Lotus Exige 380: mais leve e mais rápido do que você pode pensar - Naccar
Lotus Exige 380: mais leve e mais rápido do que você pode pensar

Lotus Exige 380: mais leve e mais rápido do que você pode pensar

novembro 25, 2016 Off Por Fernando Naccari
Quem é apaixonado por esportivos, com certeza tem uma ‘quedinha’ pelos ingleses da Lotus. Com tamanho diminuto, mas com desempenho de gente grande, este Lotus Exige 380 é um dos carros de rua mais divertidos já produzidos.
lotus-exige-380-mais-leve-e-mais-rapido-do-que-voce-pode-pensar3
O pequeno monstrinho tem 375 cavalos de potência e transmissão automática com paddle-shifters para acelerar a troca no cockpit. Por dentro, ele continua bastante semelhante ao Exige 350, exceto por alguns pontos de fibra de carbono que adornam a cabine e o exterior, além de menos duas luzes traseiras. Com nova aerodinâmica, maior potência e menor peso, o Exige está ainda mais rápido.
lotus-exige-380-mais-leve-e-mais-rapido-do-que-voce-pode-pensar
Com motor 3.5 litros V6 supercharger, há agora uma nova bomba de combustível, novo escapamento e ECU recalibrada. A Lotus afirma que tudo isso permitiu um aumento de 30 cavalos de potência (375 cv) e o torque agora é de 41 kgf.m.

Quando falamos em redução de peso, só no difusor dianteiro, no painel central, asa traseira e saias laterais, são 2,7 kg a menos. O vidro traseiro agora é de policarbonato, o que reduz o peso em mais 0,8 kg. Os assentos são de fibra de carbono, o que permitem a economia de  6 kg. Com a bateria de ion-lítio são mais 10,33 kg e o conjunto de rodas de liga leve, freios e eixo traseiro trazem 10,27 kg. Com todos estes números, o Lotus Exige 380 sai da imobilidade até os 100 km/h em apenas 3,5 segundos e tem velocidade máxima estipulada em 286 km/h.

lotus-exige-380-mais-leve-e-mais-rapido-do-que-voce-pode-pensar5lotus-exige-380-mais-leve-e-mais-rapido-do-que-voce-pode-pensar4

O modelo tem previsão de início de vendas já no primeiro trimestre do ano que vem no Reino Unido, Alemanha e Japão, mas não há informações sobre sua comercialização em outros mercados, nem mesmo o americano.

Fotos: Lotus