Lexus UX 250h: híbrido faz 16 km/l no trânsito pesado

Lexus UX 250h: híbrido faz 16 km/l no trânsito pesado

fevereiro 10, 2020 Off Por Fernando Naccari

Consumo de combustível baixo chama a atenção e, associado com belo design, se torna uma excelente opção de mercado

Texto: Fernando Naccari

Fotos: Edgar Klein

O carro híbrido é a realidade mais próxima do que podemos ter em nosso País. A mais próxima não no quesito financeiro (pois os carros ainda são caros), mas a tecnologia que equilibra melhor o uso de combustíveis fósseis com a “propulsão” elétrica e ambientalmente mais limpa.

Entre as melhores opções do mercado neste segmento está o Lexus UX 250h. O SUV/Crossover de luxo é um exemplo de tudo o que é bom, mas que nem tudo é perfeito.

Visual

Entre os itens elogiáveis está o design do UX. Com dianteira comprida, faróis com formato de L deitado, grade extensa e perfil nem tão alto assim, parece que é um carro bem maior do que é na realidade.

A impressão de hatch grande é confirmada do final da porta dianteira para a traseira. O espaço para quem vai ali não é dos melhores e a traseira curta não é generosa para o porta-malas. Mas as lanternas interligadas em LED são um show à parte.

O interior tem um acabamento primoroso e os bancos possuem regulagem elétrica de altura, profundidade e até sistema de climatização (quente e frio), tudo para propiciar a melhor condição aos ocupantes da dianteira. Já na traseira o carro fica mais simples e nem o acabamento softtouch das portas é mantido.

Powertrain

À parte que nos interessa está aqui: um motor à combustão de 2.0 litros de ciclo Atkinson e outro elétrico que, quando combinados, geram 181 cv. A potência do motor movido por combustível fóssil é de 145 cv e do elétrico é de 107 cv, mas como em todo híbrido, os valores nunca são somados, mas equacionados para oferecer o equilíbrio ideal para o funcionamento do veículo. O câmbio é um transeixo do tipo CVT e que simula 6 marchas e tem opção para trocas manuais.

Vale lembrar que o modelo possui três modos de condução (que explicamos melhor no vídeo do início da matéria), mas basicamente pode funcionar no modo somente elétrico, no equilíbrio de forças ou com ambos combinados para oferecer maior desempenho.

Destaque para o consumo de combustível extremamente baixo: 16 km/l em trajeto urbano, com trânsito pesado e com ar-condicionado ligado todo o tempo. Na estrada este valor cai um pouquinho: 14 km/l devido ao conjunto elétrico atuar de maneira mais efetiva somente em baixas velocidades.

Suspensão

A suspensão oferece conforto ímpar e, apesar do UX 250h ser pesadão para o seu tamanho, o conjunto dá conta do recado de maneira louvável.

Itens de série

Avaliamos a versão intermediária, a Luxury com preço sugerido a partir de R$ 193.990, tem como principais itens de série o ar-condicionado Dual-zone, espelho retrovisor interno cletrocrômico, Indicador de direção econômica (eco driving), controle de velocidade de cruzeiro, cistema ABS assistência de frenagem (BAS), sistema de controle de estabilidade do veículo (VSC), controle de tração com distribuição eletrônica de força do freio (EBD), assistência de partida em rampas (HAC), sensor traseiro e dianteiro de estacionamento, câmera de ré com guide monitor (sistema multimídia Lexus), conectividade do telefone bluetooth, sistema de navegação Carregador sem fio, teto solar elétrico com sistema antiesmagamento e acionamento por um toque.

Veredicto

Ele é confortável, anda bem e bebe pouco combustível, mas a versão avaliada ainda deixava a desejar em alguns pontos, como na ausência da conectividade via Apple CarPlay e Android Auto com sua central multimídia e pela ausência de touchscreen na mesma central.

A Lexus já está atualizando seus veículos para atender esta nova demanda, mas ainda falta um detalhezinho para ser perfeito: poderia ser Plug-In (híbrido com possibilidade de carregamento das baterias em tomada).

Galeria

Ficha técnica

Lexus UX 250h

Motor: 2.0, quatro cilindros, gasolina e outro elétrico

Potência: 145 cv a 6.000 rpm – (107 cv elétrico) – combinada de 181 cv

Torque: 18,8 kgfm a 5.200 rpm – (20,2 kgfm elétrico)

Transmissão:  Automático tipo CVT, simula 6 marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira

Pneus: 225/50 R18

Dimensões: 4,50 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,52 m (altura), 2,64 m (entre-eixos)

Tanque: 43 litros

Porta-malas: 234 litros

Consumo: 16 km/l (cidade) /14 km/l (estrada) com gasolina