O que você precisa saber: Toyota Corolla 2020

O que você precisa saber: Toyota Corolla 2020

setembro 4, 2019 Off Por Fernando Naccari

Para você que já viu essa notícia repetida várias vezes, aqui “só o que interessa” sobre o mais importante lançamento da marca japonesa

O Novo Corolla é o mais importante lançamento da marca nos últimos tempos, sem sombra de dúvidas e o modelo traz novidades em praticamente tudo. A começar pela nova plataforma TNGA que, segundo a fabricante, tem como propósito, carros mais atraentes, seguros e agradáveis de dirigir.

Visual

Visualmente, o Corolla 2020 é completamente novo e adota o visual mais conservador, semelhante ao modelo comercializado na Europa. Além disso, com a nova plataforma, o centro de gravidade ficou mais baixo em 10 mm, tornando o carro mais “colado ao chão”.

Nas versões XEi e Altis, o sedã vem com faróis de neblina em LED e, na versão híbrida, a logo da Toyota recebe contorno azul. Em todas as versões, os faróis principais possuem regulagem de altura e sistema automático de iluminação. Nas versões de topo, o conjunto óptico tem iluminação em LED.

Na traseira, as lanternas tem novo design e acabamento cromado. Enquanto a versão Altis (híbrida e 2.0L Dynamic Force) possui lanternas inteiras em LED, o conjunto nas versões GLi e XEi é de halogênio, com luz de freio, de ré e de neblina em LED.

Todas as versões do Novo Corolla possuem rodas de liga leve, sendo que na GLi é de 16” com acabamento na cor prata com pneus 205/55 R16, enquanto a XEi e Altis híbrida são de 17” com acabamento na cor prata. A versão Altis 2.0L Dynamic Force conta com acabamento na cor preto brilhante com pneus 225/45 R17 (opcional para a versão Altis híbrida no pacote Premium).

Por dentro, o painel de instrumentos é de TFT de 4,2″. Já a central multimídia de 7″ vem com conectividade via Android Auto e Apple CarPlay.

A versão GLi conta com partes revestidas de tecido e de couro, ambos na cor preta. Já as versões XEi e Altis híbrida contam exclusivamente com partes revestidas de couro preto, enquanto a versão Altis 2.0L Dynamic Force e Altis híbrida com pacote Premium contam com partes revestidas em couro bege e marrom. Além disso, os ocupantes do banco traseiro contam com apoio de braços com porta-copos central, oferecendo conforto e comodidade.

Na linha 2020, há teto solar elétrico com função antiesmagamento, disponível de série para a versão Altis 2.0L Dynamic Force ou como opcional no pacote Premium para a versão Altis híbrida.

O Corolla também cresceu:

  • 4.630 mm de comprimento (+10 mm em relação à geração anterior);
  • 1.780 mm de largura (+5 mm);
  • 1.455 mm de altura (-20 mm);
  • 2.700 mm (mesma da antiga versão);
  • Porta-malas de 470 litros;
  • Tanque de combustível de 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.

Powertrain renovado

Na linha 2020, o Corolla estreia o motor 2.0 Dynamic Force de quatro cilindros e 16 válvulas. Os comandos são variáveis e o sistema de injeção de combustível agora é direto e indireto (D-4S) que adapta a injeção de acordo com às necessidades e propiciando melhor torque e economia de combustível.

São 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol e 169 cv, quando com gasolina. O torque máximo, em ambos os combustíveis é de 21,4 kgfm a 4.400 rpm. Ah, o motor é do ciclo Atkinson, não Otto, como é de costume.

Outra novidade é a estreia da nova transmissão Direct Shift de 10 marchas, que proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta. Para isso, os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração do veículo em 1ª marcha. O resultado é uma transmissão mais eficiente em qualquer faixa de velocidade.

Já nas versões híbridas, o Corolla combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle.

O motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex tem 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque.

A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes.

A transmissão Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.

O Novo Corolla possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.

Sobre esse tema, segundo o INMETRO, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. Além disso, ele é o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil com 1,38 MJ/km.

No que se refere à suspensão, todas as versões do Novo Corolla 2020 incorporam uma suspensão dianteira independente tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora. A posição da suspensão foi otimizada para obter uma resposta linear da direção ao dirigir em velocidades médias ou altas.

A nova suspensão traseira é independente, double-wishbone, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Desenvolvida para oferecer excelente estabilidade e maior conforto de condução.

Itens de série

Desde a versão de entrada GLi o modelo conta com ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação – (também disponível na versão Altis híbrida), banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto, Apple CarPlay e SDL.

No que se refere a equipamentos de segurança, o Novo Corolla é o sedã médio com mais itens, com sete airbags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC), dentre outros.

A versão XEi adiciona os seguintes itens: ar-condicionado automático, controle de velocidade de cruzeiro, modo de seleção de condução Sport, paddle shift, sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Já a versão Altis 2.0L Dynamic Force adota faróis dianteiros em LED e o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que inclui Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático (Auto High Beam – AHB), e Assistente de Pré-Colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (comandos podem ser controlados também pelo volante).

Além disso, tem como item de série o pacote premium composto por: ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação ou altura com distância), espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, teto solar elétrico, limpador do pára-brisa com sensor de chuva e faróis e lanternas traseiras em LED.

Na versão híbrida, o Altis conta com painel de instrumentos com tela TFT de 7” digital e colorida com computador de bordo e como opcional o pacote Premium descrito acima. O Corolla híbrido não conta com o paddle shift no volante.

Preços

ModeloVersãoPreço público sugerido
Toyota Corolla 2020GLi 2.0L Dynamic Force FlexR$ 99.990,00
Toyota Corolla 2020XEi 2.0L Dynamic Force FlexR$ 110.990,00
Toyota Corolla 2020Altis 2.0L Dynamic Force FlexR$ 124.990,00
Toyota Corolla 2020Altis Híbrido FlexR$ 124.990,00

Galeria

Fonte e Fotos: Toyota/ Divulgação