Fabricante de baterias para carros elétricos promete durabilidade de 16 anos ou 2 milhões de km
setembro 22, 2020Atual fornecedora de baterias para a BMW, Toyota e Tesla consegue com essa nova tecnologia reduzir o custo de manutenção de um carro elétrico, aumentar sua confiabilidade e reduzir a quase zero o impacto ambiental com o descarte do componente
Se o seu fator de decisão para comprar um carro elétrico ainda é o medo da pouca durabilidade de suas baterias (claro, deixando um pouco de lado os altos preços deste tipo de carro no Brasil), a Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL), fabricante de baterias para elétricos de fabricantes como BMW, Toyota e Tesla, promete mudar completamente este parâmetro.
De acordo com a Bloomberg , a fabricante chinesa relata que o seu novo banco de baterias tem durabilidade de cerca de 2 milhões de quilômetros, ou 16 anos. Para colocar isso em perspectiva, o brasileiro dirige em média 13 mil km por ano, ou seja, se usarmos a quilometragem como referência, a durabilidade da bateria ultrapassaria os 150 anos (153,8 anos, para ser mais exato). Atualmente, as baterias para carros elétricos tem durabilidade estimada de 300 mil quilômetros, portanto, este seria um salto gigantesco na tecnologia.
A CATL ainda não compartilhou nenhuma informação sobre como projetou seu novo banco de baterias, mas de acordo com o presidente da empresa, Zeng Yuqun, Elon Musk visitou a China para conferir a nova tecnologia e decidiu instalar esse novo conjunto nos futuros Tesla Model 3, que serão construídos na fábrica da empresa em Xangai.
Ainda de acordo com o mesmo artigo, esse upgrade tecnológico faria com que o custo de aquisição das novas baterias seria apenas 10% maior do que o desembolsado pelas empresas atualmente. Vale ressaltar que o banco de baterias de um carro elétrico é o componente mais caro de toda a sua construção, portanto, embora custe pouco mais que o atual, a possibilidade de nunca precisar trocá-lo acaba barateando o custo de manutenção do carro EV ao longo de toda a sua vida útil e, em alguns casos, a bateria poderá ser reaproveitada após a vida útil do veículo se extinguir (como no caso de uma colisão com perda total do veículo, mas sem danos à bateria). Além disso, isso diminuiria a necessidade de descarte do componente, já que ainda não há unanimidade sobre qual a melhor maneira para isso.