Ford apresenta o Novo Bronco, que deve ser vendido no Brasil
julho 14, 2020Modelo tem tudo para chegar por aqui com motor 1.5 EcoBoost de 184 cv e câmbio automático de oito marchas
Fotos: Ford / Divulgação
A Ford apresentou na tarde de ontem a nova geração do SUV clássico, o Bronco. O SUV não vem mais como modelo, mas sim como uma marca focada na experiência off-road inteligente e com tecnologias que o colocam na vanguarda do segmento.
“Criamos a família Bronco para elevar todos os aspectos da aventura off-road e os equipamos com hardware de chassi líder da categoria e tecnologias exclusivas para elevar o nível no segmento robusto 4×4 e levar as pessoas ainda mais à natureza”, disse Jim Farley, diretor de operações da Ford. “Eles são construídos com a dureza de um caminhão da série F e o espírito de desempenho do Mustang – e são embalados em um dos projetos off-road mais impressionantes e funcionais, fiéis ao DNA de design original da Bronco.”
O novo Bronco entra em cena novamente com uma linha totalmente 4×4, com a produção começando no início de 2021 e os primeiros modelos chegando nas concessionárias Ford na próxima primavera. Os proprietários da Bronco podem escolher entre uma extensa linha de mais de 200 acessórios suportados pela fábrica para personalização máxima, permitindo que os revendedores forneçam equipamentos sob demanda para as necessidades individuais de aventura de cada cliente.
O Bronco passa a ser comercializado em versões de duas e quatro portas e em diferentes disposições de teto. Nos modelos de duas portas, o teto vêm com um sistema três seções padrão – dianteira esquerda, direita e seção traseira. Há opção de teto em quatro seções que adiciona um painel removível sobre os bancos traseiros e a área de carga.
Já as versões de quatro portas possuem quatro seções de teto removíveis – painéis dianteiros esquerdo e direito, painel central de largura total e seção traseira. Os painéis de teto em todos os modelos podem ser removidos por uma pessoa, destravando as travas do interior. Os painéis da primeira fila são guardados a bordo nos modelos de duas portas.
Há ainda uma capota de tecido, padrão nos modelos de quatro portas, que oferece fácil acesso ao ar livre e uma função de inclinação exclusiva para acesso rápido à área de carga traseira. Para os clientes que não desejam escolher entre uma capota flexível ou capota rígida, o modelo de quatro portas pode ser opcional com ambas.
Interior
Por dentro, o painel de instrumentos é inspirado no modelo de primeira geração, com medidores e controles claramente visíveis e intuitivos. Cores e materiais são inspirados em paletas naturais e equipamentos para atividades ao ar livre. Com a funcionalidade off-road, os materiais são resistentes e robustos.
Um painel de instrumentos LCD colorido multifuncional é frontal e central, com o seletor de marhas e o controlador GOAT Modes no console central. As alças disponíveis estão integradas no painel de instrumentos modular e no console central, enquanto os ganchos MOLLE disponíveis são montados nos encostos dos bancos. Os pontos de fixação estão embutidos no painel de instrumentos para montar um rack para o seu próprio dispositivo, com conexões de energia de 12 volts para montar facilmente câmeras, unidades de navegação, telefones ou outros dispositivos.
Além disso, o vem com um sistema SYNC ® 4 de 12 polegadas, exclusivo para o segmento , com atualizações aéreas e integração ao aplicativo FordPass Performance com navegação off-road – um recurso exclusivo da classe Bronco que permite aos proprietários planejar, navegar e compartilhar suas aventuras off-road. O sistema SYNC também exibe o sistema de câmera de 360 graus disponível para observadores off-road para fornecer visibilidade adicional em atividades técnicas, como rastreamento de rochas.
“O sistema de mapeamento de trilhas disponível no Bronco é realmente um divisor de águas na comunidade off-road”, disse Grueber. “Ele funciona on-line ou off-line em qualquer um dos sistemas SYNC de 8 ou 12 polegadas com capacidade de navegação, permitindo que os usuários selecionem uma das centenas de mapas de trilhas disponíveis para mapear e depois rastrear, capturar e compartilhar suas aventuras com outras pessoas”.
Em sua moderna gaiola em aço de alta resistência há airbags de cortina e, nos bancos, os airbags laterais que ajudam a proteger os passageiros contra impactos laterais e complementa os airbags do motorista e do passageiro dianteiro. Complementam a lista de itens o Ford Co-Pilot360 ™, assistente de direção AdvanceTrac padrão ® com Roll Stability Control ™ e Trailer Sway Control.
Mecânica robusta e tecnológica
O DNA do Bronco era de ser um carro robusto para o uso fora de estrada, mas compacto e fácil de dirigir para quem usasse na cidade. E a nova geração mostra que a Ford levou sua história muito à sério.
Para oferecer dirigibilidade off-road em alta velocidade e desempenho geral de direção mas do que agradáveis, todos os Bronco vêm com uma suspensão dianteira independente. Na parte traseira, o Bronco vem com eixo sólido e molas helicoidais com cinco elos que combinam força e controle off-road. Os amortecedores são Bilstein ® sensíveis à posição de deslocamento longo.
O Bronco traz ainda um sistema de desconexão da barra estabilizadora hidráulica semi-ativa, exclusiva do segmento, que oferece máxima articulação e maior índice de ângulo de rampa para terrenos sem inclinação. Este sistema inovador, segundo a Ford, supera os concorrentes desconectando durante a articulação; ele pode se reconectar sob todas as condições para melhorar a direção e a estabilidade em velocidades mais altas.
Os primeiros pneus off-road de 35 polegadas do segmento, diretos da fábrica, estão disponíveis em todos os níveis de acabamento do Bronco de duas e quatro portas, enquanto as rodas disponíveis como acessórios permitem que os clientes aumentem a capacidade off-road, independentemente do preço de partida.
O Bronco, para o mercado norte-americano, vem com motor a gasolina EcoBoost V6 de 2,7 litros, projetado para produzir 310 cavalos de potência e 55,3 kgfm de torque, enquanto o EcoBoost de 2,3 litros tem como objetivo oferecer o melhor torque na mecânica quatro-cilindros da categoria, de 42,85 kgfm com um esperado 270 cavalos de potência.
Já para o Brasil, o Bronco deve vir com um motor 1.5 EcoBoost de 184 cv de potência e transmissão automática de oito velocidades. Nesta configuração, o modelo viria numa faixa de preço que pudesse competir diretamente pelo mercado de SUVs com o Jeep Compass.
Lá fora haverá duas opções de transmissão, uma de 7 velocidades (6 + 1) acoplada ao sistema 4×4 com engate automático sob demanda ou uma transmissão automática SelectShift ® de 10 velocidades que permite uma condução mais suave em rodovias e e uma caixa de transferência 4×4 para o uso em trilhas diversas.
Segundo a Ford, a missão do novíssimo Bronco 2021 é oferecer o máximo de 4×4 para qualquer lugar, a qualquer hora. O Bronco incorpora tecnologias de mapeamento e condução off-road para proporcionar aos aventureiros novatos tanto diversão quanto especialistas off-road mais exigentes.
São oferecidos até sete modos de condução que podem ser selecionados pelo motorista, incluindo Normal, Eco, Esporte, Escorregadio e Areia, com Baja, Mud / Ruts e Rock Crawl para dirigir fora de estrada.
Versões e equipamentos
Uma nova série de equipamentos baseados em experiência fornece flexibilidade exclusiva para alinhar a capacidade com os interesses de aventura de cada cliente. São oferecidas sete séries exclusivas da Bronco, com combinações de cores e acabamentos. Quando combinado com quatro pacotes de conteúdo, inúmeras opções disponíveis, 11 opções de cores e mais de 200 acessórios instaláveis pelo revendedor.
As séries variam desde o Bronco básico, um SUV sem frescura para quem deseja personalizar o seu próprio, até Big Bend ™ , Black Diamond ™ e Outer Banks ™ com uma variedade de opções e cores, complementando Wildtrak ™ e Badlands ™ para aventuras off-road mais extremas. Uma produção limitada First Edition ™ será oferecida no lançamento.
Preços
O preço sugerido para o Bronco de duas portas é $ 29.995.