Volkswagen apresenta conceito Type 20, uma Kombi Corujinha elétrica
julho 23, 2019Marca cria conceito baseado em uma Kombi de 1962 com renovações estéticas, de tecnologia e com motor elétrico de 121 cv
Se você sonha em ter um carro clássico para o dia a dia, mas a confiabilidade de projetos antigos ainda é um complicador grave, a VW criou um conceito bastante interessante, no qual restaurou um Kombi 1962, a modernizou em alguns aspectos e trocou a mecânica original a ar por um motor elétrico com cerca de 121 cv.
O projeto foi todo tocado por um grupo criado cerca de duas décadas atrás, no Vale do Silício. Inicialmente, com um grupo de três profissionais, agora o escritório do Grupo Volkswagen conta com 180 engenheiros, designers, pesquisadores e cientistas sociais – o maior desses escritórios fora da Alemanha.
No início deste mês, a Volkswagen anunciou um novo nome e aumentou a responsabilidade pelo site: o Centro de Inovação e Engenharia da Califórnia. O conceito elétrico Type 20 veio como uma comemoração às novas instalações e para demonstrar como é possível misturar o melhor da herança da Volkswagen à medida que a empresa abraça um futuro elétrico.
“O futuro do Grupo Volkswagen será definido pelo nosso sucesso no desenvolvimento de novas tecnologias projetadas para atender às necessidades de nossos clientes. Ao lançarmos a próxima geração de veículos elétricos e autônomos, a inovação definirá cada vez mais quem somos”,
disse Scott Keogh, presidente e diretor executivo do Volkswagen Group of America.
O antigo Laboratório de Eletrônica e Pesquisa tem uma longa história de aplicação de tecnologia avançada aos veículos. Em 2005, o veículo robótico de pesquisa “Stanley” do laboratório venceu o DARPA Grand Challenge, percorrendo 132 quilômetros de deserto sem um motorista ou intervenção humana. Outras tecnologias desenvolvidas no centro, como controles preditivos de navegação e fala, foram implantadas em modelos do Grupo Volkswagen em todo o mundo.
Conceito IECC Type 20
Construído por uma equipe de 25 pessoas em menos de seis meses a partir dos “restos mortais” de uma Kombi Type 2 de 11 janelas de 1962, o Type 20 foi convertido para funcionar em um motor elétrico de cerca de 121 cv, alimentado por uma bateria de 10kW – ambos dimensionados para caber nos limites apertados do powertrain original da van.
Embora o Type 20 mantenha boa parte do visual da Kombi original, os designers e engenheiros queriam torná-lo mais futurista.
“Quando imaginamos esse projeto, queríamos construir algo que fizesse um jovem querer se tornar engenheiro automotivo ou designer automotivo quando crescesse e o Type 20 é a representação perfeita do que fazemos aqui – é parte alemã, parte californiana, e coloca a tecnologia em primeiro lugar, mas com uma história muito emocional por trás disso”.
, disse Erik Glaser, designer de produto principal do IECC.
As rodas e os suportes dos retrovisores, segundo a nota oficial, tem aparência “alienígena”, assim como o volante e os suportes de assento no interior. O visual chamado de “design generativo” foi um processo criado em computador que imita formas naturais, maximizam a força e minimizam o peso.
Os faróis e o símbolo da VW não são apenas iluminados por LEDs. Eles fazem parte de um assistente digital futurista desenvolvido por um agente de fala inteligente construído a partir da tecnologia existente do Grupo Volkswagen. Microfones e câmeras dentro e fora do Type 20 podem usar comandos de reconhecimento facial e linguagem natural para permitir que os usuários acessem o veículo e respondam com a luz.
No interior, o Type 20 apresenta um interior personalizado completo e um visor holográfico do Looking Glass II integrado ao painel, gerando imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais.
“O Type 20 foi montado como uma forma de celebrar nossa existência de 20 anos como laboratório. É uma combinação de nossa herança e nosso futuro”,
finaliza Nathaniel Coser, engenheiro sênior da equipe. ”
Fotos: Volkswagen/ Divulgação