Fabricantes anunciam paralisação das atividades devido ao Coronavírus
março 20, 2020Até agora, Mercedes-Benz, Volkswagen e Toyota comunicaram diferentes medidas de suspensão das atividades devido a pandemia de coronavírus
Foto: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/cases-updates/summary.html
Não há outro assunto no mundo: a pandemia de coronavírus faz com que todos tenham que repensar suas atividades diárias, sua higiene e até uma postura de recolhimento, evitando ir às ruas e adotar uma postura de quarentena.
Desde o início da semana quem pode fazer Home Office adotou a nova postura, mas para quem depende dos trabalhos braçais, por exemplo, a preocupação com um possível contágio foi redobrada.
Para evitar que seus colaboradores fossem expostos ao risco, algumas montadoras já anunciaram a suspensão de suas atividades no País.
A primeira delas foi a Mercedes-Benz que anunciou nesta quarta-feira que adotará algumas medidas negociadas com sindicatos em todas as suas unidades no Brasil. A primeira delas foi folgas debitadas em banco de horas nos dias 25, 26 e 27 de março, além de 20 de abril. Em seguida, Férias coletivas durante 20 dias, de 30 de março a 19 de abril e retorno retorno das atividades prevista em 22 de abril, dependendo da situação do país.
Além disso, a fabricante da estrela anunciou que no período de 18/3 até 24/3 anteciparia sua campanha de vacinação contra a gripe. A medida não tem relação direta com o coronavírus, mas ajuda a tranquilizar os colaboradores em casos de sintomas gripais.
No dia seguinte, a Volkswagen também fez seu comunicado oficial anunciando que os empregados da área administrativa continuam em trabalho remoto e os empregados da linha de produção em folgas administradas por banco de horas. A partir de 31 de março de 2020, os empregados estarão em férias coletivas por duas semanas.
A última, até aqui, a comunicar medidas neste âmbito foi a Toyota, que comunicou que suspenderá a produção de suas quatro plantas industriais no País a partir do dia 24 de março com retorno previsto para 06 de abril.
Entre outras medidas, a Toyota garante o contínuo fornecimento de peças de reposição ao mercado, materiais instrutivos sobre como se prevenir contra o vírus, cancelamento de viagens dos seus executivos e trabalho remoto para o máximo de colaboradores das áreas administrativas possível, sendo obrigatório para pessoas de grupos de risco, como diabéticos, hipertensos, portadores de problemas cardíacos, asmáticos, gestantes, com mais de 60 anos e todos os imunocomprometidos.
Mais informações, em breve.