Teste: Jeep Renegade Sport Flex 2019 – vale a compra?

Teste: Jeep Renegade Sport Flex 2019 – vale a compra?

junho 10, 2019 Off Por Fernando Naccari

Ele recebeu um pequeno “tapa” no visual para continuar relevante no mercado

O mais SUV entre os SUVs de sua categoria, recebeu pequenas mudanças no visual e, para olhos menos treinados, fica difícil notar as mudanças, principalmente nas versões mais “básicas”, como a Sport Flex AT, a que avaliamos para esta matéria.

Enquanto nas versões de topo o Jeep Renegade agora conta com faróis em LED e rodas de 19″, a Sport Flex trax apenas um novo posicionamento dos faróis, agora um pouco mais altos e com o capô cobrindo a parte superior. Além disso, as sete fendas tradicionais da Jeep ficaram um pouco mais largas e não há mais distinção do para-choque entre as versões diesel e flex. Com isso, há um ganho nos ângulos de entrada e saída, tudo para evitar que o jipão raspe nas entradas e saídas de estacionamentos de shoppings e supermercados. O modelo vem também com novas rodas de 17″.

Mecânica

Na versão 2019, o Jeep Renegade Sport Flex preservou a mecânica 1.8 Flex de 139 cv (E) / 135 (G) a 5.750 rpm e 19,27 (E) / 18,76 (G) kgfm a 3.750 rpm. O câmbio automático de seis marchas também é o mesmo, mas parece ter sofrido uma recalibração, pois se mostra mais efetivo nas trocas de marchas, tirando um pouco daquele enorme lag que tinha.

Conforto

O acabamento interno continua sendo o forte do modelo. Não houve mudanças aqui, a não ser a inscrição “Since 1941” que ficava em baixo relevo na área da central multimídia que deixou de existir.

O conforto de rodagem também continua o mesmo, tudo graças ao conjunto independente nas quatro rodas e a direção eletroassistida.

Itens de série

A lista de itens é mais do que suficiente:

  • ABS
  • Air bags dianteiros
  • Ajuste do volante em altura e profundidade
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Apoia-braço com porta objetos
  • Ar condicionado
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível
  • Bolsa porta objetos atrás do banco do motorista
  • Chave canivete com telecomando
  • Cinto traseiro central de 3 pontos
  • Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura
  • Comandos do sistema de áudio e bluetooth no volante
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio,consumo instantâneo, autonomia)
  • Console central atualizado com mais espaço no porta objetos
  • Controle de Estabilidade (ESC)
  • Controle de Tração
  • Controle de estabilidade para trailler (quando com engate Mopar)
  • Controle eletrônico anti capotamento
  • Câmera de ré
  • Direção elétrica
  • Encosto de cabeça traseiro central
  • Entrada USB para os ocupantes do banco traseiro
  • Estepe de uso emergencial
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Freios a disco nas 4 rodas
  • Ganchos de fixação de carga no porta-malas
  • Hill start assist
  • Iluminação do porta-malas
  • Indicador de troca de marchas (GSI)
  • Isofix
  • Limitador de velocidade
  • Limpador e desembaçador dos vidros traseiros
  • Luzes diurna (DRL)
  • Maçaneta de abertura do porta malas destacada
  • Maçanetas e retrovisores externos na cor preta
  • Panic break assist
  • Para sol com espelhos cortesia
  • Pavimento do porta malas com revestimento duplo
  • Piloto automático
  • Porta objetos com suporte para até um IPAD mini
  • Porta-celular
  • Porta-óculos
  • Quadro de instrumento TFT de 3,5”
  • Rack de teto na cor preta
  • Refletor lateral cristal
  • Repetidor lateral nos retrovisores
  • Retrovisores externos elétricos
  • Revestimento do banco em tecido com costura em preto
  • Revestimento externo nas colunas das portas
  • Rodas em liga aro 17″ e pneus “super verdes” 215/60 de uso misto
  • Rádio integrado ao painel com RDS e porta USB
  • Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor)
  • Sistema de monitoramento indireto dos pneus (iTPMS)
  • Sistema de áudio com tela de 5” touch com 6 alto falantes, comando de voz, USB e Bluetooth
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas nas portas e porta malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas)
  • Vidros elétricos nas 4 portas com one touch

O que poderia melhorar

Sempre vou bater o pé neste aspecto nos veículos da FCA: o sistema de áudio com tela de 5″ é ruim. A qualidade de som é baixa, sua funcionalidade é lenta e câmera de ré instalada tem tamanho menor que o de uma tela de celular. O carro merece uma central multimídia de melhor qualidade e com conexão via Android Auto e Apple CarPlay.

Veredicto

Entre os SUVs vendidos nesta faixa de preço (entre R$ 70 mil e R$ 110 mil), o Renegade é o único que te propicia a sensação de dirigir um SUV de verdade, embora seu apetite por terra seja demonstrado apenas nas versões 4×4.

O conjunto motor e câmbio também precisa evoluir, mesmo mostrando que estão mais afinados. Resta torcer para que o FireFly Turbo, que deve chegar no País em meados de 2020, supra esse ponto fraco. Caso isso ocorra, ficará difícil ter SUV melhor que ele.

Ficha técnica:

Jeep Renegade Limited 1.8 Flex

  • Motor: 4 cilindros em linha 1.8 16V flex
  • Potência: 135 (G) e 139 (E) cv a 5.750 rpm
  • Torque: 18,76 (g) e 19,27 (e) kgfm a 3.750 rpm
  • Câmbio: automático sequencial, seis marchas
  • Direção: elatricoassistida
  • Suspensões: MacPherson (dianteira/traseira)
  • Freios: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)
  • Tração: dianteira
  • Dimensões: 4,232 m (comprimento), 1,805 m (largura), 1,714 m (altura)
  • Entre-eixos: 2,570 m
  • Pneus:  “super verdes” 215/60 de uso misto
  • Porta-malas: 320 litros
  • Tanque: 60 litros
  • Consumo cidade: 9,7 km/l (G) e 6,3 km/l (E)
  • Consumo estrada: 13,4 km/l (G) e 8,5 km/l (E)

Fotos: Edgar Klein