Teste: o JAC T50 Pack 3 vale os R$ 89.990?
maio 24, 2019Modelo evoluiu muito em relação ao anterior T5, mas ainda tem detalhes em que deixa a desejar
O avanço tecnológico dos carros chineses é notório. Desde a chegada da JAC Motors ao Brasil, quando apresentou os J3 e J3 Turin, é difícil até de acreditar que aqueles carros são ancestrais tão próximos dos atuais T40 e T50, o modelo que avaliamos nesta matéria.
Fica difícil até de acreditar que o T50 evoluiu a partir do T5, SUV que já era vendido pela marca em nosso País, mas sem grande sucesso.
A começar pelas evoluções de design, o T50 traz uma dianteira reformulada, com faróis com luz diurna em barra de LED, farol baixo e alto do tipo elíptico com regulagem elétrica de altura, grade em preto brilhante, novos para-choque e luzes de neblina. Na traseira, também há melhorias, com novas lanternas e para-choques. Até a chave presencial se tornou algo peculiar, de um extremo bom gosto. Ele permaneceu “intocado”, apenas, quando visto de lado.
Por dentro o T50 também é completamente, com novo painel de instrumentos, central multimídia, bancos, computador de bordo, enfim, uma infinidade de coisas que justificam ele ter ganho o zero a mais no nome, mas mesmo com tudo isso, ainda há pontos a serem melhorados.
Powertrain
Aqui também houve evolução: sai o antigo 1.5 de 127 cv e 15,7 kgfm e entra o 1.6 aspirado de 138 cv e 17,1 kgfm, permanecendo apenas o câmbio automático tipo CVT, que simula seis marchas. É o mesmo conjunto usado pelo T40.
Mas a evolução não necessariamente trouxe benefícios ao SUV. Embora os números de ficha técnica sejam bons, na prática, o câmbio CVT tem respostas lentas e poda muito do propulsor chinês. É o seu grande ponto fraco. Outro porém é que, ao contrário do motor 1.5, o 1.6 bebe somente gasolina.
Conforto
É um ponto elogiável. A calibração é bastante macia, mesmo não sendo independente nas quatro rodas (usa McPherson na dianteira, eixo de torção, na traseira).
Os bancos têm bom apoio para as pernas e para a região lombar e ajudam no efeito de maciez do conjunto. É como estar em um sofá o tempo todo.
Itens de Série
Outro ponto que merece um destaque especial, e a lista é bem grande:
- Central multimídia sensível ao toque de 8 polegadas e que tem função de espelhamento de smartphones, embora não tenha funcionado no momento do teste;
- Câmeras de ré com imagens em 360 graus;
- Chave presencial;
- Ar-condicionado automático;
- Controles de estabilidade e tração;
- Direção eletro-assistida;
- Sistema start-stop e assistente de partida em rampas.
O que poderia melhorar?
A calibração do câmbio CVT poderia ser melhor, assim como o funcionamento do sistema start-stop que, em subidas, demora para dar partida no veículo e, por consequência, engatar a marcha e fazê-lo movimentar-se. Com isso, o carro acaba voltando alguns metros e uma colisão com o carro logo atrás é um perigo real.
Além disso, por questão de gosto, há quem prefira uma suspensão um pouco mais rígida. Por questão de segurança, principalmente em rodovias, a direção elétrica poderia tornar-se mais firme, dando uma maior tranquilidade, inclusive, em situações em que seja necessário desviar de algo com rapidez.
Também é preciso rever as traduções do computador de bordo. É difícil de entender, em algumas situações, o que está escrito e o que realmente está sendo mostrado, como a diferença do “Consumo médio x Consumo Médio Trip”, sendo que ambos podem ser zerados e nenhum deles é o consumo instantâneo, mas registram médias diferentes no mesmo percurso.
Veredicto
O acabamento interno, a câmera 360º, a qualidade do som e o novo visual do carro são pontos que podem te conquistar, mas você precisa avaliar se os pontos de melhoria não são algo que te incomode. Se fosse optar por um chinês, optaria pelo irmão menor, o T40 CVT que custa menos, é mais econômico e bem mais bonito.
Galeria
Ficha Técnica
MOTOR | |||
Tipo de Motor | 1.6 DVVT 16V | ||
Potencia máxima (cv/rpm) | 138/6000 | ||
Torque Máximo (nm/rpm) | 168/4000 | ||
Transmissão | CVT de 6 velocidades | ||
Sistema Start Stop | • | ||
PERFORMANCE | |||
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,3 Segundos | ||
Velocidade Máxima | 198 Km/h | ||
SUSPENSÃO | |||
Barra Estabilizadora | Dianteira e Traseira | ||
Molas | Dianteira e Traseira Helicoidais | ||
Suspensão Dianteira | Independente tipo MCPherson | ||
Suspensão Traseira | Semi Independente com eixo de torção |