Acordo comercial permitirá importação de carros da Colômbia sem IPI
abril 11, 2017Por Fernando Naccari
Adaptado: Reuters
De acordo com a agência de notícias Reuters, uma fonte do governo confirmou que o Brasil passará aceitar a importação de veículos e peças vindos da Colômbia. A principal vantagem do novo acordo comercial é de que estes chegariam ao nosso país sem a carga de 30 pontos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Atualmente, veículos e componentes fora do Mercosul pagam os 30 pontos de IPI e mais 35% de imposto de importação no Brasil.
De acordo com a notícia publicada no site Auto Esporte, esta ação faz parte de uma “negociação bilateral para um acordo automotivo durante discussões do Mercosul com nações da região voltadas para o oceano Pacífico”.
A previsão inicial, enquanto o acordo era costurado, era de troca de 12 mil veículos em 2016, 25 mil em 2017 e 50 mil por ano a partir de 2018. Já este novo acordo começa a valer em 1 de janeiro de 2018, de acordo com a fonte.
Hoje em dia, a Colômbia tem apenas três empresas que montam veículos no país, a Sofasa (Renault), a Colmotores (GM) e a Praco Didacol (caminhões Hino, do grupo Toyota). Até o ano 2014, havia ainda a Compañia Colombiana Automotriz que produzia carros e picapes da Mazda.
Foto: WmTraddings