Nova Autolatina? Entenda o que será a nova aliança entre VW e Ford
janeiro 16, 2019O assunto pingava no mercado já há mais de seis meses, mas poucos confiavam que realmente uma nova aliança entre Volkswagen e Ford pudesse acontecer.
Mas, nesta terça-feira (15), no Salão do Automóvel de Detroit (EUA), foi confirmada a ação de parceria entre as duas gigantes do mercado automobilístico e, segundo os envolvidos, não será nem um pouco parecida com a existente no Brasil entres os anos 80 e 90.
Na época, as fabricantes se uniram em um “joint-venture” que, entre outras coisas, envolvia o compartilhamento de powertrain e projetos de veículos. Assim, modelos tradicionais da Volkswagen, como o Santana e o Quantum, eram levemente modificados e vendidos pela Ford como Versailles e Royale. Havia ainda o projeto conjunto de veículos, onde cada uma aplicava sua identidade visual e comercializava-os em suas concessionárias, como Apollo, Verona, Logus e Pointer, por exemplo.
Na prática, a principal diferença do que houve na época para o que foi confirmado ontem é que a Autolatina foi uma nova empresa criada por Volkswagen e Ford, agora, o novo formato de parceria não cria uma nova empresa e nem haverá qualquer tipo de participação acionária de uma empresa na outra.
Outro detalhe é que, na época da Autolatina, isso existia somente no Brasil, agora a parceria ocorrerá de maneira global.
Mas afinal, o que envolverá esta parceria?
O CEO da Volkswagen, Dr. Herbert Diess, e o CEO da Ford, Jim Hackett, confirmaram o foco de desenvolvimento de uma picape média, vans comerciais, veículos elétricos e autônomos e que a aliança vai gerar ganhos significativos de escala e eficiência e permitirá a ambas as empresas compartilhar investimentos em arquiteturas de veículos que abrangem diferentes capacidades e tecnologias.
As empresas estimam que a cooperação em vans comerciais e picapes renderá um melhor resultado operacional anual antes dos impostos a partir de 2023.
Além disso, a Volkswagen e a Ford assinaram um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos e iniciaram o aproveitamento de oportunidades. Ambas as empresas também afirmaram estar abertas a considerar outros programas conjuntos de veículos no futuro. Os seus times continuarão a trabalhar nos detalhes da parceria nos próximos meses.
“Ao longo do tempo, essa aliança vai ajudar ambas as empresas a criar valor e atender as necessidades de nossos clientes e da sociedade”, disse Hackett. “Ela vai não só trazer eficiências importantes e ajudar ambas as empresas a melhorar seu desempenho, mas também nos dará a oportunidade de ajudar a formar a próxima era da mobilidade.”
Diess acrescentou: “A Volkswagen e a Ford vão combinar seus recursos, capacidade de inovação e posições de mercado complementares para melhor atender milhões de consumidores ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, a aliança servirá como pilar para a nossa meta de aumento da competitividade.”
A aliança, que não envolve a troca de ações entre as duas empresas, será dirigida por um comitê conjunto. Esse comitê será liderado por Hackett e Diess e incluirá executivos senior de ambas as empresas.
Colaboração em vans comerciais e picapes
Tanto a Ford como a Volkswagen possuem negócios robustos em vans comerciais e picapes ao redor do mundo, com linhas populares como a família Ford Transit e a Ranger, assim como as linhas Transporter, Caddy e Amarok da Volkswagen.
O volume total de veículos comerciais leves das empresas em 2018 somou cerca de 1,2 milhão de unidades globalmente, que poderia representar o maior volume combinado da indústria com o ganho de escala de produção.
A demanda tanto de picapes médias como de vans comerciais tem projeção de crescimento global nos próximos cinco anos. A aliança permitirá às empresas compartilhar custos de desenvolvimento, aproveitar as respectivas capacidades de manufatura, aumentar a capacidade e a competitividade dos seus veículos e ter custos eficientes, mantendo as características distintas de cada marca.
Por meio da aliança, a Ford vai projetar e construir picapes médias para ambas as empresas, que devem chegar ao mercado já em 2022. Para ambas as marcas, a Ford pretende projetar e construir vans comerciais maiores para os consumidores europeus, enquanto a Volkswagen vai desenvolver e construir uma van urbana.