Audi anuncia nova geração do A1 Sportback

Audi anuncia nova geração do A1 Sportback

junho 20, 2018 Off Por Fernando Naccari

Ele estreou no mercado em 2010 e fez o A3, até então modelo de entrada da Audi, subir de nível. Mas isso não significava que o A1 era um carro pior que o A3, muito pelo contrário, pois combinava a essência clássico-esportivo dos carros da marca com um tamanho reduzido, motor menor e um consumo de combustível mais baixo do que era visto no A3 e claro, com um preço inferior.

Agora, o A1 Sportback passou por uma grande evolução em todos os aspectos, seja no exterior ou no interior, que recebe novos materiais de acabamento. Segundo a Audi, o veículo será lançado de maneira oficial no mercado europeu em outubro deste ano.

Encorpou

O A1 Sportback cresceu significativamente em comprimento – com 56 milímetros adicionais, agora mede 4,03 m. A largura não mudou, e permanecem os mesmos 1,74 m. O novo A1 tem apenas 1,43 m de altura. Com as novas medidas, o A1 realça o aspecto esportivo: largo, baixo e com balanços curtos. Com isso, a capacidade do porta-malas aumentou em 65 litros, chegando a 335 litros; com os bancos traseiros rebatidos, esse valor aumenta para 1.090 litros.

Na dianteira, a grade Singleframe e as entradas laterais de ar “rebaixam o nariz” do compacto. Abaixo da borda do capô há três fendas planas – uma homenagem ao Sport quattro, ícone de rally da marca de 1984.

Outra referência do novo A1 Sportback também enfatiza uma semelhança com os Audi Ur-quattro e Sport quattro quando visto de lado: a coluna C larga e inclinada parece “empurrar” o carro para a frente mesmo quando parado. Todas as linhas nas laterais, desde a borda da janela até a soleira, inclinam-se para cima em direção à parte traseira em forma de cunha. Na traseira, o spoiler está ainda maior.

Mecânica ainda é segredo

A Audi limitou-se a revelar que o novo A1 virá com um motor “top de linha”, mas há quase tudo certo para que o modelo conte com o motor 1.0 de três cilindros turbo de 95 cv, outro 1.5 que equipa o Golf na europa e o 2.0 TSI de 200 cv. Também virá boa oferta de opções de câmbio, desde um manual de seis marchas e dois de dupla embreagem, com seis ou sete marchas, cada.

Equipado e customizável

O A1 virá na versão Edition, baseada na linha de equipamentos S line e disponível para o lançamento do modelo no mercado terá grandes rodas de 18 polegadas de bronze – brancas ou pretas, dependendo do acabamento externo e uma chapa com as argolas do logo da Audi na lateral do carro (também estão disponíveis na cor das rodas). Assim como no lendário Sport quattro, os faróis de LED e lanternas também de LED terão acabamento escurecido. As argolas na grade Singleframe e a designação do modelo na parte traseira são da cor preta.

Outra novidade será a possibilidade de, pela primeira vez no histórico da marca, o cliente poderá combinar acabamentos externos e internos como quiser. Dependendo da linha do equipamento – básico, intermediário ou S line – os acessórios no exterior estão disponíveis em várias configurações. Com as linhas “Interior advanced”, “Interior design selection” e “Interior S line”, a Audi também oferece inúmeras possibilidades aos clientes de selecionar cores e materiais na cabine.

“O interior mais esportivo da classe compacta”, esse era o objetivo do time de design da Audi na hora de traças as linhas do A1. O interior é, portanto, focado no motorista. Todos os controles e a tela MMI sensível ao toque são fortemente voltados em direção ao motorista, ressaltando o cockpit. O display e a faixa de ventilação do lado do passageiro dianteiro estão integrados com material preto brilhante. O pacote de iluminação ambiente opcional tem luzes em LED com até 30 cores selecionáveis.

Outra novidade é que, desde a versão básica, o A1 Sportback traz o painel digital com tela de 10,25 polegadas de alta resolução (a mesma utilizada no Polo/Virtus) e volante multifuncional. Já o Audi virtual cockpit é opcional e conta com uma ampla gama de funções, apresentando informações abrangentes no campo de visão direto do motorista.

O rádio MMI é de série e pode ser operado por meio dos botões multifuncionais no volante e no visor digital no painel de instrumentos. Na configuração superior, o MMI Navigation Plus oferece uma tela MMI sensível ao toque de 10,1 polegadas. Em conjunto com o Audi connect, o MMI Navigation Plus oferece aos motoristas do A1 Sportback diversas funções, como orientação de rota alternativa – calculando o percurso na nuvem, levando em conta toda a situação do tráfego. O Audi smartphone interface garante que os ocupantes a bordo do A1 Sportback estejam sempre conectados. O sistema integra smartphones iOS e Android usando Apple CarPlay e Android Auto em uma plataforma no MMI programada especificamente para eles, e oferece duas entradas USB

Seguro

O A1 Sportback herda recursos de modelos maiores, como aviso de saída de faixa, Audi Pre sense dianteiro (sensor de radar reconhece situações críticas envolvendo outros veículos, pedestres atravessando ou ciclistas à frente do veículo), assistente de velocidade adaptativa, câmara de ré, sensor de estacionamento traseiro e park assist, que estaciona o modelo em vagas paralelas e horizontais.

Há opção de suspensão

Além da suspensão básica, há a opção por um conjunto mais firme. Para o pacote “Base” com motor a gasolina, inclui-se a suspensão esportiva, pinças de freio vermelhas e discos de freio maiores. A Audi oferece ainda o pacote “Performance” para as outras versões consideradas esportivas, que também inclui pinças de freio vermelhas e discos de freio maiores, além de suspensão com amortecedores ajustáveis, abafador esportivo e o sistema Audi drive select.

Fotos: Divulgação