Teste : Fiat Toro 2.4 Volcano seminova é melhor que as Toro turbo
agosto 14, 2020Fiat Toro 2.4 Volcano deixou de ser vendido em maio de 2020, mas ainda é excelente opção para quem busca a picape de bom desempenho no mercado de seminovos
A Fiat Toro com motorização 2.4 Flex Multiair deixou de ser vendida pela Fiat em maio de 2020.
Foi uma pena, já que era a melhor versão com combustível flexível do mercado, situação que só melhoror nas versões turbinadas atuais.
Avaliamos uma unidade 2020 e adiantamos: se você não se preocupa com consumo de combustível, é a versão mais equilibrada já produzida da picape desde o seu lançamento em 2016.
E MAIS: VEJA A AVALIAÇÃO DA FIAT TORO FREEDOM
Como modelo 2020, ela já vem com a renovação do design na dianteira, onde um “overbump” – ou aplique plástico em forma de quebra-mato, como preferir – mostra que você tem uma picape atualizada.
Mas, por fora, essa é a única mudança significativa. Por dentro, a Fiat Toro 2.4 Volcano tem dois detalhes que se destacam: a nova central multimídia Uconnect de sete polegadas com conexão via Android Auto e Apple CarPlay e, além disso, deu uma boa qualificada no som interno; a outra mudança fica à cargo do desembaçador do vidro traseiro que, em versões anteriores, embaçava com facilidade.
Uma qualidade irrevogável da Toro e que a coloca em vantagem frente até às picapes concorrentes é seu conforto à bordo e, claro, de suspensão. Quem é ‘picapeiro’ raiz vai torcer o nariz para o que acabei de dizer, mas basta dirigir a Toro e, em seguida, uma S10, Ranger, Hilux e afins e ver que a Toro é melhor dentro da cidade.
CONFIRA A AVALIAÇÃO DA FIAT TORO ENDURANCE
Conforto da Fiat Toro 2.4 Volcano
A construção em monobloco deixa a Toro 2.4 Volcano mais parecida como um carro de passeio, com curso de suspensão agradável e sem aqueles “sacolejos” característicos das que possuem construção em carroceria montada sob chassi.
A diferença está também no tipo de construção de cada sistema: enquanto a Fiat vem com sistema Multilink na traseira com molas helicoidais, às demais costumam utilizar sistema mais rígido com feixe de molas.
Neste caso a Toro perde em capacidade de carga para as rivais, levando até 750 kg, enquanto às rivais podem levar até 940 kg, no caso da S10 LT 4×2. A Toro é picape para quem quer um algo a mais em relação aos SUVs de entrada/médios, não para carregar peso ou fazer trilha.
Motor e câmbio da Fiat Toro 2.4 Volcano
Se o cansado motor 1.8 flex e.TorQ não inspira desempenho, o 2.4 Tigershark já oferece mais do que o suficiente para o uso em cidade e estrada. São 186 cv a 6.250 rpm quando tem etanol no tanque e 174 cv com gasolina. O torque é de 24,9 kgfm e 23,5 kgfm, respectivamente. O câmbio é o mesmo utilizado nas versões diesel: automático de nove marchas.
Há quem não tenha gostado do comportamento do câmbio, mas eu discordo destas avaliações. Seu funcionamento é bastante suave na cidade e oferece rodar ainda melhor na estrada. Em subidas o torque oferecido sempre foi adequado e em ultrapassagens o comportamento também foi o esperado. Em rodovias, em velocidades de 100 – 110 km/h, o motor girava a baixíssimos 1.200 rpm.
O comportamento melhora ainda mais quando ligamos o modo Sport, mas isso piora o “pior defeito” da picape: A Toro tem sede, muita sede. Em trajeto urbano e com ar-condicionado ligado 100% do tempo, o consumo de etanol ficou em 4,9 km/l. Na estrada, as noves marchas ajudaram bem para que o consumo ficasse em 9 km/l.
Itens de série e acessórios da Toro Volcano 2020
Como uma versão de topo entre as Flex, a Toro Volcano é muito bem equipada. De série, traz sete airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, controles de estabilidade e de tração, luzes diurnas em LED, chave presencial, partida por botão, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajuste elétrico de altura e profundidade, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, desembaçador do vidro traseiro, bancos em couro, vidros e travas elétricas, retrovisores com regulagem elétrica e rebatimento por botão, retrovisor interno com função antiofuscamento eletrônico, entre outros.
Como acessório, havia a possibilidade de adquirir o teto-solar elétrico, mas por custar cerca de R$ 7 mil adicionais, poucos compradores optaram pelo recurso.
Veredicto
O consumo com certeza assusta e, se ele é vital para você, opte pela versão diesel. Se você procura uma picape para usar como picape, escolha um sedã médio, por exemplo.
Agora se você busca um carro mais espaçoso que um SUV e que ofereça todas as suas qualidades, vai de olho fechado na Toro Volcano 2.4. É uma das melhores opções do mercado de seminovos.