Nova Volkswagen Amarok V6 agora tem 258 cv
outubro 29, 2020Agora a Volkswagen Amarok V6 tem 33 cv a mais que a antiga versão somente com uma nova programação das centrais eletrônicas do motor e do câmbio
Após ser anunciada no começo deste ano no mercado argentino, a Nova Volkswagen Amarok V6 finalmente chega ao mercado brasileiro com um belo upgrade no motor. Agora o 3.0 V6 TDI (Turbodiesel) gera 258 cv (entregues entre 3.250 rpm e 4.000 rpm) e 59,1 kgfm, e faz com que a picape cumpra os 0-100 km/h em apenas 7s4, números impactantes para uma picape média.
Segundo a Volkswagen, bastou uma nova calibração da ECU (central eletrônica) para que o ganhe fosse alcançado. Vale lembrar que a Amarok V6 anterior tinha dos 225 cv, ou seja, um ganho de 15%. Juntamente com este ganho de potência, o torque foi elevado significativamente, passando de 56,1 kgfm (550 Nm) para 59,1 kfgm (580 Nm), o que representa um incremento de 5%. Esta força está totalmente à disposição do motorista entre 1.400 rpm e 3.000 rpm.
A transmissão automática de oito marchas permanece a mesma, mas também passou por uma recalibração para adequação aos novos padrões de potência e torque. Este câmbio permite ainda trocas manuais pela alavanca ou pelas aletas (Shift Paddles) atrás do volante. A tração integral 4MOTION foi mantida.
Mas mesmo com essa potência elevada, é possível ganhar mais 14 cv (272 cv) durante 10 segundos com a função ‘Overboost’. Esta função está disponível quando a picape roda entre 50 km/h e 120 km/h e dá mais um belo empurrãozinho na hora de fazer ultrapassagens em subidas quando a caçamba está lotada, por exemplo. Depois de utilizada, a função ‘Overboost’ volta a estar disponível após 5 segundos de intervalo.
Segurança
O foco na segurança foi mantido na Nova Amarok V6 e uma série de recursos eletrônicos estão presentes de série, como o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida), HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida), BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), freios ABS off-road, RBS (sistema de frenagem na chuva), freios com discos ventilados nas rodas traseiras, airbags frontais e laterais para motorista e passageiro, e Post Collision Brake (sistema que para o veículo após uma batida frontal).
Versões da Nova Volkswagen Amarok V6
A picape será ofertada em três versões de acabamento – Comfortline, Highline (R$ 243.290) e Extreme (R$ 256.390) – e duas de motores – 2.0 TDI (turbodiesel) de 180 cv e 3.0 V6 TDI (turbodiesel) de 258 cv. Todas cabine dupla.
Na configuração topo de linha Extreme, por exemplo, a Amarok oferece ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, bancos dianteiros (motorista e passageiros) com ajustes elétricos, câmera de ré, chave e chave reserva tipo canivete com comando remoto, função Coming & Leaving Home, Piloto Automático (controle automático de velocidade), display multifuncional com computador de bordo ‘Premium Color’, faróis bixênon com luz de condução diurna (DRL) em LED e regulagem de altura, faróis de neblina com luz de conversão estática, indicação de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos, aquecíveis e rebatíveis eletricamente, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, travas e vidros (nas quatro portas) elétricos, sistema de alarme com comando remoto ‘keyless’, volante com regulagens de altura e profundidade, e bancos, volante multifuncional, alavancas de câmbio e de freio de estacionamento revestidos parcialmente em couro.
Em termos de conectividade, as configurações Highline e Extreme trazem de série a intuitiva central de infotainment Discover Media com App-Connect, CD-player/MP3, conexão Bluetooth, entradas USB, SD-card (2) e aux-in, sistema de navegação nativo e tecnologia de espelhamento de smartphone via Apple CarPlay e Android Auto.
Pacote Black Style
A Amarok passa a oferecer o pacote Black Style (RS 258.270) para a versão topo de linha Extreme na cor Mystic Black. Como o próprio nome diz, a picape da Volkswagen assume um visual ‘dark’, com a introdução de uma série de acessórios na cor preta.
São eles:
- Rodas de liga leve de 20 polegadas ‘Talca’ com acabamento em preto brilhante
- Para-choque traseiro em preto fosco
- Grade dianteira com frisos em Black Glossy e cromado
- Espelhos retrovisores externos em preto Ninja
- Estribos tubulares em aço em preto fosco
- Spoiler dianteiro em preto brilhante
- Frisos dos faróis de neblina em preto brilhante
- Detalhes de acabamento interno em preto brilhante
Fabricada na planta de General Pacheco, na Argentina, as primeiras unidades da picape desembarcam nas concessionárias da marca nas próximas semanas.