JAC Motors apresenta picape e caminhão 100% elétricos para o Brasil

JAC Motors apresenta picape e caminhão 100% elétricos para o Brasil

setembro 21, 2020 Off Por Fernando Naccari

A picape iEV 330P promete até 320 km de autonomia, capacidade para 800 kg de carga útil e preço de R$ 289.900; caminhão iEV 1200T terá capacidade para 7,5 toneladas de PBT e 200 km de autonomia ao preço de R$ 349.900

A frase que compõe uma das peças da campanha publicitária que a JAC Motors tem trabalhado nos últimos meses é emblemática. A fim de preparar a chegada de seus cinco modelos 100% elétricos no Brasil, a marca cunhou: “Enquanto algumas marcas têm um carro elétrico em sua linha… a JAC Motors tem uma linha de carros elétricos para você”. Além de três utilitários-esportivos, a surpreendente inovação que a JAC Motors imprime hoje é a introdução comercial de uma picape cabine dupla destinada ao trabalho e um caminhão com capacidade total de 7,5 toneladas e 4 ton de carga útil. Esses cinco veículos estão escrevendo um novo capítulo da história da mobilidade no país. 

Por que dois modelos de uma única vez? 

De acordo com Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, a eletrificação não pode ficar circunscrita a uma iniciativa de Marketing, objetivando aprimorar a imagem da marca ao torná-la amiga do meio ambiente.  

“Resolvemos assumir a vocação de buscar um mundo melhor e investimos seriamente numa significativa evolução do nosso modelo de negócio. Nossa família de cinco veículos elétricos assume o protagonismo na marca. A ideia é chacoalhar o mercado e instantaneamente dar várias opções de compras em segmentos diversificados”, explica. 

JAC iEV 330P

Como se tem alardeado em todo o planeta, o futuro está no carro 100% elétrico. A JAC Motors, que criou seu primeiro exemplar com propulsão elétrica em 2008, já está na sétima geração de seus modelos, tendo justamente o iEV330P como um dos maiores ícones dessa família de produtos por ser absolutamente exclusivo. Nem no mercado chinês, que vem empregando amplamente ofertas de “zero emissions”, há outro exemplar pertencente a essa categoria de comercial leve.

“Conceitualmente, a picape 100% elétrica tem tudo para alcançar os objetivos de governos e mercado corporativo em diminuir fortemente sua média de emissão de CO2 e outros poluentes, além de ter uma manutenção seis vezes mais barata que os similares a diesel”, aposta Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

Sem contar as dimensões da caçamba, das quais descreveremos a seguir, a grande estrela do iEV330P é o conjunto motriz. Dotado de baterias de fosfato de ferro-lítio com 67,2 kWh de capacidade máxima de carga, a picape da JAC possui um motor com 150 cv de potência e 330 Nm de torque – daí, inclusive, o nome de batismo do veículo, enfatizando o torque máximo.

Com essa receita, mesmo dispondo de peso em ordem de marcha de 2.200 kg – só as baterias pesam 364 kg –, o iEV330P é extremamente eficiente em duas grandezas geralmente incompatíveis em carros com motores a combustão: ele é muito econômico e, ao mesmo tempo, oferece um desempenho satisfatório em condições de trabalho, com carga total.

Capaz de rodar 320 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 21 kWh por 100 km, o iEV330P é a picape com o menor custo por km rodado do mundo. Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio (há variação por Estado brasileiro) de R$ 0,55 por kW, consumidor desembolsará R$ 37.

“Encher o tanque” por esse valor e rodar 320 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado cinco vezes menor do que um modelo com motor a diesel! As picapes tradicionais do mercado brasileiro, equipadas com transmissão automática, fazem, em média, 6 km/l no circuito urbano. Andar 320 km, portanto, exigirá 53 litros de óleo diesel que, hoje, na bomba, significarão uma despesa de R$ 196 (5,3 vezes mais cara!)

Na hora de recarregar as baterias de iEV1200T, a carga lenta em corrente alternada (obtida através de um carregador wallbox de 7,4 kW) será de 8 horas de 20 a 100%. Como é um veículo que se destina aos frotistas, no entanto, as instalações elétricas dessas empresas costumam adotar a opção de carregamento rápido em corrente contínua (obtida através de um carregador de 40 kW): o tempo de recarga, caso se opte de 20 a 100%, será de apenas 1h30.

Equipado com sistema de ação regenerativa chamado i-Pedal, o sistema de propulsão do JAC iEV330P aproveita as desacelerações e recarrega as baterias – o motor deixa de consumir energia e se torna momentaneamente um “gerador”. Resultado: se o motorista for cuidadoso nas acelerações e não usar o ar-condicionado, o iEV330T entregará uma autonomia superior aos 320 km.

O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:

  • Ar-condicionado
  • Direção com assistência eletro-hidráulica
  • DRL – luzes diurnas em LED
  • Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
  • Faróis de neblina (dianteira)
  • Lanterna de neblina (traseira)
  • Brake-light
  • Alças de segurança dianteiras e traseiras
  • Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
  • Retrovisor interno antiofuscante
  • Bancos revestidos em tecido marrom ecológico
  • Airbag duplo frontal
  • Portas com barras de proteção lateral
  • Aviso de cinto não acoplado
  • Imobilizador
  • Freio ABS com EBD
  • BOS – Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)
  • VSP – Alerta sonoro para pedestres (até 25 km/h)
  • Kit de ferramentas para reparo de pneu
  • Sensor de capô aberto
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema antiesmagamento
  • Câmera de ré
  • Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
  • Central multimídia com tela de 7 pol

JAC iEV 1200T

Desde que as primeiras unidades de demonstração do JAC iEV1200T desembarcaram no Brasil, início deste ano, o lançamento comercial do caminhão 100% elétrico vem sendo extremamente aguardado. Sua maior virtude é atender à demanda exponencial de empresas e frotistas que queiram diminuir a emissão média de poluentes de suas respectivas frotas. O motivo é simples: o JAC iEV1200T tem emissão zero de poluentes. Com esse recurso, o modelo é dono de uma proposta objetiva para melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos, atendendo aos anseios de empresas (e seus investidores), frotistas, autoridades e clientes. Além disso, ele é compacto, possui altíssima praticidade de uso e seu custo operacional é o mais baixo (disparado) do mercado.

Numa conta rápida, um caminhão movido a diesel emite 500g de CO2 por km rodado, o que se transforma em 20 toneladas de CO2 ao ano por percorrer 40.000 km. Ou 100 ton de CO2 em 5 anos. O JAC iEV1200T? Zero. Ao longo de 30 anos, que é a vida útil média dos caminhões no Brasil, cada caminhão tradicional vendido no mercado brasileiro emitirá 600 ton de CO2. O JAC iEV1200T? Zero.

Por este motivo, autoridades de várias metrópoles do mundo, como Londres, Paris, Berlim, Estocolmo, Beijing e Shangai têm anunciado severas restrições à circulação de caminhões movidos a diesel, o que logo acabará acontecendo também nas grandes cidades brasileiras.

Mas não são somente as autoridades que têm franqueado iniciativas de melhorar o meio ambiente nas grandes cidades. Cada vez mais conscientes de que precisam investir na sustentabilidade em toda a sua cadeia de produção e logística e se somando à cobrança de clientes brasileiros por essas iniciativas, as próprias empresas e frotistas têm se preocupado muito com a emissão de CO2. Mais do que a preocupação: elas têm agido.

Já foram vendidas mais de 100 unidades do iEV1200T desde abril. As primeiras serão entregues neste mês e até o final do ano, mais de 50 unidades. O saldo será completado em janeiro e fevereiro de 2021. Até agora, várias empresas interessaram-se em comprar o iEV1200T em pequenos lotes iniciais, prevendo, após alguns meses de utilização, aquisições de volumes bem maiores. “Tenho grande expectativa pelo iEV1200T. Recebemos dezenas de consultas de frotistas e empresas, que querem de qualquer modo reduzir a emissão de CO2 e outros poluentes de suas frotas”, resume Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

Uma dessas empresas foi a PepsiCo Foods, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo. A respeito do JAC iEV1200T, o diretor sênior de Supply Chain da PepsiCo Brasil, Eduardo Sacchi, disse: “Fomos uma das primeiras do setor a testar veículos elétricos, o que demonstra nossa preocupação em liderar a transição para uma alternativa de transporte cada vez mais sustentável.  Em março deste ano, incluímos esses modelos elétricos em nossa frota – para a distribuição dos produtos de nossa divisão de salgadinhos a comércios de pequeno e médio portes”.

Já a CPFL, que atua na distribuição de energia elétrica no interior de São Paulo, adquiriu várias unidades do iEV1200T para um projeto-piloto de eletrificação total de sua frota na unidade de Indaiatuba, SP. “A JAC Motors foi a única marca a nos atender em todos os segmentos: carros de passeio, picapes e caminhões, com prazos adequados de entregas e preços justos”, explicou Bruno Artioli, gerente de Frotas e Mobilidade da CPFL.

A Porto Seguro também adquiriu o iEV1200T para sua frota de serviços. “Estamos muito contentes com a parceria. A chegada do guincho movido à energia elétrica reforça o compromisso da Porto Seguro com iniciativas relacionadas à gestão ambiental e com a evolução na operação de veículos elétricos, trazendo mais essa novidade para a nossa frente de resgate sustentável”, Marcelo Sebastião, diretor do Porto Socorro.

Dotado de uma unidade motriz com 177 cv e 1.200 Nm (122,4 kgfm) de torque, o JAC iEV1200T possui 97 kWh de capacidade máxima de carga das baterias. Criado para ser um novo paradigma de “zero emissão de poluentes” na China, o modelo oferece uma autonomia de 200 km, de acordo com a norma europeia NEDC. Com 2 ton de carga, a autonomia em uso urbano salta para 250 km (ECO acionado). Já 4 ton de carga, a autonomia é de 180 km.

Equipado com sistema de ação regenerativa chamado i-Pedal, o sistema de propulsão do JAC iEV1200T aproveita as desacelerações e recarrega as baterias – o motor deixa de consumir energia e se torna momentaneamente um “gerador”. Resultado: se o motorista for cuidadoso nas acelerações e não usar o ar-condicionado, o iEV1200T entregará uma autonomia superior aos 200 km.

Rodando nessas circunstâncias, ele vai propiciar uma impensável economia no custo por km rodado. Como o preço médio do kWh é de R$ 0,55 nos mais diversos Estados brasileiros, o iEV1200T vai exigir o módico investimento de R$ 53,24 para rodar… 200 km! Essa razão de R$ 0,26 (vinte e seis centavos!!) por km rodado transforma o caminhão elétrico da JAC no veículo de transporte de carga com o menor custo de todo o mercado brasileiro.

A disparidade é tão elevada que, se você imaginar que um caminhão urbano carregado consiga um consumo de 3 km/l, como exemplo, ele vai queimar 66,7 litros de diesel para rodar os mesmo 200 km – cerca de R$ 247, ou quase 5 vezes mais caro que o iEV1200T.

Carga lenta: para carregar as baterias de iEV1200T de 20% a 100%, em corrente alternada (obtida através de um carregador wallbox de 7,4 kW), são necessárias 11 horas. Como a quilometragem média de um caminhão urbano em grandes centros é abaixo de 100 km, a recarga diária no iEV1200T durará menos de 6 horas no modo carga lenta.

Porém, por ser um veículo destinado a frotistas, as instalações elétricas dessas empresas podem optar pelo carregamento rápido em corrente contínua (um carregador de até 40 kWh): o tempo de recarga, caso se opte de 20 a 100%, será de apenas 2 horas.

Só quem já operou um caminhão urbano de entregas para saber o cansaço gerado pela lida diária de 80, 100 ou 120 km de engarrafamentos. Não são centenas, mas milhares de vezes que esse condutor terá de acionar a embreagem, por exemplo. Isso tudo você vai se esquecer com o JAC iEV1200T: a condução é absolutamente simples. Uma alavanca seletora no console vai ligar o Drive ou a marcha-a-ré. E são só dois pedais: freio e acelerador.

Tradicional fabricante de caminhões na China, a JAC Motors desenhou a parte interna do JAC iEV1200T para acomodar confortavelmente o motorista e até dois assistentes. O quadro de instrumentos possui dois grandes mostradores analógicos: “rotação” do motor e velocímetro. Ao centro, o condutor possui mais dados de funcionamento do veículo, como carga restante e temperatura das baterias, além dos hodômetros.

No console central, o JAC iEV1200T possui um grande tablet de 10,25”, posicionado na vertical, que possui espelhamento, bluetooth e outras configurações. Mais à direita há uma ilha de controles de climatização.

A exemplo dos demais modelos da família 100% elétrica da JAC Motors, por funcionar com um nível de ruído zero, quase imperceptível para quem está dentro do carro, o iEV1200T torna-se um risco para pedestres em geral, mas especialmente aqueles com deficiência visual. Alertados no trânsito das grandes cidades pelo ronco dos motores, as pessoas poderiam sofrer algum acidente, como um atropelamento, pelo simples fato de não perceberem a aproximação do caminhão.

Para prevenir esse risco, a JAC Motors desenvolveu o sistema VPS, um alerta sonoro que emite “beeps” intermitentes do lado de fora do carro até 25 km/h. Isso o torna possível de ser identificado por esses deficientes.