Renault Arkana é revelado no mercado europeu
agosto 29, 2018O modelo que deve popularizar o conceito de SUV Coupé no mercado, amplamente explorado pelas alemãs BMW e Mercedes-Benz, será fabricado em Moscou, na unidade fabril da fabricante francesa em solo russo.
O início das vendas se dará já em 2019, mas deve ser comercializado também na Ásia e América do Sul, incluindo o Brasil, mas sem datas para tal. É importante ressaltar que a Renault destaca que não intenção de vendê-lo no mercado europeu. Por aqui, muitos rumores deram quanto à chegada de um Renault Captur Coupé e, se as projeções estiverem corretas, é bem provável que o Arkana seja realmente o Captur Coupé.
O Arkana terá boa altura em relação ao solo, para-lamas pronunciado e rodas de 19″. Laurens van der Acker, vice-presidente sênior de design corporativo do Grupo Renault, destacou ser “um equilíbrio entre a elegância de um sedã de quatro portas com a presença poderosa de um SUV.”
A dianteira traz a nova identidade da marca, com luzes LED e faróis em forma de bumerangue. Já, na traseira, as lanternas tomam toda a extensão, invadindo a tampa até a região do símbolo da fabricante, tudo com assinatura em LED.
Ainda não foram reveladas informações quanto à motorização do modelo, mas de certo é que o Arkana, pelo menos lá na Rússia, virá com tração integral para que possa ter “excelentes capacidades fora-de-estrada” e virá na mesma plataforma BO do novo Dacia Duster e do Kaptur, versão alongada do Captur europeu.
O Grupo Renault conquistou quase um terço do mercado russo em 2017 (448.270 veículos vendidos / 28% de market share). A Rússia hoje é o segundo maior mercado do Grupo Renault e deve se tornar o principal mercado do grupo até o final do plano, em 2020.
“A ideia para este conceito inovador veio da Rússia e o projeto foi conduzido com o forte envolvimento das equipes da Renault na Rússia. O Arkana atenderá às aspirações dos clientes russos, mas também aos de novos clientes em muitos países do mundo, permitindo ao Grupo Renault continuar seu crescimento internacional como parte de seu plano estratégico “Drive the Future”, diz Nicolas Maure – Vice-Presidente Sênior da região da Eurásia.
Galeria
Fotos: Divulgação