Peugeot revela visão do futuro com o novo e-Legend Concept

Peugeot revela visão do futuro com o novo e-Legend Concept

setembro 20, 2018 Off Por Fernando Naccari

A PEUGEOT revelará sua visão para o futuro da mobilidade no Salão do Automóvel de Paris deste ano (4 a 14 de outubro) – um veículo 100% autônomo, elétrico e conectado chamado e-LEGEND CONCEPT.

À medida que a indústria automotiva passa pela transição nos tipos de energia e combustível, a PEUGEOT enfrenta o desafio tecnológico, ao mesmo tempo em que adota a filosofia de que a tecnologia do futuro deve existir para proporcionar prazer de dirigir aos seus usuários.

Jean-Philippe Imparato, CEO da PEUGEOT, disse: “O PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT não é apenas um manifesto tecnológico. Essa é a visão de uma marca ativamente focada em um futuro otimista e ultra-desejável. Para PEUGEOT, autonomia e eletricidade são sinônimos de sensações ainda mais fortes. O tédio nunca fará parte do nosso DNA”.

O PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT oferece quatro modos de condução – dois autônomos e dois manuais – que podem ser selecionados dependendo das condições da estrada e do trânsito, bem como a preferência do motorista.

Dois modos autônomos:

  • SOFT – foca no conforto dos ocupantes do veículo, com projeção em telas de material digital e displays de informação reduzidos ao mínimo;
  • SHARP – apresenta conectividade máxima para atividades digitais, como engajar-se em redes sociais, organizar agendas eletrônicas, etc.

Dois modos manuais:

  • LEGEND – modo de cruzeiro com painel refletivo dos três mostradores do icônico 504 Coupé e um display de efeito de madeira criado digitalmente em várias telas;
  • IMPULSO – condução mais dinâmica e estimulante graças a um potente motor elétrico e imersão de 180 graus para o motorista, com projeção da estrada em uma única tela grande

Quando o e-LEGEND CONCEPT está em qualquer um dos modos autônomos, a configuração do interior muda, com o volante se retraindo sob a barra de som para tornar a tela central de 49 polegadas totalmente visível. Os assentos dianteiros reclinam para conforto extra e os braços laterais são implantados automaticamente, liberando uma grande área de armazenamento e uma área de carregamento por indução para smartphones e outros dispositivos.

As capacidades totalmente autônomas do veículo são projetadas para dar aos motoristas mais tempo para si, com o aclamado i-Cockpit® da PEUGEOT oferecendo um ambiente confortável e intuitivamente utilizável para se dedicar a outras atividades.

Aude Brille, chefe da estratégia da PEUGEOT, disse: “Com o PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT, para nós, intensificamos e aperfeiçoamos a experiência de 100% de autonomia, elétrica e conectividade. O Responsive i- Cockpit® foi aprimorado para oferecer aos seus clientes uma direção imersiva especificamente personalizada para cada um dos quatro modos de direção disponíveis. ”

A natureza imersiva do veículo também é reforçada por uma parceria com a empresa de tecnologia AI, a SOUNDHOUND Inc.®, que oferece um assistente pessoal ativado por voz adequado para a condução autônoma. Usando isto, o motorista pode mudar o estilo de condução do carro, escutar música ou até mesmo abrir e fechar as portas eletrificadas.

Usando a voz digitalizada do diretor de estilo da PEUGEOT, Gilles Vidal, o sistema funciona em 17 idiomas diferentes – uma versão deste estará disponível em veículos de produção PEUGEOT dentro de dois anos.

Enquanto isso, o parceiro de áudio existente da PEUGEOT, o FOCAL®, oferece arquitetura acústica para garantir uma ótima difusão de som. Isso permite, por exemplo, que o motorista insira comandos de voz de navegação enquanto os outros ocupantes do carro ouvem música, ou coloca cada ocupante individual em sua própria “bolha sonora”, o que significa que podem ouvir coisas diferentes sem afetar os outros.

O PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT é alimentado por um trem de força 100% elétrico, com as baterias de 100 kWh alcançando torque de 800 Nm (cerca de 82 kgfm) e potência de 340 Kw (cerca de 462 cv), distribuídos na tração nas quatro rodas. Este nível de desempenho permite percorrer 0-100 km/h em menos de 4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 220 km/h. A autonomia é de 600 km de acordo com o protocolo WLTP, dos quais 500 km são acessíveis em 25 minutos, graças a uma recarga rápida.

Fotos: Divulgação