível regular a temperatura de 0,5ºC em  0,5ºC, dos 16ºC até os 32ºC.

Acabamento

Por dentro, o acabamento do Argo é bom e mescla materiais plásticos em diferentes texturas, mas com boa qualidade e encaixe. Agora, visualmente falando, o cockpit do Argo é um dos mais bonitos do seu segmento e, com certeza, virará padrão para o lançamento de novos modelos.

Visual Externo

Por fora, o Argo tem desenho inspirado no Tipo europeu, mas em plataforma menor e com recursos de identidade própria. O capô contém vincos que remetem à esportividade, o para-choque dianteiro tem linhas retas e dão a impressão que o carro é mais largo do que realmente é. Complementam o visual os faróis afilados, com assinatura em LED e máscara-negra.

De lado, destaque para a linha inferior que sai do para-lamas dianteiro até o traseiro e que, ao afilar o veículo na parte inferior, deixa-o com corpo mais ‘bombado’. Na traseira, só uma descrição: é uma das mais bonitas já feitas para um veículo no mercado brasileiro.

Itens de série

Falando ainda em itens de série, o Argo traz uma segunda porta USB voltada para o banco traseiro, Alarme antifurto, Ambient Lights, Banco traseiro bi-partido 60/40, Central Multimídia UCONNECT de 7″ Touchscreen com ótima conectividade Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e Sistema de reconhecimento de voz, nesta versão, sistema de partida por botão Keyless entry’n’go, Computador de Bordo (com distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Direção elétrica progressiva, ESC (Controle de Estabilidade), ESS (Sinalização de frenagem de emergência), Encosto de cabeça traseiro central, Estepe de uso emergencial, Faróis de neblina, sistema Follow me home (quem mantém os faróis do seu carro ligado por alguns instantes para que você possa apagar a luz da garagem e entrar em casa tranquilo), Gancho universal para fixação de cadeirinhas de crianças (Isofix), HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo, ABS com EBD, Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), Iluminação do porta-malas, luzes diurnas em LED, Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), Piloto automático, Quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7″, personalizável, Retrovisores externos elétricos com função Tilt Down e setas integradas, Rodas de liga leve aro 6.0 x 16″ + Pneus 195/55 R16, Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Tomada 12V, Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, Volante com comandos de rádio e telefone, Volante com regulagem de altura e profundidade, Volante revestido em couro

Veredicto

Se você tem a grana na mão e preza pelo bem-estar à bordo, farta lista de equipamentos e conforto como pouco visto, o Argo Precision pode ser o carro certo para você. No entanto, se você gosta de uma tocada mais esportiva e não abre mão disso, é bom considerar outras opções de mercado ou então dar uma volta no HGT com câmbio manual.

Revisões

10 mil km – Pode ser realizada a partir dos 9 mil km até os 11 mil km

Itens examinados: 

  • 1.Verificação dos níveis dos líquidos/fluidos de todos os sistemas: arrefecimento do motor, freios, embreagem, lavador do para-brisa, etc. 2.Verificação das pastilhas de freio das rodas dianteiras. Obs.: caso a espessura útil das pastilhas seja menor do que 5 mm, deve-se substituí-las. 3.Verificação das tubulações de escapamento, de alimentação de combustível, dos freios. Componentes de borracha da parte inferior do veículo, coifas, guarnições, mangueiras e pneus. 4.Verificação e, se necessário, regulagem do freio de mão. 5 . Verificação das tubulações de escapamento, de alimentação de combustível, dos freios. Componentes de borracha da parte inferior do veículo, coifas, guarnições, mangueiras e pneus. 6.Atualização técnica de software gratuita.

Itens substituídos:

  • 1.Substituição do óleo do motor e filtro de óleo do motor (ou a cada 12 meses) 2.Substituição do elemento do filtro de aspiração de ar do motor

Valor da Revisão na rede Fiat:

  • R$ 308,00

Valor da Revisão em mecânicas independentes:

  • R$ 230,00 (óleo + filtros) R$ 80 mão-de-obra

20 mil km – Pode ser realizada a partir dos 19 mil km até os 21 mil km

Itens examinados: 

  • 1.Verificação das correias dos órgãos auxiliares do motor. Ou substituí-las a cada 3 anos. 2.Verificação do sistema de injeção/ignição do motor. Utilizar o equipamento de diagnóstico . 3 .Verificação dos níveis dos líquidos/fluidos de todos os sistemas: arrefecimento do motor, freios, embreagem, lavador do para-brisa, etc. 4 . Verificação das pastilhas de freio das rodas dianteiras. Obs.: caso a espessura útil das pastilhas seja menor do que 5 mm, deve-se substituí-las. 5 . Verificação das tubulações de escapamento, de alimentação de combustível, dos freios. Componentes de borracha da parte inferior do veículo, coifas, guarnições, mangueiras e pneus. 6 . Verificação e, se necessário, regulagem do freio de mão. 7.Verificação do esguicho e palhetas dos vidros do para-brisa e traseiro, cintos de segurança, comandos elétricos dos vidros das portas e sistema de abertura/fechamento das portas. Sistema elétrico/eletrônico (rádio, alarme, etc.) e iluminação interna e externa. Quadro de instrumentos e indicadores. 8.Verificação do filtro do ar-condicionado. 9.Atualização técnica de software gratuita.

Itens substituídos:

  • 1.Substituição do óleo do motor e filtro de óleo do motor (ou a cada 12 meses). 2.Substituição do filtro de combustível 3.Substituição do elemento do filtro de aspiração de ar do motor.

Valor da Revisão na rede Fiat:

  • R$ 548,00

Valor da Revisão em mecânicas independentes:

  • R$ 270,00 (óleo + filtro) R$ 120 mão-de-obra

30 mil km – Pode ser realizada a partir dos 29 mil km até os 31 mil km

Itens examinados: 

  • 1.Verificação do sistema de injeção/ignição do motor. Utilizar o equipamento de diagnóstico. 2.Verificação dos níveis dos líquidos/fluidos de todos os sistemas: arrefecimento do motor, freios, embreagem, lavador do para-brisa, etc. 3.Verificação das pastilhas de freio das rodas dianteiras. Obs.: caso a espessura útil das pastilhas seja menor do que 5 mm, deve-se substituí-las. 4.Verificação das tubulações de escapamento, de alimentação de combustível, dos freios. Componentes de borracha da parte inferior do veículo, coifas, guarnições, mangueiras e pneus. 5 . Verificação e, se necessário, regulagem do freio de mão. 6 . Verificação do esguicho e palhetas dos vidros do para-brisa e traseiro, cintos de segurança, comandos elétricos dos vidros das portas e sistema de abertura/fechamento das portas. Sistema elétrico/eletrônico (rádio, alarme, etc.) e iluminação interna e externa. Quadro de instrumentos e indicadores. 7.Verificação do filtro do ar-condicionado. 8.Atualização técnica de software gratuita.

Itens substituídos:

  • 1.Substituição do óleo do motor e filtro de óleo do motor (ou a cada 12 meses) 2.Substituição do elemento do filtro de aspiração de ar do motor.

Valor da Revisão na rede Fiat:

  • R$ 472,00

Valor da Revisão em mecânicas independentes:

  • R$ 230,00 (óleo + filtros) R$ 80 mão-de-obra

Tipo de Óleo recomendado: SELÈNIA K PURE ENERGY 5W-30

  • Lubrificante totalmente sintético 5W-30 FE, qualificação 9.55535-G1, API SM, ACEA A1/B1-04; ILSAC GF-3.
  • *Mesmo que não tenha atingido 10 MIL KM, lembre-se de trocar o óleo a cada 12 MESES.

Galeria

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