BMW M3 Sedan é o mais recente lançamento da marca em nosso país
fevereiro 23, 2015Quando pensamos em um carro que melhor define o que é ser um BMW, um dos primeiros a “pintar” na nossa memória é o M3. A linha M da BMW tem a capacidade de transformar um “executivo de luxo” em uma “fera das pistas”. Tudo isso é conseguido graças a alquimias na parte mecânica e verdadeiras obras de arte no aspecto visual, tudo isso ao longo de mais de três décadas de experiência.
Segundo Nina Dragone, diretora de marketing da BMW no Brasil o M3 é um dos produtos mais icônicos da BMW. “Em sua quinta geração e na configuração sedan, mostra a versatilidade para agradar tanto aqueles que procuram o máximo de desempenho quanto quem busca um automóvel para utilização diária”.
O segredo para apimentar este sedan é uma receita muito utilizada pelas montadoras, mas trabalhada com maestria pela marca alemã: melhorar a relação “peso/potência” com a substituição ou emprego de materiais mais leves, como alumínio e fibra de carbono, tornando esta geração mais leve e econômica que a anterior.
O design do veículo não serve apenas para deixá-lo visualmente mais atrativo, mas tem função aerodinâmica, como a grade dianteira com aletas duplas, para-choques encorpados e caixas de rodas traseiras alargadas. Por falar em rodas, elas seguem o padrão “M” e são fabricadas em liga-leve aro 19″, permitindo que o conjunto dos freios fiquem evidentes.
Internamente, os bancos esportivos dianteiros possuem ajustes elétricos e memória de posições (útil quando mais de um motorista dirige ou manobra veículo) e bom apoio para os ocupantes que, segundo a montadora, oferecem a melhor posição de pilotagem sem perder o conforto.
Tais bancos estão disponíveis em couro Merino nas cores silverstone, laranja sakhir, marrom e preto. O interior ainda recebeu alguns acabamentos em fibra de carbono e central multimídia com tela de 8,8′ de alta definição (1280×480 pixels) que oferece sistema de navegação, câmera de ré e demais funções de entretenimento.
Outra novidade é que o novo M3 traz o sistema Head Up Display, que projeta informações como velocidade e rpm no campo de visão do motorista, permitindo que este não desvie o olhar da pista para observar o que necessita.
Conectividade também não é um problema para este esportivo, graças ao pacote BMW ConnectedDrive: BMW Live, BMW Apps, BMW Teleservices e Bluetooth Audio Streaming. O sistema possui ainda 20GB em um disco rigído interno, capaz de armazenar áudio de dispositivos externos, como USB e CD. Toda essa capacidade sonora pode ser despejada a plena potência no sistema de som Harman Kardon de 16 alto-falantes e 600W de potência.
Mas o que move o M3 é o que todos querem saber. Graças à famosa e reconhecida engenharia da marca alemã, foi desenvolvido para este carro o TwinPower biturbo 3.0 litro e seis cilindros. Com sistema Valvetronic, as respostas ao toque no acelerador são rápidas e os 431hp de potência e 550Nm de torque ficam à disposição em ampla faixa de rotação 1.850 a 5.500rpm).
O sistema de escape possui dupla de saída que, além de colaborar com o desempenho powetrain, também ajuda a produzir o apaixonante ronco ainda mais forte e encorpado, segundo informações da montadora.
A transmissão é de dupla embreagem automatizada, “M”” Double Clutch (DKG), de sete velocidades. Para comandá-la, o volante conta agora com paddle shifts, tornando a troca de marchas mais rápida e “à ponta dos dedos do piloto”. Com isso, o M3 faz de 0 a 100km/h em 4,1 segundos, algo que pode ser comprovado pelo condutor por meio da tecnologia Launch Control do veículo.
O pacote é finalizado pelos itens de segurança: oito airbags, controle de estabilidade e tração, faróis com tecnologia Full LED, sistema de regeneração de energia de frenagem, função Auto Start/Stop e Driving Experience Control com modo Eco Pro.
Imagens: Divulgação