Cyan Racing revela o Volvo P1800 com inspiração clássica

Cyan Racing revela o Volvo P1800 com inspiração clássica

setembro 4, 2020 Off Por Fernando Naccari

A Cyan Racing, tricampeã mundial de carros de turismo, revelou o Volvo P1800 Cyan, uma interpretação do icônico esportivo da Volvo dos anos sessenta

A Cyan Racing, fundada em 1996 e que anteriormente se chamava Polestar até que a Volvo Cars adquiriu a seção de desempenho e a marca registrada em 2015, apresentou o seu novo conceito de esportivo baseado num modelo clássico da marca sueca, o P1800. O novo esportivo será comercializado de forma independente pela Cyan Racing. 

“Nossa empresa foi fundada em 1996 para competir com carros Volvo na Suécia e o Volvo P1800 Cyan está fechando um círculo para nós.

Conquistamos nosso primeiro título mundial com a Volvo em 2017 e, desde então, conquistamos mais dois títulos mundiais com dois outros fabricantes. O primeiro título mundial foi um marco para nós e sentimos que era uma boa altura para nos reconectarmos com o passado e com aqueles que corriam com Volvos antes de nós. O primeiro Volvo P1800 Cyan carrega nossas cores de corrida azul e amarelo para marcar nossa herança.”

disse Christian Dahl, CEO e fundador da Cyan Racing.

Vale lembrar que o Volvo P1800 original foi apresentado em 1960, um ano antes do Jaguar E-Type, dois anos antes da Ferrari 250 GTO e três anos antes do Porsche 911 assim, segundo o CEO da Cyan Racing, o objetivo era dar uma continuação a um modelo que não teve sequência assim como os seus rivais.

“Isso nos deixou com inspiração para criar o que poderia ter sido se nós, como uma equipe de corrida, estivéssemos lá durante os anos 60, competindo com o P1800, e tivéssemos que projetar uma versão de estrada de nosso carro de corrida.”

Essa quebra de paradigma é importante, principalmente em um mercado focado em produzir cada vez mais modelos eletrificados, sendo eles esportivos ou não.

Ao criar o Volvo P1800 Cyan, a equipe por trás dele decidiu tratar o design e a engenharia dos anos 60 com cuidado, sem “muletas tecnológicas” para ajudar o motorista a pilotá-lo.

“O objetivo do Volvo P1800 Cyan é limpar qualquer coisa que atrapalhe a conexão direta entre o motorista, os pneus e a estrada. Nosso objetivo foi manter essa sensação imperturbável enquanto a refinamos com a melhor tecnologia de hoje”, disse Mattias Evensson.

Assim, a carroceria do Volvo P1800 ficou mais larga para acomodar um novo chassi, rodas maiores e uma série de melhorias. Ela foi construída em aços de alta resistência e fibra de carbono, que são melhorias significativas quando comparadas ao projeto original do esportivo. Com tudo isso, o peso total do veículo é baixo: apenas 990 kg.

Mecânica moderna

O novo-velho P1800 vem com um motor de quatro cilindros turboalimentado de dois litros, baseado no mesmo motor usado no carro de corrida vencedor do título mundial Volvo S60 TC1, produzindo 420 cavalos de potência e 46 kgfm de torque com rotação de corte de incríveis 7.700 rpm.

Embora o motor seja turboalimentado, ele foi desenvolvido para fornecer uma curva de potência e torque linear com as características de um motor normalmente aspirado. 

“Ao avaliar os motores do Volvo P1800 Cyan, consideramos uma ampla gama de motores Volvo, incluindo o B18 original, o ‘Red Block’ B230, o 5 cilindros ‘White Block’, o curto em-linha 6 cilindros e o 4 cilindros VEA (Volvo Engine Architecture) que impulsiona os Volvos de hoje ”, disse Mattias Evensson.

O câmbio escolhido foi um Holinger projetado sob medida para o P1800. Com cinco marchas e trocas manuais, busca trazer um feeling parecido com o do modelo original.

A suspensão traseira também foi modificada, saindo o eixo traseiro dinâmico original do Volvo P1800 e entrando um sistema independente projetada pela Cyan. Vale ressaltar que o modelo preserva a tração traseira e traz diferencial de deslizamento limitado.

A suspensão dianteira é McPherson e, assim como a traseira, é construída em alumínio, possui braços duplos e os amortecedores ajustáveis ​​bidirecionais hidráulicos são projeto exclusivo da Cyan Racing. As rodas de 18″ são forjadas e utilizam pneus Pirelli P Zero 235/40 na frente e 265/35 na traseira.

O freios são focados em eficiência e utilizam 4 pistões por pinça, discos de aço de 362×32 mm e sem nenhum apoio eletrônico, como ABS, EBD ou afins.

Ficha Técnica

Motor 
Aspiração:
Tamanho:
Número de cilindros:
Alinhamento do cilindro:
Válvulas por cilindro:
Furo x curso:
Taxa de compressão:
HP / kW
máximo: Torque
máximo: Impulso
máximo: RPM máximo:
Sistema de combustível:
Turbo:
Escape:
Turbocompressor
2000cc
4
Em linha
4
82×93,2 mm
10,2: 1
420 cv / 308 kW @ 7000 rpm
46 kgfm @ 6000 rpm
2,7 bar
7.700 rpm
Injeção direta
BorgWarner EFR, rolamentos de esferas de cerâmica, roda de turbina gama-ti
Tubo duplo de aço inoxidável, duplos conversores catalíticos
Transmissão 
Rodas motrizes:
Tipo de caixa de velocidades:
Número de engrenagens:
Embreagem:
Volante:
Eixo de transmissão: Transmissão
final:
RWD
helicoidal sincronizado manual
 5
 200 mm, disco orgânico LSD de fibra de carbono de aço de massa única com proporção personalizável
Dimensões 
Distância entre eixos:
Comprimento:
Largura:
Altura:
Frente da
esteira: Traseira da esteira:
Capacidade do tanque de combustível:
2446 mm
4203 mm
1748 mm
1220 mm
1466 mm
1489 mm
57 litros
Suspensão e corpo 
Frente:
Traseira:
Amortecedores:
Barras anti-roll:
Rack de direção:

Triângulo duplo, curvatura ajustável e bumpsteer
Triângulo duplo
ajustáveis ​​Compressão ajustável e rebote dianteiro e traseiro
Barras estabilizadoras tubulares dianteiras e traseiras, rigidez traseira ajustável
Rack e pinhão com relação ajustável
Aço de alta resistência e fibra de carbono
Gaiola de proteção do corpo feita em titânio
Freios 
Frente:
Traseira:
Pinça de 4 pistões, disco de 362×32 mm
Pinça de 4 pistões, disco de 330×25,4 mm
Rodas 
Tamanho do pneu dianteiro:
Tamanho do pneu
traseiro: 
Tamanho do
aro dianteiro:
Tamanho do aro traseiro:
Rodas Centerlock
Pirelli P Zero 235/40-R18
Pirelli P Zero 265/35-R18
8,5 ”x18” 
9,5 ”x18”
Peso 
Peso meio-fio:
Distribuição de peso:
 990 kg
 F: T / 47:53%

Galeria