Qual comprar: Fiat Cronos 1.3 Drive MT ou Fiat Cronos 1.8 Precision MT?
outubro 11, 2018O Fiat Cronos chegou para ocupar uma vaga que sempre foi respeitada dentro da Fiat: a de sedãs considerados médios. Mas, mesmo preenchendo este vazio deixado pelo aposentado Linea, o modelo derivado do Argo deve mesmo substituir, em breve, o ainda comercializado Grand Siena, que já mostra ares de cansaço e tem público cativo apenas entre os taxistas.
Mas o Cronos tem seu méritos e pode ser orgulhar de não limitar-se somente a ser o sedã do Argo, muito pelo contrário. Embora compartilhem mesma plataforma e entre-eixos, o espaço interno não foi prejudicado e o porta-malas é um convite para a viagem. Ou para compras em supermercado. São 525 litros, espaço mais do que suficiente para levar tudo o que você precisa. Ou quase tudo.
Drive ou Precision?
Vendido em 5 configurações diferentes, fizemos o comparativo com aquelas que mais se aproximam nas características e preço, mas que proporcionam experiências distintas ao condutor e aos ocupantes.
Motor
O primeiro modelo escolhido foi um Cronos Drive 1.3 com câmbio manual de 5 marchas. Nesta configuração, o motor de 1.332 cm³ gera 101 cv a 6.000 rpm (gasolina)/ 109 cv a 6.250 rpm (etanol) e tem torque máximo de 13,7 kgfm (gasolina)/ 14,2 kgfm (etanol) a 3.500 rpm.
Embora os valores pareçam baixos para um carro de seu porte, o escalonamento do câmbio propicia uma condução agradável (e econômica) na cidade, mas o ajuste mais curto faz dele barulhento na estrada, já que nestas condições trabalha em rotações mais altas.
Já o segundo escolhido, o Cronos Precision 1.8, também com câmbio manual de cinco marchas, traz números superiores: 135 cv (gasolina)/ 139 cv (etanol) a 5.750 rpm e torque máximo de 18,8 kgfm (gasolina)/ 19,3 kgfm a 3.750 rpm (etanol). Para a cidade, foi o melhor carro equipado com motor e.TorQ que já tive a oportunidade de testar. O nível de vibrações é bastante baixo e o de ruído, então, é quase imperceptível. Com relação ao desempenho, tem fôlego de sobra no ‘anda-e-pára’ das cidades (ainda conta com Start-Stop), mas mostra a que veio mesmo em circuito rodoviário.
É bem mais silencioso e “solto”. Fica mais à vontade que o Drive, que parece estar em regime de trabalho forçado. Mas a disposição prejudica o consumo, que deixa o Drive à frente na tabela.
Consumo | ||
Cidade | Estrada | |
Fiat Cronos Drive 1.3 | 9,0 km/l (etanol) | 15,6 km/l (etanol) |
Fiat Cronos Precision 1.8 | 7,6 km/l | 14,3 km/l (etanol) |
Câmbio
Ambas as versões, como falamos, são equipadas com transmissão de trocas manuais e cinco marchas, que possui bons engates. A diferença, no entanto, fica no escalonamento da relação de marchas entre as versões e, no caso na Precision, por ter pedal de embreagem um pouco mais leve. Ponto para o Precision.
Relações de transmissão – Drive / Precision
1ª – 4,273 / – 3,909
2ª – 2,316 / 2,238
3ª – 1,444 / 1,444
4ª – 1,029 / 1,029
5ª – 0,795 / 0,756
Ré – 4,200 / 3,909
Diferencial – 4,200 / 3,933
Suspensão
Ambas as versões compartilham do mesmo tipo de configuração de suspensão, com dianteira do tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora e traseira com eixo de torção com rodas semi independentes. Em ambas, a fixação e amortecimento ficam por conta de amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito e molas helicoidas.
Aqui, ambas as versões apresentam as mesmas características de amortecimento e conforto, tanto na cidade, quanto na estrada, portanto, não há perdedor aqui, já que que a calibração do conjunto agrada na cidade e em rodovias.
Ergonomia
Aqui uma boa diferença entre os modelos: o Precision conta com regulagem de altura e profundidade do volante, bem como da altura do assento dos bancos. Desta forma, é bem mais fácil se acomodar e encontrar a melhor posição de direção na versão de topo. Atrás, os passageiros andam confortavelmente e podem, inclusive, dobrar as pernas. Precision 3, Drive 2.
Freios
Ambas as versões também compartilham da mesma configuração do conjunto: disco ventilado (diâmetro de 257 mm na versão Drive e 284 mm) com pinça flutuante na dianteira e tambor (diâmetro de 203 mm em ambas) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo na traseira.
Apesar de um freio à disco traseiro ser bem-vindo, o conjunto atua com precisão e os sistemas ABS com EBD estão presentes em ambos os carros. Precision 4, Drive 3.
Tecnologia
Mais uma vez a versão de topo leva uma vantagem óbvia, principalmente no caráter de segurança. O Cronos Precision conta com controles eletrônicos de tração e estabilidade, além de controle de partida em rampa e Start-Stop. O Drive “é mais cru”, mas a ausência dos itens de segurança faz com que a versão mais barata fique sujeita à habilidade do motorista (e a muita sorte) caso seja surpreendido em vias com baixa aderência.
Outro destaque está nos comandos de ar-condicionado que, na versão Drive, são analógicos, enquanto na Precision é digital. Precision leva mais um pontinho: 6 a 3. Precision 5, Drive 3
Conectividade
Quando falamos nos demais itens de série, as versões meio que se equivalem, com destaque para a ótima central multimídia Uconnect que, durante nossa avaliação, passou a ser mais amigável com os smartphones da Apple, permitindo inclusive, o espelhamento do Waze na tela. Drive colou: 5 a 4.
Preço
Com a apuração dos resultados, o Precision ficou na ponta por conta dos itens de segurança que traz de série, mas quando colocamos tudo na ponta do lápis, vemos que o jogo pode mudar rápido.
A versão Drive tem preços a partir de R$ 58.490 e vem de série com central multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, volante com comandos de áudio e telefonia, segunda porta USB para os passageiros traseiros, ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos (na dianteira), painel de instrumentos com display TFT de 3,5 pol., sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, banco do motorista com ajuste de altura e cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco passageiros. Com todos os itens de série e acessórios instalados, sai por R$ 66.600.
Já a Precision é comercializada a partir de R$ 65.990 e, além do que vem no Drive, traz de série sistema Start-Stop, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos com tilt-down e repetidores de seta, controles eletrônicos de estabilidade e tração, hill-holder, faróis com luz de posição de leds e rodas de liga leve de 16 polegadas e faróis de neblina. Com todos os itens de série e acessórios instalados, sai por R$ 71.200.
Quando falamos em revisões, a versão Drive tem as três primeiras revisões (10, 20 e 30 mil km) tabeladas em R$ 264,00, R$ 504,00 e R$ 432,00, enquanto a Precision tem os mesmos serviços oferecidos por R$ 308,00, R$ 548,00 e R$ 472,00.
Com estes números, somada a ergonomia similar, boa lista de itens de série e melhor consumo urbano e rodoviário, o Cronos Drive torna-se uma opção mais coerente. Agora, se espera maior comodidade e agilidade no dia-a-dia, bem como uma melhor condução na estrada, o Precision pode ser o seu carro.
Uma coisa é certa: os concorrentes precisam ‘se coçar’ para fazer um carro com melhor custo-benefício que Cronos Drive.
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