JAC T40 com câmbio manual: um dos melhores custo-benefício do mercado
agosto 9, 2018Quando você geralmente ouve falar em ‘custo-benefício’, normalmente você não entende onde o custo e o benefício estão na história toda, mas para não ser uma avaliação clichê, deixaremos que você decida ao final se foi convencido ou não. Já adiantamos umas coisas: 0km mais equipado, que beba menos combustível e que tenha valor de revisões mais baixo, nesta faixa de preço não tem.
Visual
A JAC Motors identifica o T40 como o seu SUV de entrada, mas se levarmos em consideração o seu porte físico, poderíamos dizer que ele é somente um hatch altinho, assim como o Renault Sandero Stepway. SUV ou não, a verdade é que o T40 nasceu do projeto A30 da marca, que teve seus primeiros traços datados de 2012 e visava a criação de um hatch. Mas o crescimento desenfreado na procura de SUVS fez com que a equipe de design responsável pelo veículo fizesse algumas alterações que o deixassem mais encorpado e com visual que remetesse à um utilitário, como suspensão mais alta, capô elevado, grade do radiador imponente e alteração na inclinação do para-brisa. Com estes recursos, é inegável, pelo menos na foto o T40 é um SUV.
Os faróis possuem projetor, a iluminação diurna é em LED nos para-choques (logo acima dos faróis de neblina) e os retrovisores trazem repetidoras de seta. Na traseira, o desenho é mais comportado, com lanternas simples de desenho que lembra as do Hyundai I30 da nova geração.
De lado, destaque para as rodas de 16″ com pinças de freio pintadas em vermelho e teto em preto brilhante, ambos quando o com Pack 3 de acessórios é escolhido. Outro destaque está no enorme porta-malas (450 litros), que permite levar quase tudo.
Não voa, mas é justo
Mecanicamente o JAC T40 com câmbio manual não desperta suspiros, mas o motor 1.5 VVT JetFlex que gera 127 cv de potência a 6.000 rpm e 15,7 kgfm de torque a 4.000 rpm, sempre no etanol é mais do que o suficiente para o carro. Claro, se seu foco for desempenho, esticar as marchas resolvem a falta de inspiração esportiva, mas a economia de combustível, seu principal trunfo, é deixada de lado. Por falar nisso, em uso exclusivamente urbano e com ar-condicionado sempre ligado, registrou 12 km/l com gasolina no tanque e, com etanol, marcou 9,9 km/l, número excelentes para quem pensa em um carro de uso diário. Na medição dos 0 a 100 km/h, cumpriu a tarefa em 11s5.
Estável e confortável (mas tinha ‘toc-toc)
Com centro de gravidade mais alto, o T40 é um carro de comportamento mais dianteiro em curvas de alta velocidade e tende a apresentar um rolamento de carroceria um pouco maior do que o apresentado por um hatch, por exemplo. No entanto, a calibração do conjunto mostra-se acertada, absorvendo bem às irregularidades da pista.
No entanto, no modelo testado, ouvia-se alguns ruídos provenientes da suspensão dianteira, aquele famoso ‘toc-toc’ que mostra que buchas e/ou batentes estavam avariados. Como o veículo cedido pela JAC já havia passado por outras tantas avaliações de jornais, revistas e sites, não sabemos pelo o que o carro já havia sido submetido, portanto não podemos afirmar que este é um problema crônico do carro, mas é um indício para abrirmos o olho (ou os ouvidos) na hora de comprar um destes.
Por falar em conforto, por dentro todos os ocupantes viajam tranquilamente e com bom espaço para as pernas. No caso do motorista, o ajuste de altura do banco, de altura e profundidade do volante e o apoio de braço central fazem com que você se acomode tranquilamente no modelo chinês.
Os comandos de rádio e de controle de cruzeiro do volante também funcionam à contento. A central multimídia de 8″, embora tenha interface simples, funciona bem, sem travamentos ou exitações na hora de cumprir o que lhe foi pedido. Embora não tenha conexão via Apple CarPlay ou Android Auto, plugar o smartphone via cabo faz com suas músicas, por exemplo, sejam reproduzidas na central adequadamente. Talvez o único ponto de melhora seja no volume máximo, que em outros veículos costuma ser mais alto. Ah, e como todo JAC, o ar-condicionado é muito eficiente.
Ótima opção, na ponta do lápis
Com preço inicial em R$ 63.990 (na época do teste em vídeo o modelo partia de R$ 61.990) com Pack 2 (o modelo testado vinha com o Pack 3 – R$ 66.990), traz ampla lista de itens de série, como o controle de estabilidade (ESP), freios ABS (com EBD) assistente de partida em rampa, controle de velocidade de cruzeiro (cruise control), controle de tração, assistente de frenagem de emergência, direção elétrica progressiva, sensor de pressão dos pneus, central multimídia de oito polegadas, câmera de vídeo frontal (que em conjunto com o aplicativo JAC View, o sistema é capaz de registrar fotos e filmes com áudio de todos os percursos percorridos pelo carro) e câmera de estacionamento traseira.
Com garantia de seis anos total, traz revisões tabeladas em toda a rede de concessionárias.
Ficha Técnica
| |||
PACK 1 | PACK 2 | PACK 3 | |
MOTOR | N/A | R$ 63.990 | R$ 66.990 |
Tipo de motor | 1.5 VVT 16V JetFlex | ||
Potência Máxima (cv/rpm) | 125/6000 Gasolina 127/6000 Etanol | ||
Torque Máximo (nm/rpm) | 152/4000 Gasolina 154/4000 Etanol | ||
Transmissão | Manual 5 velocidades | ||
PERFORMANCE | |||
Velocidade máxima | 191 km/h | ||
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,8 segundos | ||
SUSPENSÃO | |||
Barra estabilizadora | Dianteira e traseira | ||
Molas | Dianteiras e traseiras helicoidais | ||
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson | ||
Suspensão traseira | Semi independente com eixo de torção | ||
FREIOS | |||
Freios dianteiros a disco ventilado | • | • | • |
Freios traseiros a disco sólido | • | • | • |
Caliper vermelho dianteiro e traseiro | – | – | • |
RODAS | |||
Rodas em liga de alumínio aro 16″ | • | – | – |
Rodas em liga leve aro 16″ | – | • | • |
Pneus 205/55/R16 | • | • | • |
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA | |||
Airbag duplo frontal | • | • | • |
Barras de proteção lateral nas portas | • | • | • |
Cintos de segurança com três pontos | • | • | • |
Cintos dianteiros equipados com pré-tensionador | • | • | • |
Aviso de cinto não acoplado (piloto e copiloto) | – | • | • |
Chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas | – | • | • |
Travas elétricas | – | • | • |
Imobilizador | • | • | • |
Alarme antifurto | – | • | • |
Travamento automático das portas à 15 km/h | – | • | • |
Freios ABS com EBD | • | • | • |
BOS – Brake Overide System | – | • | • |
ESP – Eletronic Stability Program | – | • | • |
TCS – Traction Control System | – | • | • |
HSA – Hill System Assist | – | • | • |
BA – Brake Assist/ BAS – Brake Assist System | – | • | • |
TPMS – Tire Pressure Monitoring System | – | • | • |
Sensor de estacionamento | – | • | • |
Luzes diurnas de LED | – | – | • |
COMODIDADE | |||
Retrovisor interno antiofuscante | – | – | • |
Função GSI (Indicador de troca de marchas) | – | – | • |
Piloto Automático | – | – | • |
Lâmpadas Halógenas | • | • | • |
Função “Follow me Home” | – | – | • |
Alça de segurança dianteiras e traseiras (exceto motorista) | • | • | • |
Abertura interna da tampa do tanque de combustível | • | • | • |
Parassol com espelho | • | • | • |
Parassol com espelho iluminado | – | • | • |
Brake light | – | • | • |
Espelho Retrovisores elétricos | – | • | • |
Chave canivete | – | – | • |
Desembaçador traseiro | • | • | • |
Faróis com regulagem elétrica de altura | – | • | • |
Faróis com acendimento automático | – | – | • |
Faróis de neblina (dianteira) | – | • | • |
Lanternas de neblina (traseira) | • | • | • |
Luzes de leitura dianteiras | • | • | • |
Limpador traseiro | – | • | • |
Sensor Crepuscular | – | • | • |
Luzes de conversão Estática | – | • | • |
BANCOS | |||
Bancos em tecido | • | • | – |
Bancos em tecido especial | – | – | • |
Banco do motorista com ajuste de altura | – | • | • |
Encosto de cabeça para cinco ocupantes | • | • | • |
Isofix | • | • | • |
UTILIDADES | |||
Acendedor de cigarros/ tomada 12V | • | • | • |
Ajuste de iluminação de painel | • | • | • |
Rack de teto | – | – | • |
Porto copos | • | • | • |
Iluminação no painel de instrumentos | • | • | • |
Cinzeiro VIP | – | – | • |
CONFORTO | |||
Ac condicionado analógico | • | • | • |
Vidros elétricos | – | • | • |
Kit multimídia com tela de 8″ | – | – | • |
JAC Connect Front Camera | – | – | • |
Câmera de ré | – | – | • |
Computador de bordo | • | • | • |
4 alto falantes e 2 tweeters | – | • | • |
Entrada USB | – | – | • |
Entrada AUX | – | – | • |
Bluetooth | – | – | • |
Volante revestido em couro | – | – | • |
E aí, o que você compraria por este valor? Só vale okm. Conte para nós nos comentários 🙂
Galeria
[supsystic-gallery id=22]