‘NacCar’ lovers: dá para entender a cabeça de um apaixonado por carros?

‘NacCar’ lovers: dá para entender a cabeça de um apaixonado por carros?

fevereiro 10, 2017 Off Por Fernando Naccari

Como entender a cabeça de um(a) apaixonado por carros? Acredito que entender alguém que se denomine ‘gearhead‘ deve ser tão difícil quanto ler a mente feminina, mas identificar um é uma tarefa muito simples. Veja os seguintes cenários:

1) Você acorda numa manhã de sábado ensolarado e a primeira coisa que passa pela sua cabeça é: “vou pôr o carro na sombra para não manchar a pintura”;

dsc01242

Foto: Bakeabetterplace

2) Seu carro fica na garagem, à sombra e protegido por outras duas colunas, longe de todos os outros carros para ninguém encostar ou chegar perto dele;

16473296_1490411564323401_4552342398189536539_n

Foto: Eric Sartori (Facebook)

3) Você anda sempre com uma flanela para limpar as marcas de dedos de “possíveis engraçadinhos” que tocaram no seu carro;

clean-car_autoproscolumbia.jpg

Foto: AutoPros.com

 

4) Você vai na loja de autopeças, ou acessa algum site para achar uma presilha que segura o forro do porta-malas, na parte superior, interna, pois o forro está caindo e está parecendo desleixo (ninguém vê, só você). A presilha custou cerca de R$ 0,35 (tirada de uma sucata, peça única) e o frete R$ 35,00, mas quando sua encomenda chega, você coloca a presilha e fica ali, observando o grande bem que fez pelo seu carro;

368401-mlb20340250856_072015-c

Foto: Fix-Art

5) Você sai de casa e pára seu carro em um estacionamento (na rua, jamais). Foge de manobristas que nem o diabo da cruz, tranca e sai. Poucos metros depois, dá uma olhadinha pra ele e diz internamente: “fica aí que eu já volto”;

Where is Emily Lim.jpg

Foto: Where is Emily Lim?

6) Quando você ainda não tem o carro dos seus sonhos, perde horas e mais horas do seu dia acessando sites de compra e venda, fazendo todos os filtros possíveis e identificando, nas listas apresentadas, qual daqueles você poderia comprar, quais são de séries especiais, quais os melhores motores e, principalmente, quais lhe fariam feliz;

hemmings.jpg

Foto: Hemmings

7) Troca seu New Civic 2014 em um Ford Landau 1976 ‘para reformar’ e acha que fez o melhor negócio do mundo.

carro-novo.jpg

Foto: Blog.mobills

Se você se identificou com um ou mais itens desta lista, você é um Car lover, gearhead, apaixonado por carros ou qualquer outra denominação que prefira. Acredite, não os julgo porque eu fiz muito dessas coisas e conheço vários que já fizeram isso e muito mais.

Mas, como entender esta nossa paixão? Bom, geralmente ela vem de berço, alimentada por um maluco que geralmente é seu pai, que ficou dando doses e mais doses de graxa para você desde pequeno, enquanto sua mãe ficava fula porque ambos chegavam em casa sujos.

father_son_work_under_hood.jpg

Foto: Advance Auto Parts

Lembra quando o carro do seu pai quebrava e, com uma sacada só de quem conhece o próprio carro  – e de quem não tinha grana pra guincho – arrumava uma forma de sair dali e trazer todos de volta para casa em segurança, inclusive o carro? Ali estava sendo forjado um amor pra vida toda. Ou alguém também não é apaixonado por cheiro de gasolina? Carro com afogador, sem regras para ruído, um automóvel em essência?

Você não é tão extremista? Duvido que, quando você pesquisa carros na internet e aparece um Civic Coupé 1995 em raro estado de conservação, único dono, com teto solar pelo mesmo preço de um Celta 2001 básico, seu coração não balança entre “razão e emoção”.

Civic x celta.jpg

Ou quando seu carro está faltando 4 mil km para a troca de óleo e você já está fazendo sua listinha de compras, programando a troca com, no mínimo, 2 mil km de antecedência.

troca-de-oleo

Foto: Guiaauto

Combustível? Só onde você já abastece há anos e que você já puxou a capivara até dos filhotes do cachorro da filha mais nova do dono do posto. Quando abastece, você zera o hodômetro para acompanhar o consumo e, caso alguma mínima diferença apareça, você passa a acompanhar todos os detalhes do carro para saber se algo está acontecendo e se preocupa com ele como se fosse um filho doente.

9374

Foto: créditos na imagem

Nada é mais satisfatório do que andar com seu carro por aí e ver cabeças virando, crianças apontando e outros caras, assim como você, olhando com cara de que queria estar no seu lugar.

11374444_883952161671459_1236215357_n.jpg

Foto: mulpix.com

Este prazer, o de poder cuidar, de exclusividade, dificilmente é proporcionado por um carro novo. Há raras exceções neste quesito e, quando há, entram na casa do sonho quase impossível, enquanto o possível, aquele seu sonho de criança, está ali, esperando para ser cuidado e num preço que você conseguiria comprar.

Muitas vezes, seus pais, amigos e namorada(o) /esposa(o)  vão querer te desencorajar, dizer que o carro vai te trazer dor de cabeça e que você poderia comprar um mais novo ‘basiquinho’ pelo mesmo preço. Você fica puto, sabe de tudo isso, mas um sonho vale mais do que andar com um carro qualquer, afinal, como dizem: “a vida é muito curta para andar com um carro sem graça“.

Há quem leve essa paixão à outros níveis, levando os carros para o dia-a-dia e fazendo dele um meio de ganhar a vida, como os mecânicos, restauradores, fotógrafos e jornalistas automotivos (talvez uns dos que mais aproveitam dessa paixão), por exemplo. Afinal, o que há de melhor nesta vida do que trabalhar com o que você ama?

Enfim, não tente compreender um apaixonado por carros. Ele tem gostos peculiares que você provavelmente não vai entender, mas pode ter certeza que ele é feliz assim. Ele não se importa com status, não se importa em perder horas do dia pesquisando por uma peça que ele não acha em lugar nenhum, isso não o frustra, o desafia a vencer a dificuldade. Realmente ele não liga de usar o carro ou deixá-lo na garagem para passeios ocasionais. Para ele, todo o resto pode ser adaptado para que ele possa ter na garagem um carro em que possa se dedicar e, a cada noite, colocar um sorriso no canto da boca ao se despedir, estampando o quanto ele é feliz daquele jeito, simples assim.

Foto de Abertura: Static Pexels