Mais esportividade para a família Porsche 911
janeiro 11, 2017A Porsche anunciou sua nova linha 911 com os modelos GTS. A partir do mês de março, cinco novas versões estarão disponíveis na Alemanha, sendo elas: o 911 Carrera GTS com tração traseira, o 911 Carrera 4 GTS com tração integral – ambos disponíveis como coupê ou cabrio – e o 911 Targa 4 GTS com tração nas quatro rodas. O motor será novo, com um boxer de seis cilindros turboalimentado de 3,0 litros, com potência aumentada para 450 cv (331 kW). O motor disponibiliza 30 cv (22 kW) a mais do que o 911 Carrera S e 20 cv (15 kW) mais do que o modelo GTS anterior com um motor naturalmente aspirado.
Potência é tudo!
O torque máximo disponível é de 550 Nm, entre 2.150 e 5.000 rpm, e proporciona índices de aceleração e elasticidade. O Gerenciamento Ativo da Suspensão (PASM – Porsche Active Suspension Management) está incluído de série em todos os modelos GTS. Os GTS Coupés trazem o chassi esportivo PASM, que rebaixa a carroceria em dez milímetros. O modelo mais rápido da linha é o 911 Carrera 4 GTS Coupé, que vem equipado com o câmbio Porsche Doppelkupplung (PDK) e o pacote Sport Chrono, que vai de 0 à 100 km/h em 3,6 segundos. A velocidade máxima de todos os modelos GTS ficam acima dos 300 km/h.
Mesmo com o ganho de desempenho, o GTS continua um modelo “eficiente”: o 911 Carrera GTS com câmbio PDK, tem consumo de cerca de 12 km/l, segundo o padrão NEDC. Isto corresponde a emissões de CO2 da ordem de 188 g/km.
GTS um 911 aprimorado
Em relação aos demais 911, o GTS possui visual ainda mais “bravo”: todos os veículos possuem chassi alargado (que mede 1.852 mm mesmo nos modelos com tração traseira) e tração nas quatro rodas. A dianteira é otimizada aerodinamicamente, com novo defletor mais baixo e uma maior altura do defletor traseiro, reduzem as forças que tendem levantar os eixos dianteiro e traseiro em comparação com os modelos Carrera S. Na traseira, o GTS destaca-se pelas lanternas escurecidas, grade de entrada de ar em preto brilhante e ponteiras duplas centrais de escape.
Vale ressaltar ainda uma nova faixa preta existente entre as lanternas traseiras, o que caracteriza os modelos com tração neste eixo. A faixa em cor clara é reservada para os modelos com tração integral. Outros destaques vão para os Espelhos Sport Design, rodas de 20″ com dispositivo de travamento central em preto brilhante, além dos logotipos GTS nas portas, completam o visual lateral. A característica barra Targa, pela primeira vez no GTS vem na cor preta, dando ao modelo um visual diferenciado.
Porsche Track Precision
O interior também é único, com novo DNA Porsche: O cronômetro do pacote Sport Chrono é integrado ao painel como componente central. O aplicativo Porsche Track Precision foi aprimorado, especialmente para coincidir com o lançamento dos modelos GTS. Como recurso, incluem-se gravação automática, mostrador detalhado e análise dos dados de direção num smartphone. Os bancos do GTS são em Alcantara, com costuras em novo padrão. Os bancos Sport Plus com logos GTS nos apoios de cabeça possuem regulagem elétrica em quatro direções e proporcionam maior apoio lateral e mais conforto. Outros itens incluem frisos em alumínio anodizado em preto no conjunto de instrumentos, assim como uma grande proporção de couro Alcantara, que pode ser encontrado no aro do volante, console central e apoios de braços, por exemplo.
O mercado brasileiro também receberá os novos veículos, a previsão de início de vendas é para o primeiro semestre de 2017. Preços e pacotes para o país ainda não foram definidos.
Foto: Porsche AG