AC Cobra Le Mans retorna em variante 100% elétrica
novembro 2, 2020O esportivo AC Cobra Le Mans terá apenas 12 unidades feitas à mão fabricadas e que serão apresentadas nas 24 Horas de Le Mans de 2021
Um dos esportivos clássicos mais famosos de toda a história vai retornar pelas mãos da própria fabricante. A AC Cars está lançando uma ‘nova’ série limitada de 12 carros especiais recriados a partir dos carros de 1963 da fábrica da AC em Le Mans. Eles serão chamados de AC Cobra Le Mans elétricos e manterão a herança de potência da AC, mesmo em uma configuração elétrica.
Segundo divulgado pela AC Cars, os novos carros serão recriações fiéis dos carros concebidos e construídos há quase 60 anos para garantir o sucesso nas 24 Horas de Le Mans. E será lá que o novo Cobra se apresentará novamente, no circuito de Le Mans, na França, nos dias 12 e 13 de junho do próximo ano.
Um AC Cobra Le Mans Feito à mão
Para garantir a maior fidelidade o possível aos modelos, os novos velhos AC Cobra Le Mans terão carroceria fornecida pela AC Heritage usando parte da ‘tecnologia’ original, ou seja, um par de olhos humanos altamente treinados para julgar a finura da linha da carroceria, lâminas de alumínio de alta qualidade e, não menos importante, os serviços de um martelo especializado para desenhar à mão as curvas da carroceria com o auxílio de um corpo gabarito AC.
Tecnologia elétrica
Mas para essas recriações de 2021, novas ideias e novas habilidades também foram necessárias. Dentro da carroceria artesanal está um trem de força elétrico fornecido pelo parceiro técnico Falcon Electric ( https://falconelectric.co.uk/ ). Serão 460 kw de potência e 1000 Nm de torque (ou seja, 617 cv e 101,9 kgfm), números mais do que suficientes para honrar a herança do esportivo.
Em 1963, a AC construiu dois AC Cobras sob medida para as 24 horas de Le Mans. Um deles era o número de registro ’39 PH ‘e o outro era o número de registro “645 CGT”. Seis de cada um dos carros recriados – com uma das duas pinturas distintas – serão oferecidos aos clientes.
Os carros “novos” terão números de chassi, cada um com um prefixo novo e exclusivo, bem como seus números AC originais, em sequência – um pré-requisito vital para incluir os novos modelos na “Bíblia” da marca e também para tornar os modelos colecionáveis.
Assim como os carros usados em Le Mans no ano de 1963, os novos AC Cobra Le Mans manterão a grande capota rígida de alumínio concebida para melhorar a aerodinâmica e aumentar a velocidade ao longo da reta Mulsanne.
Os 12 ‘novos’ carros antigos custarão cada um £ 600.000.
O homem por trás da AC desde que adquiriu a marca em 1996, Alan Lubinsky, comentou:
“Estamos determinados a fazer um tremendo sucesso com esses AC Cobra Le Mans elétricos recriados quando forem lançados primeiro no Reino Unido e depois em outros mercados. Sabemos que a aparência externa conquistará a aprovação de muitos fãs “tradicionais” da marca. A inclusão de um trem de força atualizado e livre de emissões de nossos novos amigos, os especialistas em eletricidade da Falcon, vai combinar bem com a excelência da carroceria feita à mão, construída na histórica e importante localização de Brooklands !.
“Este é o início não apenas de um novo capítulo, mas de uma nova era na ilustre história da AC. Estaremos acompanhando o lançamento desses novos modelos com outras adições à nossa gama já em expansão ”, disse Alan Lubinsky.