Teste: JAC T60 impressiona no visual e equipamentos, mas vale a compra?

Teste: JAC T60 impressiona no visual e equipamentos, mas vale a compra?

outubro 23, 2020 Off Por Fernando Naccari

JAC T60 tem visual surpreendentemente bonito e lista de equipamentos generosa, mas desempenho e alguns ‘detalhezinhos’ poderiam ser melhores

O mercado de SUVs médios é ‘mamão com açúcar’ para o líder absoluto de mercado, o Jeep Compass. No fechamento de Setembro/20, o SUV da FCA acumulou 6.042 unidades emplacadas e 33.682 no acumulado do ano. O rival mais próximo, o Volkswagen Tiguan AllSpace, registrou apenas 739 unidades emplacadas no mês e 6.199 unidades no acumulado do ano. É uma diferença abissal. Ainda completam o mercado os Chevrolet Equinox e Toyota RAV4, por exemplo.

JAC T60 branco

Tentando abocanhar uma fatia desse mercado, a JAC Motors apresentou este ano a sua maior aposta em anos: o JAC T60, que figura como uma opção interessante, mas como todo chinês, ainda peca em pontos fundamentais.

Visual do JAC T60

O tamanho é bastante semelhante ao do Compass, mas o JAC T60 é pouca coisa menor em comprimento (4,43 m versus 4,41 m), largura (1,82 m contra 1,80 m) e entre-eixos (2,64 m perante os 2,62 m), ou seja, 2 cm menor em todo tudo. Curiosamente, é 2 cm mais alto (1,66 m contra 1,64 m do Compass).

Com porte semelhante, o principal ponto é que o SUV chinês tem um design bastante bem resolvido e arrisco a dizer que é o mais bonito da marca lançado até hoje. a dianteira tem faróis com projetores e luzes diurnas em LEDs afilados, além do farol de neblina também em LED. Já, na traseira, as lanternas em LEDs vêm integradas à tampa, que também traz spoiler integrado. Na prática, se não fosse chinês seria elogiadíssimo.

Por dentro, o acabamento interno do JAC T60 é melhor do que muito concorrente, melhor até do que o do próprio Jeep Compass. Destaques para o painel de instrumentos digital customizável, para a central multimídia de 10,25 polegadas em posição “flutuante” e para o console de comandos touchscreen da central multimídia e do ar-condicionado.

painel do JAC T60

Powertrain

O primeiro ponto de “hun, será que vale a pena?” está no motor: a inscrição “210T” na tampa do porta-malas denuncia o torque do conjunto (mesma estratégia usada pela Volkswagen). A potência máxima do 1.5 4-cilindros turbo é de 168 cv e o torque máximo, em kgfm, é de 21,4. Como comparativo, são números semelhantes aos apresentados pelo Compass com motor 2.0 Tigershark (166cv e 20,4 kgfm). A principal diferença aqui está que o Compass é Flex, enquanto o T60 bebe só gasolina.

Motor do JAC T60

Além dessa diferença importante, o T60 vem com câmbio CVT que simula seis marchas e, apesar de ser o melhor ajustado de toda a marca, não é tão agradável na prática quanto o câmbio automático convencional do Jipão. Além disso, em desempenho, o T60 parece não entregar tudo o que pode e tem comportamento somente pacato. O Jeep Compass é bem melhor nesse aspecto.

Alavanca de câmbio do JAC T60

Mas o T60 surpreende no consumo de combustível: 9 km/l na cidade (com ar-condicionado ligado o tempo todo) e 16 km/l na estrada, nas mesmas condições.

JAC T60 tem lista equipamentos generosa

O JAC T60 tem central multimídia que não traz nem Android Auto nem Apple CarPlay, mas, através do aplicativo Easy Link, pode espelhar a tela do celular via Wi-Fi, dispensando cabos de conexão. Mas, na prática, o funcionamento não foi tão redondo e, para replicar GPS, por exemplo, não ‘rodou liso’. Apesar disso, a qualidade do som merece elogios.

Central multimídia do JAC T60

Como auxiliares à condução, o SUV traz também controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem de pânico e monitoramento de pressão dos pneus. Completam a lista os faróis e lanternas em LED, regulagem de altura do facho do farol, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmeras 360º e, na versão avaliada, bancos em couro, painel de instrumentos digital, teto solar panorâmico e bancos com regulagem de altura e profundidade elétricos, apenas. A regulagem lombar é feita por alavanca (???).

Vale a compra?

É um ótimo SUV, bonito, tem ótimo acabamento, é confortável e econômico, mas falha no desempenho pacato e em pontos bobos, como a falta de regulagem elétrica lombar para os bancos e a ausência de trocas manuais em borboletas atrás do volante. Além disso, a redução na quantidade de concessionárias da marca no País ainda assusta muita gente e realmente é algo a ser levado em conta na hora da compra.

Galeria de fotos do JAC T60