Novo BMW Série 3: Esportivo como nunca, belo como sempre
março 19, 2019O Naccar – Auto e Notícias foi convidado para testar o principal lançamento da marca alemã no ano e você fica sabendo tudo aqui.
O BMW Série 3 é o modelo de maior sucesso da marca ao redor do mundo, com cerca de 15 milhões de unidades comercializadas desde o seu lançamento, em 1975. Desde então, passou por seis gerações até chegar na recém-lançada sétima geração, e tornar-se o melhor Série 3 já produzido e tivemos a oportunidade de testá-la, na versão de topo 330i M Sport, no autódromo Vello Città, em Mogi Guaçu/SP.
Encorpou
A nova geração nasceu em nova plataforma modular, a CLAR. Com ela, o Série 3 encorpou e, segundo a própria fabricante, atingiu dimensões limítrofes dentro da categoria de sedãs médios. São 76 mm a mais no comprimento (4,71 m totais), 16 mm na largura (1,83 m) e 41 mm no entre-eixos (2,85 m). Só a altura permaneceu igual, mas quando combinada com as demais dimensões do carro, dão a impressão de que ele ficou mais baixo.
A bitola dianteira e traseira também cresceram (43 mm, na dianteira e 21 mm, na traseira). Apesar do acréscimo de tamanho, recebeu o emprego de mais alumínio em sua construção, como na suspensão e em seu sub-chassi. Capô e para-lamas também receberam o tratamento de perda de peso e, com tudo isso, ficou cerca de 60 kg mais leve que a geração anterior F30 (a nova é chamada de G20).
Mesmo com as alterações de peso e dimensões, o conjunto ganhou 50% mais de rigidez e teve seu centro de gravidade rebaixado em 10 cm. Além disso, com o novo design e com grade dianteira que abre e fecha sob demanda, o coeficiente aerodinâmico caiu para 0,23 cx.
Com estas mudanças, o espaço interno também melhorou, principalmente para os ocupantes traseiros, que agora contam com mais de 3 cm para esticar as pernas. Em contrapartida, o porta-malas não é dos maiores e conta com apenas 365 litros de volume (cerca de 100 litros a menos do que no restante do mundo). Isso ocorre somente no Brasil, pois os clientes pedem um estepe de emergência mesmo com o emprego de pneus do tipo runflat.
Cavalaria de respeito
O novo Série 3 vem com motor de quatro cilindros 2.0 turbo de 258 cv de potência e excelentes 40,8 kgfm de torque, estes disponíveis já aos 1.550 rpm. Para comandar essa usina de potência, é utilizado câmbio automático ZF de oito marchas. Ah, antes que eu me esqueça, como todo Série 3, as características são mantidas: motor longitudinal e tração traseira.
No Vello Città
Como uma das mídias convidadas para o lançamento, a Revista Car Stereo teve a oportunidade de participar de uma apresentação técnica do produto e uma tecnológica. Houve ainda o teste do sistema “reversing assistant”, que grava qualquer trajeto feito a menos de 36 km/h no trajeto de 50 metros e, caso o motorista precise sair de lá, basta acionar a função após o acionamento da marcha ré. Segundo a BMW, isso é útil para quem precisa sair do aperto em uma rua sem saída ou vaga apertada de estacionamento, por exemplo, mas a memória para tal permanece somente enquanto o veículo está ligado. Desligou, vai ter que fazer “na raça”.
Por último, mas com muito mais diversão, tivemos a oportunidade de acelerar por cerca de 25 minutos na pista, mas com algumas restrições em prol da segurança: havia três chicanes para evitar que os jornalistas mais abusados visitassem as barreiras de proteção.
Limitações à parte, era possível cravar o pé direito e ouvir o ronco envolvente do quatro-cilindros. O ronco é tão bonito e encorpado que parecia uma projeção virtual dentro da cabine (através dos alto-falantes do veículo), mas segundo a BMW, tudo o que ouvíamos era produzido pelo escapamento do carro.
Outra constatação é de que, mesmo sendo um tração-traseira, o ESP dá conta do recado e evita que você faça drifts involuntários em curvas de alta velocidade. Se você gosta de mais emoção, basta dizer a frase: “Olá, BMW. Estou entediado” que a resposta é ‘na lata’: “Eu não posso acreditar, talvez você ainda não tenha tido a oportunidade de testar o modo esportivo”.
Com isso, o modo esportivo é acionado e as parametrizações do conjunto motor-câmbio são alteradas, o ronco do motor sobe e a suspensão tem comportamento mais rígido. Segundo dados divulgados pela marca, o BMW 330 i M Sport acelera de 0-100 km/h em apenas 5s8 e tem velocidade máxima registrada (e limitada) em 250 km/h. É ou não é para se apaixonar?
Itens de série
A lista é grande no BMW 330 i M Sport, mas vamos tentar resumir aqui: painel digital de 12,3″ (configurável); central multimídia de 10,3″; iluminação interior customizável em LEDs; assistente pessoal BMW que atua por comandos de voz; serviços de concierge e chamada automática de emergência, em caso de acidente; novo iDrive com chip 4G instalado no carro; GPS com trânsito ao vivo; faróis de laser no facho alto (LED no baixo); o HUD (Head Up Display); suspensão M rebaixada em 10 mm; rodas aro 19″ com pneus 225/40 na frente e 255/35 atrás; freios M Sport dianteiros com pinças de quatro pistões; piloto automático adaptativo; sistema de som da Harman Kardon com 16 alto-falantes e “reversing assistant”.
Tudo isso tem um preço: o novo Série 3 tem preços que iniciam em R$ 219.950 na versão Sport, mas na M Sport, a que avaliamos em pista, o preço sobe para R$ 279.950. O modelo começou a ser vendido no dia 28 de março e tem produção nacional programada para julho, na fábrica de Araquari (SC).
Ficha técnica
- MOTOR: dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1.998 cm3, duplo comando com variador na admissão e escape, turbo, injeção direta, gasolina
- POTÊNCIA/TORQUE: 258 cv de 5.000 a 6.500 rpm; 40,8 kgfm de 1.550 a 4.400 rpm
- TRANSMISSÃO: câmbio automático de 8 marchas, tração traseira
- SUSPENSÃO: independente McPherson na dianteira e multilink na traseira
- RODAS E PNEUS: liga-leve aro 19″ com pneus 225/40 R19 na dianteira e 255/35 R19 na traseira
- FREIOS: discos ventilados nas quatro rodas, com ABS e ESP
- PESO: 1.545 kg em ordem de marcha
- DIMENSÕES: comprimento 4.709 mm, largura 1.827 mm, altura 1.435 mm, entre-eixos 2.851 mm
- CAPACIDADES: porta-malas 365 litros, tanque 59 litros
- PREÇO: R$ 279.950 (versão avaliadas M Sport)
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