BMW iX3 é o primeiro modelo 100% elétrico da família X

BMW iX3 é o primeiro modelo 100% elétrico da família X

julho 14, 2020 Off Por Fernando Naccari

O lançamento do iX3 ocorrerá no final de 2020, quando as vendas terão início na China. Será o primeiro modelo da marca a ser fabricado também para exportação a partir de Shenyang, na China

Texto e Fotos: BMW / Divulgação

O primeiro BMW X totalmente elétrico está pronto para ganhar as ruas do mundo. O BMW iX3 combina o prazer de dirigir livre de emissões e a condução esportiva pela qual a BMW é reconhecida com o conforto, a versatilidade e o amplo espaço de um SAV (Sports Activity Vehicle). Com o iX3 o BMW Group avança em sua estratégia corporativa Number One > Next no segmento de veículos com sistemas elétricos. A experiência tecnológica acumulada no desenvolvimento dos modelos BMW i está agora ganhando destaque em um modelo totalmente elétrico na principal segmentação da marca.

O novo BMW iX3 também incorpora o “poder de escolha”, por intermédio do qual o BMW Group atende a uma variada demanda de seus clientes e de regulamentos de mercado em todo o mundo. O BMW X3 será o primeiro modelo disponível globalmente em versões com motores a gasolina ou diesel – altamente eficientes – ou também em opções híbrido plug-in ou totalmente elétrico. O lançamento do iX3 ocorrerá no final de 2020, quando as vendas terão início na China. Será o primeiro modelo da marca a ser fabricado também para exportação a partir de Shenyang, na China.

O novo BMW iX3 é um marco para a mobilidade automotiva devido à combinação única da eficiência de seu motor elétrico, densidade de energia otimizada de sua bateria de alta tensão e alta capacidade de carga. E isto é fruto de muitos anos de trabalho de desenvolvimento no campo da mobilidade elétrica. Os avanços alcançados desde o lançamento no mercado do BMW i3 somam-se com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração para permitir melhorias no alcance operacional por meio da eficiência aprimorada. Isso significa que é possível evitar o uso de baterias grandes, que geralmente afetam negativamente o peso do veículo, a dinâmica de direção e o consumo de energia elétrica.

Estreia da tecnologia BMW eDrive de quinta geração

A estreia do novo BMW iX3 também dá início à quinta geração da tecnologia BMW eDrive. As últimas versões de motores elétrico, a tecnologia de carregamento e a bateria de alta tensão permitiram um progresso claro no desempenho, no consumo de energia elétrica e autonomia. Os componentes desenvolvidos pelo BMW Group também serão instalados nos modelos BMW iNEXT e BMW i4 a partir de 2021.

Com essas características, o novo BMW iX3 está de olho tanto nos requisitos atuais exigidos para o segmento de veículos elétricos quanto nas demandas futuras. Em sua quinta geração, a tecnologia BMW eDrive alcançou um nível de desenvolvimento além do dos concorrentes no mercado e fornece uma base excelente para aplicações economicamente sustentáveis em modelos com grande volume de produção. Ao mesmo tempo, este novo conceito acompanha a crescente demanda mundial por carros premium totalmente elétricos. Portanto, o novo BMW iX3 está chegando no momento certo.

Tecnologia altamente integrada

A tecnologia de dirigibilidade altamente integrada do novo BMW iX3 desempenha um papel particularmente importante na otimização da eficiência e no desenvolvimento de energia. O motor elétrico, a transmissão e a eletrônica de potência estão agora acomodados juntos. O motor elétrico do novo BMW iX3 funciona sem o uso de ímãs e esse projeto permite que metais de difícil extração sejam dispensados para a fabricação do motor.

A densidade de potência do motor elétrico no BMW iX3 é 30% maior que a dos demais veículos totalmente elétricos do BMW Group. O motor apresenta eficiência de até 93%, em comparação com 40% nos motores a combustão. A nova unidade gera uma potência máxima de 210 kW / 286 cv e torque máximo de 400 Nm sustentado em altas rotações, diferentemente de muitos outros motores elétricos. O novo BMW iX3 vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, o colocando em pé de igualdade com o BMW X3 xDrive30i convencional. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h. O envio de potência para as rodas traseiras cria uma experiência clássica de direção da BMW combinada com tração suprema e excelente eficiência.

A tecnologia de ponta das células de bateria desempenha um papel central no estágio de desenvolvimento mais recente das baterias de alta tensão. A capacidade de armazenamento da bateria – em relação ao espaço de instalação necessário e seu peso – foi aumentada substancialmente. A densidade de energia no novo BMW iX3 é cerca de 20% maior que a das células de bateria usadas pelo BMW Group para veículos totalmente elétricos até agora: 80 kWh, dos quais 74 kWh são utilizados. A alta eficiência permite que o novo BMW iX3 ofereça um alcance de até 459 quilômetros no ciclo de teste WLTP e até 520 quilômetros no ciclo de teste NEDC.

Os outros recursos que fazem sua estreia sob o novo BMW eDrive de quinta geração incluem uma unidade de carregamento inovadora que envia energia tanto para a bateria de 400V quanto à fonte de alimentação de 12V a bordo. Ao usar terminais de corrente alternada, ele permite carregamento monofásico e trifásico de até 11 kW. Conectar o veículo a uma estação de carga rápida de corrente contínua facilita as saídas de carga de até 150 kW. A bateria de alta tensão no novo BMW iX3 pode, portanto, ser carregada de 0 a 80% de sua capacidade total em apenas 34 minutos. Os motoristas podem injetar a energia necessária para adicionar 100 quilômetros à autonomia do carro (no ciclo WLTP) em 10 minutos de carregamento.

Eficiência otimizada aprimora a aptidão para longas distâncias

A excelente eficiência do motor elétrico aliada à alta capacidade de carga conferem ao novo BMW iX3 um extraordinário desempenho em longas distâncias. Em um deslocamento de 600 quilômetros, por exemplo, um BMW iX3 precisaria fazer menos paradas para carregamento que um veículo elétrico com baterias de alta tensão maiores e mais pesadas. Além disso, no caso do BMW iX3, essas paradas também seriam mais curtas. A eficiência e o conforto são aprimorados pelos serviços digitais do BMW Connected Charging. Ao planejar uma rota e calcular o horário de chegada, a função E-Route oferece recomendações para paradas no meio da viagem para carregar a bateria de alta tensão. Ele também fornece informações úteis sobre as estações de carregamento – como disponibilidade e o método de autenticação necessário – bem como sobre pontos de interesse nos arredores.

A recuperação adaptativa aumenta a eficiência e o conforto ao dirigir durante uma viagem. A intensidade da regeneração da energia do freio é adaptada à situação da estrada descrita pelos dados do sistema de navegação e dos sensores do sistema de assistência ao motorista. Por exemplo, ao se aproximar de um cruzamento, um trecho de estrada com restrição de velocidade ou um veículo na estrada à frente, a recuperação é totalmente utilizada. Enquanto isso, na estrada, a função de inércia é ativada sempre que o motorista tira o pé do acelerador. Como alternativa à recuperação adaptativa, na posição de direção “D”, o motorista pode escolher um ajuste de alta, média ou baixa regeneração da energia do freio. Além disso, o uso da alavanca seletora no console central para ativar a posição de condução “B” gera a sensação de pedal único dos veículos elétricos do BMW Group, fornecendo recuperação particularmente forte.

Manuseio esportivo e tração suprema

A bateria de alta tensão de última geração tem formato slim. Posicionada na parte inferior do carro, pode ser integrada à arquitetura flexível do SAV. Isso diminui o centro de gravidade em cerca de 7,5 centímetros em comparação com os “irmãos” BMW X3 de potência convencional, melhorando visivelmente a dinâmica lateral. Entre os elementos sob medida do chassi do BMW iX3 está uma subestrutura do eixo traseiro, que oferece o espaço de instalação necessário para a unidade. A suspensão adaptativa padrão inclui amortecedores controlados eletronicamente, cujas características se adaptam à superfície em questão. Isso permite uma otimização de conforto e dinâmica de condução. A suspensão Adaptive M opcional é ajustada para oferecer uma resposta mais esportiva.

O desenvolvimento instantâneo de potência do motor elétrico e o ajuste do chassi específico do modelo dão o novo BMW iX3 características de condução esportivas e ágeis. O inovador sistema de tração ARB do BMW i3 e um alto nível de estabilidade também proporcionam ao modelo tração surpreendente em condições climáticas adversas e em terrenos sinuosos para um SAV com um único eixo de tração.

BMW Charging, serviços digitais da BMW Connected Charging

A extensa oferta de produtos da BMW Charging baseia-se no programa BMW 360 ° Electric, lançado pelo BMW Group em 2013. A empresa assume um papel de liderança no avanço da mobilidade elétrica, apresentando soluções inovadoras para carregamento em casa ou em movimento. O recém-desenvolvido Fast Charger estará disponível pela primeira vez para o novo BMW iX3 e pode ser conectado aos soquetes domésticos e industriais padrão por meio da utilização de adaptadores. Além disso, a Smart Wallbox, disponível por meio de vários parceiros, dependendo do mercado, faz sua estreia. Ela pode ser integrada a um sistema de gerenciamento para carregamento doméstico que permite manter um registro destes gastos de energia com o carregamento em casa, função muito útil para usuários de carros elétricos corporativos.  

O novo sistema de navegação baseado na nuvem BMW Maps permite calcular os tempos de rota e chegada com velocidade e precisão ainda maiores. Os serviços já familiares do BMW i3 – como navegação com exibição de faixa no mapa e informações detalhadas sobre estações de carregamento públicas – agora são acompanhados por funções adicionais que podem ser acessadas a partir do carro ou com o novo app My BMW. O BMW iX3 é equipado de série com a última geração do sistema operacional ID7, permitindo que o software seja atualizado over the air.

Proporções e versatilidade de um SAV

O design do novo BMW iX3 exibe as proporções típicas de um SAV e otimiza as propriedades aerodinâmicas do carro. O para-choque dianteiro e a grade de duplo rim da BMW têm um design bastante fechado, enquanto a extremidade traseira também foi esculpida para reduzir a resistência do ar.

As rodas de liga leve com design aerodinâmico também ajudam a controlar o fluxo de ar ao redor do veículo. As rodas aerodinâmicas que estreiam no novo BMW iX3 reduzem seu coeficiente de arrasto em cerca de 5% em relação às rodas de liga leve convencionais. Isso é possível graças a inserções sofisticadas na roda de raios V cuja superfície mantém o ar fluindo mais suavemente. Portanto, a melhoria da eficiência adiciona cerca de 10 quilômetros (6 milhas) à faixa do novo BMW iX3 no novo ciclo de testes WLTP.

Ambiente premium

Assim como na parte externa, o interior do novo BMW iX3 também faz referência à presença de um sistema de propulsão elétrico. Combinados, controles de acionamento, os materiais de alta qualidade e superfícies com design elegante criam o ambiente premium tipicamente associado a um SAV da fabricante alemã. Outra qualidade marcante desta gama – versatilidade – reflete-se no espaço: graças ao encosto traseiro dobrável, a capacidade de carga pode ser aumentada de 510 para um máximo de 1.560 litros, conforme necessário.

A estreia do BMW IconicSounds Electric no BMW iX3 fornece uma qualidade acústica que enriquecem a experiência de condução elétrica, dando-lhe profundidade emocional. As variações de aceleração são sinalizadas por um som modulado e a recuperação durante ultrapassagem e frenagem são acompanhadas por uma resposta acústica suave, o que significa que todo modo de direção é replicado por um padrão de som correspondente. Quando o botão start/stop é pressionado, uma composição sonora curta pode ser ouvida, definindo o cenário para a experiência de condução elétrica.

O BMW iX3 estará disponível em duas versões em seu lançamento. A especificação “Inspiring” inclui pintura metálica; rodas aerodinâmicas de 19 polegadas; faróis de LED; teto solar panorâmico de vidro; Driving Assistant Professional com controle de cruzeiro ativo e função Stop & Go; assistente de direção com controle de pista, aviso de mudança de pista e aviso de saída de pista; Park Distance Control com sensores dianteiro e traseiro; indicador de pressão dos pneus e sistema de alarme. Há também volante esportivo, iluminação ambiente, assentos com ajustes eletrônicos e função de memória e sistema de controle de temperatura com três zonas independentes (incluindo a função de pré-aquecimento e pré-condicionamento). O modelo inclui também BMW Live Cockpit Professional (completo com um sistema de navegação otimizado), o BMW Intelligent Personal Assistant, integração de smartphones com Apple CarPlay e Android Auto, atualização remota de software, serviços digitais da BMW Connected Charging, carregador de bateria sem fio para smartphones e um sistema de áudio com sintonizador DAB.

O pacote de equipamentos da versão “Impressive” inclui rodas de liga leve de 20 polegadas; faróis LED adaptativos, Comfort Access, revestimento em couro Vernasca e bancos esportivos dianteiros com suporte lombar. No quesito tecnologia, inclui BMW Head-Up Display e Parking Assistant Plus com câmera de visão traseira. Para um toque ainda mais exclusivo e conforto ao dirigir, há função de controle por gestos, sistema de som surround assinado pela Harman Kardon e ponto de acesso WiFi incluso.