Renault revela sua nova geração de motores 1.0 e 1.6 SCe

Renault revela sua nova geração de motores 1.0 e 1.6 SCe

dezembro 1, 2016 Off Por Fernando Naccari

A Renault oficializou o início da comercialização dos novos motores 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) para a linha Sandero e Logan e 1.6 SCe para Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch. O propulsor foi desenvolvido pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná. De acordo com o divulgado pela marca, os novos motores chegam para oferecer maior desempenho com um menor consumo de combustível.

1.0 SCe:

● Duplo comando de válvulas variável
– Prazer ao dirigir
– Mais torque em baixa rotação
– Redução de consumo de combustível

● Bloco do motor, cabeçote, pré-carter e cárter em alumínio
– Redução de peso (- 20kg)

● Comando de válvulas por corrente no lugar de correia
– Maior durabilidade

● Polias, tuchos e anéis de pistões com revestimento em DLC (Diamond Like Carbon)
– Menor atrito
– Redução de consumo de combustível

● Tampa de cabeçote plástica com bolhas de ar
– Redução de peso

● Coletor de escapamento integrado ao cabeçote
– Motor mais compacto
– Tratamento mais rápido dos gases de escape
– Menor emissão de gases

● Bielas fraturadas
– Maior resistência
– Menor vibração
– Redução de consumo de combustível

● Bielas forjadas em aço
– Maior resistência

● Virabrequim de aço forjado
– Maior resistência

● Bomba de óleo de vazão variável
– Redução de consumo de combustível

1.6 SCe:

● Bloco do motor, cabeçote, cárter e pré-carter em alumínio
– Redução de peso (-30 kg)

● Duplo comando de válvulas variável na admissão
– Prazer ao dirigir
– Mais torque em baixa rotação
– Redução de consumo de combustível

● Comando de válvulas por corrente no lugar de correia
-Maior durabilidade
-Redução de manutenções

● Injetores posicionados no cabeçote
– Melhor mistura do combustível
– Melhor eficiência de combustão

● Pistões e anéis com baixo atrito
– Menor atrito
– Redução de consumo de combustível

● Coletor de escapamento integrado ao cabeçote
– Maior velocidade e eficiência no tratamento dos gases

● Bielas forjadas em aço
– Maior resistência

● Virabrequim de aço forjado
– Maior resistência

● Sistema de acessórios com acionamento través de correia elástica
– Menos componentes no motor (não tem polia tensora)
– Redução de manutenções

Mais detalhes

O 1.6 SCe traz ainda o sistema Stop&Start, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas. Este sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível e está disponível nos modelos Sandero e Logan. Os modelos equipados com o câmbio automatizado Easy’R passam a oferecer controle de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA), proporcionando mais segurança.

Já no 1.0 SCe, a Renault promete que os Sandero e Logan podem ficar até 19% mais econômicos. Com o 1.6 SCe, a economia pode chegar até 21%. Hatch e sedã equipados com os novos motores e câmbio manual são destaques do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) com nota “A”. Já Duster e Duster Oroch equipados com o 1.6 SCe estão até 18% e 16% mais eficientes, respectivamente.

Equipamos Sandero e Logan, nossos best-sellers no Brasil, além de Duster e Duster Oroch com os novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, que proporcionam baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Esta é uma mudança importante e muito significativa, já que traz um grande pacote de benefícios para mais de 70% da nossa gama à venda no Brasil”, afirma Fabrice Cambolive, Presidente da Renault do Brasil.

Economia de combustível

Para explicar melhor o que a tecnologia da Renault fez para otimizar a economia de combustível, no 1.0 SCe os anéis de pistão, tuchos e polias variáveis (VVT) são revestidos em DLC (Diamond Like Carbon), um composto de carbono com propriedades de dureza muito altas por causa da sua estrutura similar ao diamante (daí a inspiração para o seu nome).

No 1.6 SCe, esses elementos são revestidos em PVD (Physical Vapor Deposition). Estes revestimentos reduzem atrito e desgaste do motor, além de contribuir para uma melhor eficiência energética. Tanto o DLC quanto o PVD são soluções que surgiram nas pistas da Fórmula 1 e agora ganham as ruas.

A bomba de óleo variável (1.0 SCe) é outra solução que surgiu nas pistas de competições e chega aos carros de rua. Ela ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação e a carga do motor. Como resultado, o motor absorve menos energia e, consequentemente, fica mais econômico.

Novidade em toda a gama 1.0 SCe e 1.6 SCe, o sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia já equipa Duster e Duster Oroch com o motor 2.0 desde a metade do ano. O funcionamento é simples e eficiente: durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração. Esse sistema garante um consumo até 2% menor.

Outra novidade é a adoção da direção eletro-hidráulica. Para o motorista, isso representa uma direção ainda mais leve e um menor esforço na hora de realizar manobras. A direção com esforço variável ainda se ajusta de acordo com a velocidade, ficando mais pesada em altas velocidades e proporcionando maior segurança. Como nesse sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico à parte, e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência e se reduz em até 3% o consumo de combustível.

O sistema Stop&Start, exclusivo do motor 1.6 SCe de Sandero e Logan, desliga o motor automaticamente quando o veículo para em semáforo/congestionamento. E religa automaticamente quando o motorista começa a pressionar o pedal da embreagem, economizando até 5% de combustível. O sistema pode ser ativado/desativado conforme a necessidade do motorista por meio de um botão à esquerda do volante.

Para potencializar o comportamento econômico, os modelos equipados com o Media NAV 2.0 trazem as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.

Com os novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, Sandero e Logan ficam entre os carros mais econômicos de suas categorias (na cidade e com gasolina), segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O hatch 1.0 é o único modelo de seu segmento a superar a casa dos 14 km/l, enquanto o sedã 1.0 se destaca pelo consumo de 13,8 km/l. Com o motor 1.6, o hatch atinge a excelente marca de 12,8 km/l, enquanto o sedã chega a 13 km/l. Já o Duster 1,6 dá um salto de 9,5 km/l para 11,3 km/l com o novo motor.

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