Onix e Argo lideram a lista de carros mais procurados para compra no segundo trimestre
julho 2, 2020Pesquisa feita pela plataforma Digicarro, que permite ao consumidor cotar, comparar preçose negociar carros zero km com concessionárias autorizadas, revela os 12 veículos mais desejados no período
Imagem: Fiat / Chevrolet / Divulgação (adaptado)
Muitos brasileiros estão aproveitando a quarentena para pesquisar os veículos que pretendem comprar durante a pandemia. No segundo trimestre, a preferência pelo Onix, que é líder de vendas no país, foi posta à prova: o Fiat Argo empatou com ele em 5,7% entre os mais procurados (e desejados) para aquisição, de acordo com pesquisa feita pela Digicarro, plataforma digital que permite ao consumidor cotar, comparar preços e negociar carros zero km com concessionárias autorizadas. No entanto, quando se somam as buscas pelos modelos simples com o Plus, o percentual sobre para 8,4%. Em segundo lugar, também empatados (em 3,9%) na preferência dos que pretendem adquirir um veículo, estão o Ford Ka e o Volkswagen TCross, seguidos pelo Honda City, com 3,6%. Outro levantamento da Digicarro mostra que as três cores mais procuradas são preta, com 41,5% das buscas ; branca, com 19,7%; e cinza, com 12,8%. O tíquete médio dos veículos é de R$ 81 mil.
O segundo trimestre trouxe um concorrente na preferência pelo Onix nas intenções de compra. O veículo tem sido líder de vendas nos últimos cinco anos, de acordo com a revista Quatro Rodas. Pesquisa feita pela Digicarro, plataforma digital que permite ao consumidor cotar, comparar preços e negociar carros zero km com concessionárias autorizadas, para apurar os carros mais buscados para compra, mostra o Fiat Argo empatado em 5,7% com o carro da Chevrolet. No entanto, ao se somarem 2,7% de buscas pela versão Plus, a preferência pelo Onix atinge 8,4%.
O levantamento se debruçou sobre o período de 1º de abril a 24 de junho e teve como base as buscas feitas na própria plataforma da Digicarro. Os 12 modelos mais procurados para aquisição foram:
- Onix – 5,7%
- Fiat Argo – 5,7%
- Ka – 3,90%
- T-cross – 3,90%
- City – 3,60%
- Ecosport – 2,70%
- Onix Plux – 2,7%
- Fit – 2,40%
- Mobi – 2%
- Polo – 2%
- Kick – 2%
- HRV – 2%
Em outra pesquisa, com data de apuração de 17 de março até 04 de maio, a Digicarro constatou aumento do tíquete médio dos veículos pesquisados. Era de R$ 73,3 mil até o início da pandemia, mas a partir do início da quarentena, subiu 10% e atingiu R$ 81 mil.
A pesquisa também procurou saber quais são as cores de autos preferidas pelo internauta candidato a proprietário de um novo carro. No primeiro trimestre, as cinco cores mais procuradas foram:
- – Preta: 41,5%
- – Branca: 19,7%
- – Cinza: 12,8%
- – Vermelha: 11%
- – Prata: 9,7%
Ainda de acordo com o levantamento, os acessos ao site feitos pelo público de 18 a 44 anos após o início da quarentena, em 17 de março, teve aumento de 9,7%. Ao se considerar apenas pessoas do sexo masculino, o movimento apresentou incremento de 8%.
No entanto, alguns segmentos do público ficaram mais cautelosos. Por faixa etária, entre os consumidores com idades a partir de 45 anos houve queda de 23,2% nos acessos ao site. Por gênero, a redução foi de 11,3% de acessos feitos pelo público feminino.