Jovens voltam a ter intenção de comprar um carro

Jovens voltam a ter intenção de comprar um carro

setembro 10, 2020 Off Por Fernando Naccari

Alguns estudos no passado apontavam que os jovens preferiam transporte por aplicativo ao invés de desembolsar na compra de um veículo próprio. Mas agora as coisas começaram a mudar e, em entrevista exclusiva, o Head Of Sales da Volanty explica quais as vantagens da compra de um usado para este público

Foto de abertura por senivpetro – www.freepik.com

Fotos: Volanty / Divulgação

Ao longo das décadas o desejo de ter uma carteira de habilitação e, em seguida, comprar o primeiro carro, mudaram muito para os jovens de todo o mundo. É até estranho ouvir que, hoje em dia, eles não tenham este desejo e que preferem usufruir dos carros de uma maneira relativamente nova: através do transporte por aplicativo.

Mas uma pesquisa realizada pelo instituto Capgemini mudou novamente este cenário: ele constatou que 35% dos entrevistados consideram comprar um veículo ainda neste ano. Na China, onde o novo coronavírus surgiu, o índice é ainda maior: 61%. Já na Índia, 57% e na Itália, 43%. O estudo envolveu 11 mil pessoas em 11 países. Ainda de acordo com os dados, o interesse dos jovens pelo carro próprio cresceu, dos entrevistados com idade entre 18 e 24 anos que manifestaram intenção da aquisição, 85% pretendem comprar um carro pela primeira vez. Na faixa entre 25 e 35 anos, o índice é 79%.

A principal razão pela mudança neste cenário se dá pela segurança do transporte individual, principalmente no âmbito sanitário em uma possível contaminação pelo coronavírus, por exemplo.

Para falar sobre este tema, uma entrevista exclusiva com Leandro Chacon, Head of Sales (head de vendas) da Volanty. Ele comenta sobre a mudança de postura dos jovens e, principalmente, as vantagens de adquirir um veículo seminovo como primeiro carro.

NACCAR: Alguns dos últimos estudos recentes, como o realizado pela Deloitte (estudo Global Automotive Consumer Study: Future of Automotive Technologies) de 2018, apontam que mais da metade dos jovens das gerações Y e Z que utilizam serviços de compartilhamento de automóveis acham dispensável a compra de um carro no futuro. A pesquisa vai mais longe e mostra que 55% dos brasileiros questionam a necessidade de ter um veículo próprio. Há outras ainda sob o mesmo âmbito. Com isso, baseados em quais números a Volanty aponta que os jovens desejam comprar um carro?

Chacon: A mobilidade urbana evoluiu bastante e a tecnologia tem um papel fundamental nessa mudança. Por outro lado, existe uma dor muito forte no mercado de seminovos, que por anos pouco mudou em sua forma de vender. A Volanty é uma empresa de tecnologia, nós nascemos com esse DNA. Nós oferecemos 1 ano de garantia completa, 9 dias de prazo para teste ou devolução total do valor pago. Nós higienizamos, revisamos e fazemos todos os reparos do carro em oficinas de alto padrão. Para uma experiência ainda mais completa, podemos fazer um tour virtual, onde o carro é apresentado de forma personalizada e nos mínimos detalhes, tudo ao vivo, sem sair do sofá de casa ou da mesa de trabalho. É uma experiência única no segmento e não se paga nada mais por isso. Dessa forma, a Volanty encanta e entrega ao público jovem o que ele busca: Uma experiência digital, ágil, transparente e confiável. Empresas que não entendem essas necessidades vão sofrer em qualquer segmento.

NACCAR: Quais as principais vantagens de comprar um seminovo?

Chacon: A cada 5 carros vendidos no Brasil, 4 são seminovos. São mais de 14 milhões de carros vendidos por ano e esse número vem crescendo ano após ano. O consumidor se beneficia da desvalorização que ocorre nos primeiros anos de um 0 km e da grande oferta disponível de seminovos, podendo comprar carros mais completos por preços muito melhores. Existem excelentes oportunidades, para todos os gostos e bolsos.

NACCAR: Vocês têm uma faixa de preço mais procurada por este público? Qual tipo de veículos eles preferem (hatch, sedã, SW, SUV ou picape)

Chacon: Os hatches compactos são sempre os mais procurados no mercado, pois os preços são os mais atrativos e servem muito bem para o dia a dia. Mas aqui na Volanty a gente preza muito pelo sortimento, então buscamos ter em nossos estoques a maior variedade de modelos, para atendermos todos os públicos com o carro perfeito. Também buscamos entender cada perfil, pois cada comprador é único e tem necessidades diferentes. Ainda assim temos a “prova dos 9”, nós oferecemos 9 dias para nosso cliente se apaixonar pelo carro escolhido e caso isso não aconteça, por qualquer motivo, ele devolve o carro e nós devolvemos 100% do valor que foi pago.

NACCAR: Para quem vai comprar um seminovo, quais as dicas para fazer uma compra segura?

Chacon: Primeiramente entender com quem e onde está comprando o carro. Antes de tudo, é muito importante que a origem da compra seja confiável e transparente, para evitar golpes e problemas futuros. Depois é importante checar um pouco mais sobre a história do carro, se foi bem cuidado, se passou por revisões, se houve substituição de peças de desgaste. Por último, deve ser feito um laudo cautelar, que é uma vistoria rigorosa feita por empresas especializadas e certificadas.

NACCAR: Em tempos de coronavírus, quais as dicas para quem vai visitar um vendedor para realizar o test-drive do carro. Como se prevenir?

Chacon: Nesse momento é fundamental seguirmos todos os protocolos de segurança, tanto os compradores, quanto os vendedores nas lojas físicas. Uso de máscaras, álcool em gel e aferimento de temperatura ao chegar em um ponto de vendas devem ser indispensáveis. Aqui na Volanty, todos os carros são sanitizados a cada contato realizado. Além disso, oferecemos uma opção de experiência de compra 100% digital, onde o cliente escolhe e conhece o carro, tirando todas as dúvidas através de uma chamada de vídeo ao vivo com um de nossos consultores de vendas, realiza o pagamento e por fim, recebe seu carro completamente higienizado no conforto de casa.

Para saber mais sobre a Volanty, acesse: volanty.com