Ressalte a cor e brilho do seu carro com o verniz automotivo
abril 2, 2020Saiba como garantir uma cor brilhante e protegida para o seu carro usando apenas o verniz automotivo
Arranhões e batidas não são as únicas formas de danificar a pintura de um carro. A exposição à intempéries como vento, chuva e sol também prejudicam a aparência do veículo, que pode perder o brilho do verniz automotivo ao longo do tempo.
Para conservá-lo, oficinas e lava-rápidos oferecem uma infinidade de serviços. Apesar desses serviços serem necessários para a manutenção e preservação da pintura do carro, eles não podem ser realizados com muita frequência.
Existem hoje dois tipos de tintas automotivas: as metálicas e sólidas, mas o tratamento de conservação é o mesmo, pois ambas são cobertas pela camada de verniz automotivo que protege e dá brilho.
O verniz automotivo é feito para proteger a pintura original, pois em um veículo sem a proteção do verniz, as marcas e danos provocadas por diversos fatores poderão ser irreversíveis, fazendo com que se tenha que realizar uma nova pintura para encobrir e corrigir tais danos.
Veja a seguir algumas dicas de como recuperar a cor e o brilho do seu veículo com o uso de verniz:
Preparo do veículo antes de aplicar o Verniz Fosco Automotivo
Para garantir um resultado melhor, é fundamental preparar o veículo com os procedimentos corretos, evitando a má fixação do produto. Limpe bem a superfície com um pano seco e lixe uniformemente com a lixa umedecida, para não danificar a pintura original.
Limpe novamente com um pano de microfibra para remover a poeira. Faça tudo isso em local abrigado das alterações do clima, e escolha um dia de temperatura amena para a aplicação. Dias úmidos interferem no tempo de secagem e podem causar escorrimento do verniz.
Existem três tipos de verniz automotivo: acrílico, poliuretano e poliuretano alto sólidos e se caracterizam pelas seguintes diferenças:
- O verniz automotivo acrílico tem secagem rápida e é mais utilizado em reparos instantâneos, mas tem a desvantagem de ser pouco resistente, perdendo o brilho em poucos dias;
- O verniz automotivo poliuretano tem fórmula bi-componente, necessitando de um catalisador para apurar sua secagem e aumentar a durabilidade do seu brilho;
- O verniz automotivo poliuretano alto sólido apresenta ótimo rendimento e com durabilidade maior, chegando a cinco anos.
O acabamento do verniz fosco automotivo continua em alta, muito utilizado por quem não gosta de brilho intenso. Para conseguir o acabamento fosco basta utilizar o verniz poliuretano.
Recuperando a cor e o brilho
O verniz é a proteção química e mecânica da tinta. Quando seco, é um material duro e trabalhoso de ser lixado, que deve ser aplicado com cuidado, em camadas finas para não escorrer.
Após aplicação terá a aparência espelhada. Caso você nunca tenha aplicado antes, treine em algum material até acertar a mão.
O verniz tem que ser aplicado a uma distância de cerca de 20 a 30cm. Se ainda assim escorrer, não tente corrigir na hora. Aguarde a pausa de secagem indicada pelo fabricante e lixe novamente. Reaplique o verniz em finas camadas.
Importante lembrar que, sempre que recarregar a pistola, pulverize um pouco fora do veículo, pois o verniz não estará todo misturado com o catalisador, salvo se a mistura for feita fora da pistola.
Se aplicado sem o catalizador, o verniz automotivo ficará manchado e pode levar horas até secar.
Agora que você já sabe como garantir uma cor brilhante e protegida para o seu carro, que tal colocar a mão na massa?