5 Dicas: saiba quando trocar as correias do motor do seu carro

5 Dicas: saiba quando trocar as correias do motor do seu carro

novembro 6, 2018 Off Por Fernando Naccari

Essa é uma das dúvidas que mais se carregam dúvidas acerca da manutenção dos veículos, sejam eles de qualquer categoria e tipo de motor, seja do ciclo Otto ou Diesel.

Modern powerful car engine

A correia dentada (também conhecida como  correia sincronizadora) tem uma das principais funções em um motor, que é realizar a ligação sincronizada entre o virabrequim do motor e o eixo-comando de válvulas. Este sincronismo permite que ocorra a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e escapamento no momento correto, deixando o motor em pleno funcionamento em qualquer regime.

Já as Correias de Acessórios, como o próprio nome já diz, comandam os acessórios ligados ao motor, como por exemplo o alternador, ar-condicionado, direção hidráulica e etc. Esta não trabalha com sincronismo, mas em caso de rompimento, os acessórios deixam de funcionar e, no caso do alternador, acarretará no não funcionamento do motor por “falta de energia”.

Sabendo disso, aqui vão 5 Dicas para você nunca mais ter dúvidas se é hora ou não de trocar as correias do seu carro:

1) Há algum aspecto visual nas correias que indicam a hora de trocar? Bom, mais ou menos. Na verdade, se sua correia já estiver com aspecto quebradiço, ressecado, ou com visível desgaste dos “dentes”, já passou da hora de trocá-las.

Créditos: Serv Troca

2) Qual é a hora certa de trocar as correias? O melhor parâmetro é aquele estipulado pelo fabricante do veículo. Normalmente, recomenda-se a troca a cada 40.000 km, mas este prazo pode ser maior ou menor dependendo de cada montadora. Vale lembrar também que, devido as correias serem produzidas em borracha, possuem prazo de validade e podem ser trocadas pelo tempo de uso e não somente pela quilometragem percorrida.

Créditos: Cars From Japan

Há motores que utilizam corrente de comando ao invés de correia dentada, neste caso, o prazo de troca é estendido, normalmente a cada 100 mil km ou mais. Também há casos de motores que utilizam correias dentadas banhadas à óleo e que possuem elevada vida útil, como no caso nos motores de três-cilindros da Ford, que recomenda a troca somente com a cada 240.000 km.

Créditos: Jap Service Parts UK

3) Meu mecânico disse que tenho que trocar os esticadores e tensionadores. Estou sendo enganado (a)? Não, ele esta corretíssimo neste aspecto. Se as correias trabalham em movimento constante e com elasticidade e tensão controladas, os responsáveis por isso são os esticadores e tensionadores que possuem rolamento interno para estarem o tempo todo girando. Estes rolamentos também possuem vida útil e, mesmo que na hora da troca estejam com aparente bom funcionamento, sua vida útil não se estenderá até a próxima troca das correias e, se por ventura vierem a quebrar, suas correias perderão o efeito e o seu motor pode “ir para o brejo”. Neste caso, siga o conselho dele e permita a troca dos componentes, a mão-de-obra é a mesma e mesmo elevando o custo das peças, o alívio no bolso comparado a um reparo de cabeçote (isso se ele tiver conserto) para corrigir o problema pode ser elevadíssimo. Ah, o mesmo vale para a bomba d’água. Trocou correia dentada, bomba d’água vai junto!

Créditos: Gates – Divulgação

4) Comprei um carro e não sei quando foi feita a última troca. Como devo proceder? Neste caso, não há uma medida infalível para descobrir o estado real do sistema. Para evitar dor de cabeça futura, coloque os reparos como prioridade.

Créditos: Japan Service

5) Há diferenças entre uma correia vendida na concessionária e uma vendida na autopeças? Depende. Se você acha que uma Volkswagen, Chevrolet, Fiat ou afins produzem as correias que vão no carro quando zero km, você está enganado (a). Todas as correias são fabricadas e repassadas às montadoras (entendeu o porquê de chamarem montadoras?) por fabricantes de correias reconhecidas nacionalmente e mundialmente, portanto, na hora de ir comprar as correias, saiba que a peça vendida na concessionária pode ser a mesma vendida numa autopeças. A diferença básica é de que a vendida na concessionária carrega a imagem da montadora do veículo, enquanto aquela vendida no mercado de reposição traz a identidade visual de sua fabricante.

Foto: Adaptado de Gates e FordTem.

Mas há ainda outras empresas que fabricam estas correias (assim como outras peças para o veículo) com qualidade bastante inferior e com preços atrativos. Portanto, antes de comprar, pesquise sobre a marca e saiba de suas certificações e, em caso de dúvidas, consulte o seu mecânico de confiança.