Teste: Fiat Toro Endurance 1.8 MT – usar start-stop faz muita diferença?
fevereiro 18, 2020Avaliamos a versão de entrada da picape da Fiat e contamos todos os seus detalhes, virtudes e, principalmente, em que ela poderia ser melhor
A Fiat Toro Endurance 1.8 MT é a versão de entrada da picape no mercado nacional e, até por isso, deixa de ter alguns luxos comuns às demais versões.
Assim, por fora a picape vem com retrovisores e maçanetas de porta sem pintura e as rodas de 16″ são de ferro. Sim, a picape usa calota.
Mas, por dentro, com exceção do câmbio manual, pouco se nota de diferença. Claro, falta o revestimento em couro nos bancos e a regulagem dos retrovisores de maneira elétrica (que é apenas um opcional), mas repito, pouco se nota a olho nu.
Na caçamba, outra ausência sentida: a falta do protetor faz com que a sujeira encontre um local legal para se abrigar. O que acumula de poeira e folhas é algo surreal.
Motor e Câmbio
O motor é o mesmo 1.8 16V E.torQ Flex de até 139 cv e 19,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Já, com gasolina no tanque, os valores caem para 135 cv e 18,8 kgfm.
Com isso o desempenho não é dos mais inspiradores e para andar de maneira mais esperta só esticando as marchas do câmbio manual (o pedal d embreagem é bem pesado), ou então utilizando um recurso fundamental para esta experiência: o acionamento do botão “SPORT”. No entanto, isso afeta diretamente no consumo de combustível. Para entender melhor, assista ao vídeo do começo da matéria.
Suspensão
É uma das maiores virtudes da picape. O conjunto independente na dianteira e na traseira são elogiáveis e tornam a Toro a picape mais confortável do segmento.
Mérito também para a construção em monobloco e utilização de molas helicoidais no amortecimento, em detrimento do chassi e feixe de molas, como é comum às picapes grandes. A direção com assistência elétrica tem o peso certo e agrada em movimento e em manobras.
Itens de série
A Fiat Toro Endurance 1.8 MT vem de fábrica com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, ajuste de altura e profundidade do volante, monitoramento de pressão dos pneus, vidros elétricos dianteiros e traseiros, lanternas em LED, controles de estabilidade e tração, e assistente de partida em rampa.
Com o pacote Convenience instalado, assim como o da picape avaliada, acresce-se: faróis de neblina, porta-escadas, brake light, sensor de estacionamento traseiro, iluminação de caçamba, retrovisores externos elétricos com sistema Tilt Down + setas de direção integradas, Câmera de ré, central multimídia com tela de 7″ touchscreen, Apple CarPlay e Android Auto, navegação GPS embarcada, comandos de voz Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada aux, Porta USB, 6 alto-falantes, volante em couro com comando do rádio e telefone e 2 Tweeters no painel.
O que poderia ser melhor?
O pedal de embreagem é pesado e cansa no trânsito urbano. Também falta mais desempenho à picape, mas isso deve ser corrigido com a chegada dos novos motores turbo a partir do próximo ano.
Veredicto
Custando a partir de R$ 96.990, com os acessórios instalados o valor sobe para assustadores R$ 102.990. Assim, se você realmente precisa de uma picape, a compra vale, mas na faixa dos R$ 100 mil há opções de sobra no mercado.