5 Dicas: como prolongar a vida útil dos pneus

5 Dicas: como prolongar a vida útil dos pneus

janeiro 8, 2019 Off Por Fernando Naccari

Um dos itens que mais geram discussões sobre sua durabilidade (e eficiência) em um automóvel são os pneus. Em um mesmo veículo, há usuários que alegam que seus pneus duraram apenas 10.000 km, enquanto outros apresentam orgulhosos a banda de rodagem íntegra com mais de 50.000 km.

Mas, afinal, qual é o segredo? Bom, muitos fatores influenciam na durabilidade dos pneus, desde o tipo de terreno em que o veículo roda até o modo de cada um dirigir, portanto, aqui vão cinco dicas para você fazer os seus pneus durarem mais e, claro, o seu bolso agradecer.

Ah, antes disso, uma informação importante: a ANIP, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos destaca que é importante escolher pneus que possuam a certificação do INMETRO e, nestes casos, há garantia de cinco anos contra defeitos de fabricação. Vale ressaltar também que, segundo a legislação vigente, não é permitido o uso de pneus remoldados em veículos leves.

Foto: Michellin.com

Dica 1: mantenha sempre a calibragem correta

Antes de tudo, lembre-se sempre de manter os pneus calibrados corretamente. A baixa pressão faz com que os pneus apresentem desgaste acentuado em suas bordas, além de fazer com que seu carro acabe consumindo mais combustível do que deveria. Já, com calibração excessiva, o desgaste será acentuado na região central.

Confira também que a calibragem dos pneus muda quando o veículo roda somente em cidade, estrada e, principalmente, quando estiver carregado. Se seguir o recomendado pela fabricante do veículo, já é o primeiro passo para fazê-los durarem mais. Ah, e sempre calibre os pneus quando eles estiverem frios.

Créditos: autos.culturamix

Dica 2: faça sempre o rodízio de pneus

É um ponto fundamental para prolongar a durabilidade dos pneumáticos. É algo raramente feito, principalmente em veículos fora do prazo de garantia (normalmente é realizado em concessionárias durante as revisões).

Mas, vale ressaltar que o rodízio realizado de maneira regular ajuda a compensar o desgaste dos pneus, mantendo todos eles com o nível de desgaste mais linearizado (incluindo o estepe).

Só uma exceção no diagrama abaixo: pneus que possuam sentido de rodagem. Nestes casos, o rodízio só deve ser feito levando os pneus da frente para trás, sem cruzá-los.

Neste caso, inclua o estepe no eixo traseiro esquerdo e vá trocando os pneus sucessivamente para que todos ocupem todas as posições no veículo – Foto: autos.culturamix

Dica 3: confira o limite de desgasteimite de Segurança

Nunca rode com o veículo após os pneus atingirem o seu limite de segurança, indicado pela sigla TWI. Nesta marcação, note que na banda de rodagem há ressaltos com exatamente 1,6 mm de profundidade. Se este sulco já estiver abaixo dessa medida, corra e substitua-os para a sua própria segurança. Vale ressaltar que a resolução do Contran 558/80 determinar que se o motorista for flagrado rodando com com pneus abaixo do limite de desgaste, poderá ter seu veículo apreendido.

Dica 4: mantenha os componentes da suspensão sempre revisados

É outro item geralmente deixado de lado. Quando um componente de suspensão apresenta desgaste, ele mudará a geometria da suspensão e, por consequência, provocar o desgaste irregular dos pneus.

Você poderá conferir se algo está errado quando ouvir barulhos vindos do sistema ou quando o carro começar a “puxar para um dos lados”. Para corrigir o erro, leve o veículo ao seu mecânico e peça para ele fazer um checkup.

Com tudo revisado, faça o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção. Isso deve ser repetido a cada troca de pneus ou a cada 10.000 km.

Dica 5: Fique de olho no modo de direção

Se você costuma entrar em curvas com velocidade um pouco acima do necessário, ou se costuma frear de maneira abrupta, assim como acelerar mais do que o necessário em saídas de farol, por exemplo, pode contar que os pneus do seu carro sofrerão desgaste prematuro.

Vale lembrar que os veículos, de um modo geral, tem uma voltada ao uso urbano e estrada de maneira a privilegiar o conforto, assim, a condução esportiva foge dessa normalidade e faz com que os pneus sofram mais por serem eles os responsáveis por prover a dinâmica ao veículo.

Se você gosta de algo mais esportivo, vá para o kart ou para um autódromo, mas lembre-se, normalmente um dia de track day faz com que seus pneus novinhos digam adeus. Se você focar em durabilidade, este não é o melhor caminho.

Quando a condução for focada em desempenho, como em um autódromo, os pneus do lado de fora da curva apresentam um desgaste acentuado. Note como o veículo inclina e os pneus trabalham para manter a aderência do veículo – Foto: Flatout.com