Toyota Corolla 2018 chega com nova dianteira para se rejuvenescer no mercado de sedãs

Toyota Corolla 2018 chega com nova dianteira para se rejuvenescer no mercado de sedãs

março 17, 2017 Off Por Fernando Naccari

A Toyota lança no mercado brasileiro a linha 2018 do Corolla, seu carro de maior sucesso no Brasil e no mundo, que chega com design renovado e moderno, mais itens de conforto, conveniência e segurança. Tudo isso, aliado a qualidade construtiva, powertrain robusto, que garante excelente dirigibilidade e amplo espaço interno.

IMG_1295

Uma das novidades que a Toyota traz neste ano, e que promete surpreender seus admiradores e atrair novos clientes, é a volta da versão esportivada XRS, com itens como aerofólio traseiro, saias esportivas, ponteira de escapamento cromada e interior na cor preta. Além disso, o Corolla 2018 passa a contar com controle de estabilidade, tração, assistente de subida e sete airbags para toda a linha, reforçando ainda mais a segurança do modelo, que já recebeu cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCap.

IMG_4988

O Corolla 2018 estará disponível em seis versões: GLi 1.8L com transmissão manual de seis velocidades; GLi 1.8L e GLi 1.8L Upper com transmissão automática Multi-Drive, que reproduz sete velocidades nos modos Drive e sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão; XEi, XRS e Altis, todas com motor 2.0L e equipadas com a mesma transmissão automática Multi-Drive, incrementada com a possibilidade de trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

Novo Design

As alterações se concentram principalmente na parte dianteira, com um conjunto de faróis e grade reestilizados e mais afilados, que se integram de forma ainda mais consistente, realçando o conceito de design Keen Look da Toyota, inspirado no olhar focado de um atleta de alto rendimento, antes da competição.

Os cantos do para-choque ganharam vincos aprofundados, transmitindo uma sensação maior de tridimensionalidade e modernidade ao veículo, e aparência mais alongada, proporcionando mais robustez.

IMG_1348

O conjunto óptico dianteiro do Corolla 2018 possui faróis de halogênio nas versões GLi e XEi, e de LED, com nivelamento automático, nas versões XRS e Altis. As lanternas com luzes diurnas (DRL –Daytime Running Lights) estão disponíveis a partir da versão XEi, e todas contam com lanternas dianteiras com luz de posicionamento em LED.

IMG_1334

Na traseira, as mudanças se concentram principalmente nas lanternas, que agora são de LED em toda a linha e com nova disposição das luzes. O fato de as luzes traseira, de freio e de neblina estarem na parte inferior, aliado à barra cromada mais fina, transmite uma sensação de amplitude e fluidez. Somam-se a essas novidades, as luzes de ré e de seta em tom escurecido, dando um toque a mais de classe ao modelo.

Na lateral, é possível notar uma linha de cintura mais elevada e uniforme, incrementando a elegância do sedã. A partir da versão XEi, o Corolla ganhou também uma antena no estilo shark fin (barbatana de tubarão) e rodas de liga leve de 17”.

IMG_4766

A versão XRS chega com diversos itens que evocam seu caráter dinâmico, como aerofólio traseiro, saias esportivas (frontal, lateral e traseira), ponteira do escapamento cromado e o exclusivo emblema XRS no canto inferior direito da tampa do porta-malas.

Interior continua o mesmo

O interior do Corolla 2018 continua unindo conforto, sofisticação e funcionalidade. Em todas as versões, o painel mantém o tema horizontal, ampliando a sensação de espaço aos ocupantes. As zonas de informação (instrumentos) e operação (Áudio/Multimídia e controles do ar-condicionado) estão posicionadas de forma intuitiva.

Desde a versão de entrada GLi, o acabamento é primoroso, com partes revestidas de couro na cor preta, como no volante e detalhes da manopla de transmissão, e cinza, na parte anterior dos bancos dianteiros e traseiros.

As versões GLi Upper e XEi possuem acabamento em couro na cor cinza; a XRS, em couro exclusivo na cor preta; e a topo de linha Altis, na nova cor linho claro. A partir da XEi, todas têm acabamento cromado nos difusores do ar-condicionado, que ganharam formato arredondado. Além destes itens, o botão da alavanca do freio de estacionamento e as maçanetas das quatro portas do Corolla Altis também são cromados.

Os dois tipos de painel de instrumentos disponíveis no Corolla receberam alterações gráficas. Na versão GLi, a zona de informação é composta por um grande círculo central que indica a velocidade, ladeado por dois menores: conta-giros à esquerda, e indicador de combustível e temperatura à direita. Um display de cristal líquido, localizado abaixo do mostrador de velocidade, reúne as informações do computador de bordo.

Na zona de operação do Corolla GLi, os comandos do ar-condicionado são manuais, e há um moderno sistema de som, com conexão Bluetooth® e entradas auxiliares tipo USB, para iPod® e similares.

 

Nas versões XEi, XRS e Altis, o painel de instrumentos mostra dois grandes círculos em suas extremidades: o esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro do motor; o direito, o velocímetro e o indicador de combustível. No centro uma tela de TFT de 4,2”, agora colorida, exibe diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional.

A zona de operação dos modelos XEi, XRS e Altis também apresenta novidades. O sistema multimídia Toyota Play ganhou tela de LCD de 7” sensível ao toque.

Outro item que transmite sensação de exclusividade é a iluminação clear blue, comum a todas as versões, para os indicadores de velocidade e rotação do motor no painel de instrumentos, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado, quando o farol está acionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista.

 

A principal novidade é a adoção das rodas de aro 17” (a partir da versão XEi), proporcionando maior estabilidade ao veículo. Para garantir o alto nível de conforto característico do modelo, os engenheiros da Toyota desenvolveram nova calibração dos amortecedores dianteiros e traseiros e elevaram a suspensão em 5 mm, para que o balanço entre conforto e estabilidade fosse mantido. Com a alteração na suspensão, o software do módulo de controle da direção elétrica também foi recalibrado.

IMG_1303

Outro ponto bastante estudado pela engenharia foi o aprimoramento da acústica. Algumas mudanças, como a adição de uma camada de borracha no revestimento do painel corta-fogo e colocação de feltros nos painéis das portas, contribuíram para a redução do nível de ruído na cabine, aumentando o conforto.

Powertrain

O Corolla 2018 mantém os dois tipos de motorização atuais:

  • 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 144 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 139 cv a 6.000 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 18,6 kgfm (com etanol) e 17,7 kgfm (com gasolina), sempre a 4.800 rpm.
  • 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 154 cv a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e 143 cv de potência a 5.800 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 20,7 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina).

Ambos os motores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio, e oferecem a combinação perfeita entre desempenho, durabilidade e facilidade de reparação.

As transmissões que equipam a linha 2018 são as já conhecidas, manual de seis velocidades, para a versão de entrada GLi, e a consagrada automática Multi-Drive, disponível nas outras versões. A transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia CVT, e foi adotada para atender o consumidor brasileiro, que privilegia desempenho, sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento, que reproduz sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.

A transmissão Multi-Drive da Toyota oferece, em todas as versões, a possibilidade de trocas manuais sequenciais. Na GLi, exclusivamente na alavanca de câmbio. Nas versões XEi, XRS e Altis, as trocas sequenciais também podem ser feitas por meio das borboletas localizadas atrás do volante. Estas três versões do sedã possuem a tecla “Sport Mode” que, quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão e proporciona ao Corolla um comportamento dinâmico mais esportivo.

Itens de Segurança

O quesito segurança foi um dos que mais receberam atenção por parte dos engenheiros da Toyota. Todas as versões do Corolla 2018 possuem Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (TRC) e Assistente de Subida (HAC). Além disso, os dois airbags do tipo cortina, antes disponíveis apenas na Altis, tornaram-se itens de série para toda a linha. Com o aprimoramento, o modelo soma sete airbags – dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.

Dentre outros equipamentos de segurança, estão o sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros; travamento automático das quatro portas a 20 km/h; cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força; freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem; luz de frenagem emergencial automática; acendimento automático dos faróis, nas versões XEi, XRS e Altis; e sensor de chuva, na Altis.

Os dados de consumo aferidos foram:

 

Motor Transmissão Gasolina (km/l) Etanol (km/l)
Cidade Estrada Cidade Estrada
1.8L Manual 10.7 13.2 7.4 9.1
1.8L Multi-Drive 11.4 13.2 7.8 9.2
2.0L Multi-Drive 10.6 12.6 7.2 8.8

Até os 60.000 km, o custo total com revisões do Corolla 2018 é de cerca de R$ 3.250,00, um dos mais competitivos do mercado.

Acessórios

A Toyota possui uma linha de acessórios composta por mais de 150 itens, que atendem aos mais diferentes gostos e necessidades. No caso do Corolla 2018, são cerca de 45 produtos genuínos, desenvolvidos com o padrão de qualidade e segurança da marca, sendo que dez deles estão sendo lançados com o novo carro.

Dentre as novidades, estão itens de segurança, como o sensor de estacionamento frontal e alarme ultrassônico; que ressaltam a esportividade, como lâmpada branca para os faróis dianteiros e luzes de LED para os de neblina; de tecnologia, como um gravador de vídeo digital. Todos os acessórios, novos e atuais, harmonizam-se com as linhas de design do carro e garantem ainda mais conforto e praticidade.

A linha de acessórios originais Toyota oferece 12 meses de garantia e cobertura total da rede de concessionárias.

Cores disponíveis

O Corolla 2018 está disponível na rede de concessionárias Toyota nas seguintes cores: branco perolizado, prata supernova, cinza granito, preto eclipse, vermelho granada e na nova cor marrom urban. O Corolla XRS, apenas nas cores branco polar e preto eclipse.

Preços e itens de série

  • GLi (R$ 90.990): ar-condicionado manual, chave do tipo canivete, computador de bordo, direção eletrohidráulica, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, relógio digital (claro!), sistema de som com USB e Bluetooth, vidros e retrovisores elétricos, volante multifuncional, bancos de couro, 7 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente para rampas.
  • XEi (R$ 99.990): tudo da GLi, mais ar-condicionado digital (uma zona), partida por botão, retrovisor interno fotocrômico, controle de velocidade de cruzeiro, faróis de neblina dianteiros, sensor crespuscular, computador de bordo com tela TFT colorida, sistema multimídia com tela de 7 polegadas, DVD, GPS, TV digital e câmera de ré, quatro alto-falantes e dois twetters.
  • XRS (R$ 108.990): acabamento interno na cor preta, aerofólio traseiro com luz de freio de leds, saias laterais, spoilers, ponteira do escapamento cromada, faróis de leds com ajuste de facho, rodas diamantadas aro 17.
  • Altis (R$ 114.990): tudo da XEi, mais ar-condicionado digital dual zone, sensor de chuva, banco do motorista com regulagens elétricas, revestimento de couro cor linho claro, retrovisores externos retráteis eletricamente, rodas diamantadas aro 17.

Galeria

Fotos: Divulgação