BlueTec 5 Mercedes-Benz: tecnologia torna caminhões da marca menos poluentes sem perder o desempenho.

abril 29, 2013 Off Por Fernando Naccari

Ponto forte da tecnologia é a redução das emissões em 60% de NOx e 80% de material particulado ao meio ambiente. Tratamento dos gases da combustão no momento em que eles seriam liberados pelo veículo é o grande segredo.

    Fonte: Divulgação

PONTO A PONTO

Uma solução de 32% de Uréia – chamada comercialmente de ARLA 32 (como podemos verificar em diversos postos de combustível espalhados em nosso país) é colocada em um tanque.
Esta solução é então bombeada para uma válvula dosadora que é responsável por receber as informações do motor e, assim, efetua o cálculo da dosagem correta do quanto da solução deve ser enviada diretamente para o tubo de escape.
Neste, utiliza-se um catalisador que utiliza o ARLA 32 para reduzir o NOx em Nitrogênio apenas e vapor d’água
O QUE É?           

O ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) é o nome dado a solução aquosa de uréia técnica @ 32,5%. Ao contrário do que muitos de nós possam se perguntar, essa solução não é perigosa e não oferece risco ao meio ambiente, em casos de vazamentos, por exemplo.
Esta possui um reservatório próprio que deve ser reabastecido, segundo a montadora, a cada 3 a 5 tanques de diesel S50 ou S10 (significa diesel com enxofre entre 10 e 50 partícculas por milhão da amostra). No painel dos caminhões o condutor pode acompanhar o consumo do diesel e desta solução, portanto, saberá quando deve reabastecê-la.
Do ponto de vista da manutenção, o sistema requer apenas que seja substituído seu filtro próprio a cada dois anos de uso.
A tecnologia BlueTec5 (SCR) permite otimizar  a combustão no motor e tratar os gases nocivos ao meio ambiente antes de serem expelidos. Assim, o desempenho do motor é melhorado, uma vez que para um pleno funcionamento do motor a diesel, esbanjando potencia e menor tempo de resposta, é necessário que a combustão ocorra sob altas temperaturas.
A alternativa ao BlueTec5 é o sistema Blue Efficiency (EGR), que insere gás de escape dentro de cada cilindro no momento da combustão. A cham então torna-se mais fria, assim, emite menos NOx. Contudo, para motores de veículos pesados a diesel, isso causa perda de desempenho e  eficiência. A EGR então é mais indicada pra veículo leves e já é utilizada, por exemplo, na Sprinter na Europa.
Na tabela abaixo, vemos qual é a aplicação do BlueTec5 e do Blueefficiency.

    Fonte: Divulgação
BLUETEC5
BLUE EFFICIENCY
Motor Diesel de baixa rotação
Motor Diesel de alta rotação
BR 900 – Potência máxima @ 2200 rpm
OM 651 – Potência máxima @ 4200 rpm
BR 450 – Potência máxima @ 1900 rpm
BR 500 – Potência máxima @ 1800 rpm