Ford Bronco deverá ter opção de câmbio manual
dezembro 3, 2018É verdade que a notícia sobre o ressurgimento do Ford Bronco no mercado mexeu com os ânimos dos apaixonados pelo SUV histórico, mas outra notícia importante, apurada pelo site Jalopnik, deu-se que a nova geração do modelo deve ter uma configuração cada vez mais rara no mercado: a opção pelo câmbio manual.
Cada vez mais rara, as opções de câmbio manual estão deixando o mercado, inclusive entre os esportivos sob a alegação de que, nos automáticos, “a resposta é mais rápida e precisa”.
Mas, a Ford deverá trazer simplesmente um Bronco com câmbio manual de sete marchas baseado no Getrag (mas será renomeado para MT-88) e que será acoplado ao motor EcoBoost V6 de 2,7 litros. Vale lembrar que é bastante raro um câmbio manual com estas configurações, atualmente existente somente no Chevrolet Corvette e no Porsche 911.
Vale lembrar que a Ford atualmente faz parceria com a Getrag para produzir o câmbio manual MT-82 de seis marchas para o Mustang nos Estados Unidos, então é possível que esta nova transmissão contenha alguns componentes similares ao do muscle.
Segundo a reportagem, apesar do desuso deste tipo de câmbio em um âmbito geral, a opção da Ford em disponibilizar o Bronco é para rivalizar diretamente com o novo Jeep Wrangler, que oferece uma transmissão manual em certas configurações que foram elogiadas pela imprensa europeia.
Os perfis do LinkedIn de funcionários da Getrag mostram que a divisão de engenharia na Alemanha está trabalhando em uma nova transmissão manual desde 2015, que é chamada internamente de 6 / 7MTI550. A versão base deste projeto é o 6MTI550 manual de seis marchas que pode ser atualizado para uma versão de sete marchas chamada 7MTI550. Este esquema de numeração estaria de acordo com seus projetos anteriores, já que o Ford MT-82 era chamado internamente de 6MTI500 antes de ser instalado no Mustang.
De acordo com uma página de especificações no site do Getrag, o 6 / 7MTI550 é uma transmissão manual de seis ou sete marchas que é classificada para 55,9 kgfm de torque que combinaria bem com a classificação atual de 55,3 kgfm do motor 2,7 V6 EcoBoost. A página de especificações também mostra uma data de 2021, bem como a capacidade de uso em aplicações de tração nas quatro rodas.
O novo Bronco deverá ser fabricado sobre a base da nova geração da picape Ranger, prevista para 2019. Por isso, há uma pequena chance de ser fabricado no Brasil.