Teste: Toyota Etios HB X-Plus 2019 é um carro que merece sua atenção

Teste: Toyota Etios HB X-Plus 2019 é um carro que merece sua atenção

fevereiro 15, 2019 Off Por Fernando Naccari

Antes de tudo, vamos ao fato principal: o Etios evoluiu ao longo dos anos, mas ainda continua feio. Negar isso é irreal.

No entanto, sabe a velha história de que não se deve “julgar o livro pela capa”? O Etios é um caso claro que confirma essa máxima, já que aos olhos, não é dos mais belos, mas quando você entra no carro e dá um voltinha, passa a considerar seriamente em levá-lo para casa.

Isso acontece porquê o Etios é um carro sem grandes mimos ou luxos, mas que entrega o que tem com muitos méritos. Como um belo prato de arroz e feijão quando se está com fome, ao invés de almoçar em um restaurante renomado que, embora faça uma refeição deliciosa, não sacia o apetite.

Qualidades do Etios

Como falamos, o Etios entrega bem o que tem. O maior mérito, talvez, seja o quão bem acertado ele é e como os seus sistemas funcionam bem em conjunto. Por exemplo, sua suspensão McPherson dianteira e tipo eixo de torção traseira têm calibração ideal para o uso urbano, tendendo à maciez e filtrando com esmero as irregularidades das vias. Como disse na avaliação em vídeo (antes do primeiro parágrafo), quando do lançamento do Etios em 2012, a sensação era de dirigir um Corolla em escala reduzida. Hoje, o sedã mais vendido do mundo passou por evoluções e está ainda mais confortável, mas para a época, a similaridade era notória.

Outro ponto elogiável é o bom casamento entre o motor 1.5 VVTi Flex (107 /102 cv (E/G) a 5.600 rpm e torque de torque de 14,7/14,3 kgfm (E/G) a 4.000 rpm) e o câmbio automático convencional de 4 marchas.

Embora os números não sejam excelentes e nem a tecnologia seja das mais avançadas, o conjunto trabalha bem no ciclo urbano sempre oferecendo potência adequada. Exceção feita para realizar ultrapassagens ou vencer subidas íngremes. Nestes casos, o câmbio apresenta lentidão na resposta e faz com que o motor trabalhe com giros elevados.

Mesmo com este pênalti, o consumo de combustível foi considerado bom: 7 km/l na cidade e 11 km/l, na estrada, ambos com etanol no tanque.

Novidades da linha 2019

Os olhos mais treinados podem acabar deixando passar despercebidas as mudanças do Etios na linha 2019. A começar pela versão testada, a X-Plus, que vem para substituir a antiga e intermediária XS.

Além da nova versão, o modelo conta com novidades em segurança, como controle de estabilidade e de tração, assim como acréscimo do assistente de partida em rampa.

Visualmente falando, a linha 2019 estreia faróis com máscaras negras, lanternas traseiras escurecidas, grade dianteira em preto brilhante e, no caso do modelo testado, a nova cor: o Super Vermelho.

Por dentro, nada muda, e permanece o painel de instrumentos digital centralizado e molduras em ‘black piano’. Na verdade, este tom escuro fica bastante estranho com a incidência de luz, pois parece ter ‘purpurina’ e fica com vários pontinhos multicoloridos.

Destaque para a função “EcoWallet” que calcula o quanto você gastou no trajeto em dinheiro, bastando ao usuário inserir o valor do litro do combustível no ato do abastecimento.

Espaçoso, para o seu porte

Apesar de compacto, o Etios oferece bom espaço para os ocupantes, tanto dianteiros quanto traseiros. Aliás, na segunda fileira de bancos, o piso é praticamente plano e facilita a vida de quem vai na posição central. Outro ponto que merece elogio é a presença de Isofix para fixação de cadeirinha infantil.

Ah, o motorista conta com regulagem de altura e profundidade do assento, além de um bem-vindo apoio de braços móvel.

Já quando falamos em porta-malas, o espaço é apenas razoável, com 270 litros de volume.

O que poderia melhorar?

Em um modelo que tem preços partindo de R$ 61.690,00, itens como regulagem de altura do cinto de segurança, regulagem de profundidade do volante e uma central multimídia são itens que fazem falta, e muito falta.

Veredicto

O Etios não é um carro recheado de itens de série ou de tecnologia, mas entrega com méritos tudo o que tem, portanto, vale a compra! De série, a versão X-Plus traz direção eletroassistida, ar-condicionado analógico, trio-elétrico (vidros, travas e retrovisores com regulagem elétrica), rádio com conexão Bluetooth, MP3, entradas auxiliares e USB e até de CD, piloto automático e volante multifuncional.

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