Teste: Fiat Cronos HGT – a união do visual esportivo com o conforto do sedã
outubro 28, 2019Modelo preserva o mesmo conjunto da versão Precision, mas visual esportivo compensa o investimento
A Fiat melhorou os seus veículos “de entrada” desde a chegada do Argo, em 2017. A qualidade dos materiais empregados evoluiu junto com o design e os tanto o hatch, quando o sedã Cronos se tornaram referência no mercado. Basta ver o quanto os adversários evoluíram neste quesito desde então.
Mecânica
Mas ao passo em que o visual melhorou muito, a mecânica, pelo menos nesta versão que ainda usa o velho E.torQ deixa à desejar. A versão HGT é baseada na Precision e vem equipada exclusivamente com o motor de até 139 cv de potência a 5.750 rpm e 19,3 kgfm a 3.750 rotações. O câmbio é somente automático de seis marchas, com opção de trocas manuais na alavanca ou nas aletas atrás do volante.
Com este propulsor o desempenho é apenas satisfatório e o modelo vai bem no trânsito urbano, mas falta fôlego em algumas subidas e ultrapassagens, tudo por um câmbio que apresenta trocas lentas e um acelerador eletrônico com bastante delay.
Vale lembrar que na versao HGT o Cronos não vem com sistema Start/Stop e, até por isso, tem consumo de combustível elevado: em nossos testes, aferiu 4,2 km/l em trecho urbano com ar condicionado ligado e trânsito pesado. Com trânsito leve a média subiu para 7,5 km/l.
Se o desempenho ainda não é dos melhores, a previsão é de que os motores 1.0 de três cilindros e o 1.3 de quatro cilindros ganhem turbocompressor a partir de 2021, fato que aumentará o desempenho do sedã, bem como deve reduzir de maneira significativa o consumo de combustível.
Suspensão
Ao contrário do que ocorre com o Argo HGT, no Cronos a Fiat optou por não alterar a suspensão, mantendo o conforto da versão Precision. Portanto, de esportivo mesmo só há o visual.
Visual
Mas não tem que como chamar de “só” o visual do Cronos HGT. Arrisco a dizer que o sedã tem design mais atraente que o hatch nesta versão e traz como alterações estéticas as rodas de 17″ exclusivas pintadas em preto brilhante e aerofólio também pintado em mesmo padrão, deixando o perfil do veículo bem mais interessante. Outras alterações no visual estão nas molduras em black piano na dianteira e nos emblemas escurecidos em preto fosco, na traseira.
Como acessório, é possível optar pelos teto e retrovisores em preto brilhante, assim como no modelo das fotos, cedido gentilmente pela montadora italiana.
Interior
Por dentro, pouco muda em relação à versão Precision do Cronos. Ela assemelha-se mais com a do Argo Trekking, repetindo o teto com forração preta, logo escurecido no voltante e bancos e volante forrados em couro sintético.
Itens de série
O modelo chega bem equipado de série, com destaque para o ar-condicionado automático digital, central multimídia Uconnect de 7″ com conectividade via Android Auto e Apple CarPlay, controles eletrônicos de estabilidade, tração e de partida em rampa, bem como os úteis vidros elétricos nas quatro portas e monitor de pressão dos pneus.
A versão que testamos vinha com todos os opcionais possíveis instalados, como a câmera de ré, chave presencial, teto bicolor, retrovisores com rebatimento elétrico, sensores de chuva e de luminosidade, retrovisor interno eletrocrômico e airbags laterais.
Com isso, o sedã tem o preço elevado dos R$ 78.490 para R$ 84.990, considerando ainda R$ 500 adicionais pela cor “Branco Banchisa”.
Veredicto
Se você considerar a diferença de preço do HGT para o Precision (R$ 3 mil sem os acessórios empregados), parece salgado pelo pouco o que oferece, mas o visual esportivo casou muito bem com o sedã que já estava entre os mais belos do mercado.
No entanto, se você busca esportividade e não está disposto à visitas frequentes ao posto de gasolina, aconselho a esperar pela chegada dos motores turbo. Se não tiver paciência até lá, invista no sedã esportivado, mas acostume-se com o seu jeito peculiar de ser bonito.
Galeria
Ficha Técnica Fiat Cronos HGT
- Motor: 1.8, 4 cil., 16V, flex
- Potência (cv): 139 a 5.750 rpm
- Torque (kgfm): 19,3 a 3.750 rpm
- Câmbio: automático de 6 marchas
- Comprimento: 4,36 metros
- Largura: 1,73 metro
- Entre-eixos: 2,52 metros
- Porta-malas: 525 litros
Fotos: Edgar Klein