TESTE: Honda City EXL é confortável, bebe pouco, mas ainda peca em ponto fundamental

TESTE: Honda City EXL é confortável, bebe pouco, mas ainda peca em ponto fundamental

setembro 13, 2018 Off Por Fernando Naccari

O City é um caso interessante em nosso mercado. Nascido como um derivado do minicab Fit, conseguiu reunir todos os bons preceitos do monovolume, ganhou porta-malas e corpo de sedã, mas ainda assim permaneceu com design harmonioso e tem público bastante cativo para quem precisa de bom espaço interno e porta-malas generoso.

Agora, em sua linha 2019, passou por uma reestilização acompanhando as novidades que o Fit trouxe pouco antes. No modelo que testamos, o City EXL 2018, a dianteira ganhou nova grade cromada com H maior, para-choque com novos recortes e faróis fullLED, incluindo luzes de rodagem diurna. A traseira também foi remodelada, com mudanças mais profundas no para-choque. A lanterna manteve o desenho, mas ganhou nova disposição de luzes, que deixou o conjunto mais “moderninho”. As rodas são de 16″ e tem desenho exclusivo.

Desempenho

No City 2018 a mecânica permanece a mesma, com a combinação do motor 1.5 i-VTEC de 115/116 cv (G/E) e 15,3 kgfm de torque (G/E) com o câmbio automático do tipo CVT de sete marchas virtuais. A novidade agora fica pela possibilidade de trocas manuais através de aletas atrás do volante.

O conjunto oferece ótimo rendimento e dá ao carro condições de dirigibilidade bastante justas, seja no uso urbano – sob trânsito intenso ou em estrada – mantendo bom torque sempre presente combinado com uma rotação de motor relativamente baixa. Segundo o INMETRO, o City consome 8,5 km/l de etanol em cidade, e 12,5 km/l com gasolina no mesmo trajeto. Já, em estrada, os números sobem para 10,3 km/l com etanol, e 14,5 km/l com gasolina. Em nossos testes, em trajeto composto por 90% em cidade, 10% em estrada, o City consumiu 11,4 km/l com gasolina no tanque. Não houve tempo hábil para esgotar o combustível e realizar novo teste com etanol.

Conforto de rodagem

O City EXL tem calibração da suspensão tendendo à rigidez, mas ainda assim é mais equilibrada que a do Fit. Talvez o tipo de carroceria em três-volumes, em contrapartida ao monovolume Fit, ajude a distribuir melhor os impactos vindos do terreno. Isso, na prática, deixa o carro mais agradável no uso urbano e os ocupantes “chacoalham” menos quando o tipo de via for excessivamente irregular.

Além disso, a possibilidade de regulagem de altura e profundidade do assento do motorista e da coluna de direção, propiciam uma condução bastante agradável. A posição dos pedais também ajudam a quem usa o pé esquerdo para frear, não sendo necessário dirigir com o corpo em posição deslocada.

Os demais ocupantes também gozam de conforto, com ótimo espaço para as pernas em todas as posições do veículo e bom apoio lombar. Lá atrás, o porta-malas é amplo e, caso precise de ainda mais espaço, os bancos podem ser rebatidos para ampliar ainda mais o espaço para a bagagem.

Segurança

Mas, se no conforto de rodagem o Honda City 2018 se destaca em relação ao Fit, no quesito segurança, fica atrás do monovolume. Embora venha de fábrica com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), não tem o importante sistema VSA (que incluem controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa). Segundo a Honda, a opção por não empregar os recursos no City é devido a cada modelo atender a uma estratégia de público diferente.

Você pode até pensar: “Ah, nunca tive isso no meu carro, será que vou precisar?” – bom, a resposta é clara: tomara que você nunca precise! Só quem viveu uma experiência de estar com um veículo à deriva devido a baixa aderência da pista, sabe como os controles fazem falta.

Itens de série

O acabamento interno do Honda City 2018 melhorou bastante, com materiais macios ao toque e com plásticos em várias texturas, mas todos aparentando boa qualidade e resistência a arranhões.

Além disso, destaque para a tela sensível ao toque para acionamento do ar-condicionado automático (a mesma utilizada na nova geração do Fit) e para a nova central multimídia com tela de 7 polegadas, também sensível ao toque, e traz conectividade via Android Auto/Apple CarPlay, bem como comandos por voz.

Destaque também para o revestimento dos bancos, volante, descansa-braço e pomo da alavanca de câmbio, todos em couro sintético.

A lista de itens de série é ampla:

  • Antena na parte traseira do teto;
  • Conjunto Ótico FULL LED: Faróis alto e baixo, DRL e Lanterna em LED;
  • Lanterna traseira em LED;
  • Grade frontal cromada com acabamento blackpiano;
  • Retrovisores elétricos na cor do veículo com luz indicadora de direção;
  • Maçanetas externas na cor do veículo;
  • Maçanetas internas cromadas;
  • Painel de instrumentos com iluminação Bluemeter;
  • Detalhes internos na cor prata;
  • Acabamento das portas e transmissão em couro;
  • Revestimento dos bancos em couro;
  • Apoio para o pé;
  • Apoio central de braço em couro;
  • Apoio traseiro de braço com porta copos;
  • Banco do motorista com regulagem de altura;
  • Coluna de direção ajustável em altura e profundidade;
  • Pára-sois com espelho para motorista e passageiro;
  • Porta-objetos nas portas dianteiras;
  • Porta-revistas atrás do banco dianteiro do passageiro;
  • Console central com porta-copos;
  • Tomada 12 Volts;
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes;
  • Para-brisa degradê;
  • Vidros verdes com filtro UV;
  • Iluminação interna do porta-malas;
  • Abertura do bocal de abastecimento com alavanca interna;
  • Sistema de rebatimento dos bancos (60/40);
  • Ar-condicionado digital FULL Touchscreen;
  • Câmera de marcha a ré multivisão com guias de referência;
  • Multimídia 7” multi-touchscreen com interface para smartphones Android Auto™ e Apple CarPlay;
  • Alto-falantes 4 (dois dianteiros e dois traseiros);
  • Tweeters: 4;
  • Volante multifuncional com acabamento em couro;
  • Bluetooth com comandos HFT (Hands-Free Telephone) no volante com função Voice Tag;
  • Piloto automático (Cruise Control);
  • Painel de instrumentos com computador de bordo multifunções;
  • Vidros elétricos com função AUTO para as 4 portas;
  • Retrovisor com rebatimento elétrico com acionamento interno e pela chave;
  • 485 litros acima da tampa assoalho mais 51 litros de espaço útil abaixo da tampa do assoalho;
  • 6 airbags (frontais, laterais e de cortina);
  • Alarme;
  • Luzes de rodagem diurna em LED (DRL – Daytime Running lights);
  • Farol de Neblina;
  • Brake light;
  • Freios dianteiros a disco e traseiros a tambor;
  • Sistema de freios com ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake Distribution);
  • Estrutura de deformação progressiva ACETM com barras de proteção lateral;
  • Chave tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas;
  • Sistema Immobilizer;
  • Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes;
  • Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro;
  • Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantis;
  • Limpador de pára-brisa do tipo flat blade;
  • Desembaçador do vidro traseiro;
  • Pino de segurança para tapete do motorista;
  • Trava de segurança central dos vidros dos passageiros;
  • Trava de segurança na portas traseiras;
  • Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h.

Veredicto

O Honda City EXL 2018 realmente evoluiu, mas o preço ainda parece salgado frente à concorrência cada vez mais forte neste segmento. A falta de itens de segurança também fazem soar um alerta e, se você realmente não precisar de um porta-malas grande, a melhor (e mais segura) opção seja pelo Fit.

Já, se você realmente precisa do carro sempre cheio e não pode abdicar de um espaço generoso no porta-malas, é uma ótima opção, principalmente para quem trabalha como taxista, motorista de aplicativo ou mesmo uma família com filhos, afinal, com a criançada, espaço nunca é demais.

Preço

  • Honda City EXL a partir de R$ 85.400

Preço de revisões

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços MT

Preços CVT

10.000 km

R$ 274,71

R$ 274,71

20.000 km

R$ 412,52

R$ 412,52

30.000 km

R$ 488,11

R$ 488,11

40.000 km

R$ 1.428,76

R$ 1.767,58

50.000 km

R$ 488,11

R$ 488,11

60.000 km

R$ 1.388,81

R$ 1.388,81

Total

R$ 4.481,02

R$ 4.819,84

*preços sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Ficha técnica e Itens de série

  • Motor em alumínio 1.5 16V SOHC i-VTEC FlexOne
  • Potência (cv/rpm) – Gasolina/Etanol 115/6000 – 116/6000
  • Torque (kgf.m/rpm) – Gasolina/ Etanol 15.3/4800
  • Tração dianteira
  • Transmissão automática do tipo CVT com Paddle Shifts
  • Rodas (pol) Liga leve – aro 16”
  • Pneus 185/55R16
  • Estepe temporário
  • Direção com assistência elétrica progressiva
  • Suspensão dianteira McPherson
  • Suspensão traseira Barra de torção
  • Comprimento (mm) 4.455
  • Altura (mm) 1.485
  • Distância entre eixos (mm) 2.600
  • Largura (mm) 1.695
  • Peso Bruto Total (Kg) MT/CVT 1.520
  • Massa em ordem de marcha (Kg) MT/CVT 1.135
  • Capacidade do tanque de gasolina (L) 46
  • Garantia de 3 anos sem limite de quilometragem válida na rede de concessionárias Honda.

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