Hyundai HB20 rebaixa para uma estrela no teste de segurança do Latin NCAP

Hyundai HB20 rebaixa para uma estrela no teste de segurança do Latin NCAP

outubro 13, 2020 Off Por Fernando Naccari

Segundo o relatório do teste de auditoria, o modelo ofereceu menor proteção no tórax do ocupante adulto do que no teste original

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, realizou o teste de auditoria na substituição de um dos modelos mais vendidos no Brasil: o Novo Hyundai HB20. O resultado do teste de auditoria mostra que o modelo ofereceu menor proteção no tórax do ocupante adulto do que no teste original, ultrapassando por pouco os limites biomecânicos máximos permitidos para o corpo no teste de impacto lateral.

O Latin NCAP avaliou o Novo Hyundai HB20 em 2019, fabricado no Brasil, onde obteve quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil. De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste patrocinado a qualquer momento .

O Latin NCAP decidiu realizar o teste de auditoria do HB20 e o tórax do adulto apresentou níveis de proteção mais baixos no impacto lateral do que o mesmo modelo testado em setembro de 2019. Durante o impacto lateral, o tórax do dummy adulto ofereceu proteção ruim (cor vermelha), apresentando valores que excedem o limite biomecânico permitido pelo Latin NCAP.

De acordo com o protocolo do Latin NCAP 2016-2019, sob o qual o veículo foi avaliado, uma área crítica do corpo com cor vermelha limita o resultado a, no máximo, uma estrela.

Perguntas e respostas com Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP.

Quão surpreendente é esse resultado da Hyundai?

É surpreendente e decepcionante que um fabricante como a Hyundai, líder em segurança nos mercados globais, seja caracterizado por um fraco desempenho de segurança na América Latina. O HB20 é concorrente direto do Novo Chevrolet Onix, cujo modelo original é o mais vendido do Brasil. O Novo Onix oferece melhor desempenho, cinco estrelas para proteção do ocupante adulto e infantil, seis airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade e proteção para pedestres como equipamento de segurança padrão. É possível produzir veículos populares cinco estrelas no Brasil; portanto, os brasileiros deveriam questionar a Hyundai sobre por que eles estão sendo tratados como cidadãos de segunda classe, enquanto outros fabricantes como a Chevrolet oferecem aos latino-americanos a mesma segurança básica que a proporcionada aos clientes em outros mercados globais.

Quais as principais diferenças encontradas no desempenho do HB20 testado em 2019 e do auditado em 2020?

O Latin NCAP não encontrou diferença na construção dos dois veículos, mas no próprio desempenho. Na verdade, a deformação da estrutura parece a mesma, com deformação interna semelhante e pontos de impacto similares no dummy. Notamos uma desaceleração diferente sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro. Esta situação levanta sérias questões sobre a estratégia da Hyundai dos sistemas de retenção de impacto lateral do HB20.

Como foi a reação da Hyundai?

O Latin NCAP perguntou à Hyundai se eles poderiam explicar as diferenças de desempenho. O Latin NCAP também incentivou a Hyundai a melhorar o veículo auditado e a desenvolver uma abordagem de segurança mais robusta para o sistema já instalado no carro. Até o momento, a Hyundai não reagiu aos comentários do Latin NCAP.

De quem é a responsabilidade e há alguma maneira de evitá-lo?

O monitoramento para evitar esse tipo de oscilação na qualidade da produção é de responsabilidade do fabricante. Sob estruturas regulatórias mais robustas, que pressionam os fabricantes de automóveis a reforçar o controle de qualidade e o monitoramento, essas variações são facilmente aparentes. Os governos são responsáveis por estabelecer estruturas regulatórias robustas e apoiar os NCAPs locais, seguindo as recomendações da Década de Ação para a Segurança Viária das Nações Unidas em 2030 .