BMW inicia pré-venda do luxuoso Série 8 Coupé por R$ 799.950
abril 29, 2019Entre outras novidades, modelo na versão M850i xDrive Coupé é equipado com um motor V8 4.4 litros de 530cv de potência e 76,47 kgfm de torque máximo
A BMW Group anunciou a pré-venda do seu luxuosíssimo BMW Série 8 Coupé, com início nesta segunda-feira (29). O modelo, que será produzido na fábrica do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha, será oferecido no mercado nacional na versão M850i xDrive Coupé por R$ 799.950.
Segundo o comunicado oficial da marca, os pedidos de reserva pelo modelo podem ser efetuados diretamente na rede de concessionárias autorizadas BMW, com o desembarque das primeiras unidades em solo brasileiro programado para o terceiro trimestre deste ano.
“O novo BMW Série 8 já é uma referência no segmento de cupês esportivos de alto luxo, e, por este motivo, atraiu muitos olhares durante o último Salão do Automóvel de São Paulo, quando recebemos as primeiras manifestações de interesse de compra por este extraordinário modelo”, ressalta Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil.
Exterior:
O novo BMW Série 8 Coupé tem desenho exterior que mostra sua influência na esportividade e, claro, na estirpe de um novo clássico da marca. Ele já adota a nova linguagem de estilo da marca, com linhas expressivas e novo Duplo Rim em peça única. O porte continua de impressionar: 4,851 m de comprimento, 1,902 m de largura, 1,346 m de altura, e um entre eixos de 2,822 m.
Os faróis cresceram e adotam um estilo agressivo, alinhados ao layout do capô amplo e atlético. Ainda na dianteira, o para-choque ostenta linhas salientes e amplas entradas de ar, além de agregar um spoiler adicional para melhorar o arrasto aerodinâmico. Visto de lado, o cupê se destaca pelo perfil rebaixado da carroceria e da silhueta elegantemente alongada e ressaltada por duas linhas proeminentes ao longo das laterais; e também da área envidraçada, que se afunila conforme segue para a parte traseira. Na traseira, novas lanternas de LED combinam com as linhas horizontais e diagonais, que enfatizam a largura do veículo e o baixo centro de gravidade; o aerofólio M e as grandes saídas de escape, em formato trapezoidal, situadas nas extremidades do para-choque. Vale mencionar ainda o design do teto, de fibra de carbono, com recorte central em efeito de bolha dupla, inspirado nos carros clássicos de corrida, e o vidro traseiro alongado e de acentuada inclinação.
Interior
De acordo com o divulgado pela fabricante, assim como no exterior, a orientação do design do interior direciona automaticamente o olhar de quem estiver ao volante para a estrada e enfatizando o foco na direção esportiva. E esta característica pode ser confirmada no amplo console central do BMW Série 8 Coupé, que se eleva em direção ao painel de instrumentos, separando as áreas do motorista e do passageiro. É aqui que os controles do sistema de áudio, o painel do ar condicionado, as saídas de ar centrais, bem como a tela do sistema de entretenimento e navegação são dispostas uma sobre a outra, em uma estrutura clara e posicionadas horizontalmente.
A forma como os controles estão montados também favorece à concentração do motorista no que está acontecendo à frente. Além da alavanca de câmbio – de acabamento em vidro Glass Crafted Clarity feito à mão, e que exibe um número ‘8’ iluminado na parte superior – e do botão seletor iDrive, o console central também acomoda o botão de controle dos modos de condução e a tecla que aciona a partida do motor; todos organizados dentro de um novo painel de funções de acabamento em aço inoxidável Stainless Steel Febric. O volante M multifuncional e de perfil esportivo é revestido com couro, assim como os bancos esportivos dotados de regulagem elétrica, ajuste lombar, ventilação e aquecimento. Eles oferecem altos níveis de conforto em longas viagens e excelentes apoios laterais para sustentar o corpo em curvas rápidas. Os apoios de cabeça estão integrados nos encostos dos bancos e podem ser ajustados conforme necessário, tanto em altura quanto distância. A capacidade do porta-malas é de 420 litros.
Coração V8
A BMW revela que o motor V8 do Série 8 Coupé foi concebido primordialmente para as pistas de corrida. isso já é algo a se destacar. Mas, quando vemos ‘sua ficha’ completa, entendemos que o modelo entrega conforto e esportividade na maneira certa.
Debaixo do capô está abrigado o motor oito cilindros em “V”, de 4.395 cm³ e capaz de entregar 530cv de potência (entre 5.500 e 6.000 rpm) e 76,47 kgfm de torque máximo (entre 1.800 e 4.600 rpm). Esta unidade motriz, fruto da última geração de motores V8 4.4 litros, sofreu um intenso processo de refinamento – incluindo exaustivos testes dinâmicos no traçado Nordschleife do circuito de Nürburgring, na Alemanha – e teve vários detalhes revistos, o que resultou em uma entrega de potência impressionante e uma acústica particularmente inconfundível. Este conjunto motriz conta com tecnologia M Performance TwinPower Turbo, que abrange ainda dois turbocompressores twin-scroll, refrigerados a ar localizados entre os bancos dos cilindros, injeção de combustível de alta precisão, controle de válvulas totalmente variável VALVETRONIC e comando de válvulas variável duplo VANOS.
O V8 é capaz de impulsionar o cupê do 0 (zero) aos 100 km/h em 3,7 segundos, e ajuda-lo a atingir velocidade máxima de 250 km/h. Este desempenho extremo deve-se também à tração integral BMW xDrive, apta a garantir uma distribuição precisa e eficiente de torque entre as rodas dianteiras e traseiras, maximizando a tração e a estabilidade ao volante; e à presença do Diferencial M Sport, um bloqueio de diferencial traseiro controlado eletronicamente e capaz de proporcionar um caráter mais esportivo à condução. O bloqueio é feito por um motor elétrico, que limita a compensação de velocidade entre as rodas traseiras em curvas, o que permite um aproveitamento muito mais dinâmico da rotação do motor. Ao mesmo tempo, o câmbio automático esportivo Steptronic Sport, de oito marchas, com novo gerenciamento de relações mais elástico e controle hidráulico otimizado, resultam em trocas mais esportivas. O acionamento dos engates também pode ser feito por meio de alavancas atrás do volante (shift-paddle). O caráter excepcionalmente dinâmico do BMW M850i xDrive se deve igualmente à presença da Direção Ativa Integral, tecnologia que incrementa a dirigibilidade do veículo, variando o ângulo de esterço das rodas de acordo com a velocidade do carro. Em baixas velocidades, as rodas traseiras estercem levemente, no sentido contrário às dianteiras, para facilitar manobras, e, em altas velocidades, no mesmo sentido das dianteiras, para melhorar a estabilidade.
Carbon Core: para perder peso
O chassi do novo BMW M850i xDrive Coupé foi desenvolvido com ampla utilização de fibra de carbono, alumínio e aço de alta resistência. A aplicação estratégica de todos esses materiais no chassi do veículo resultou em uma estrutura muito leve, rígida e segura. Além do teto, os pilares A, B e C são construídos com fibra de carbono. Isso torna o chassi muito rígido, reduzindo sua flexão, melhorando o manuseio, mas também reduzindo o centro de gravidade e o peso na parte superior para melhorar ainda mais o desempenho.
Extensa lista de itens de conforto
O padrão luxuoso do novo BMW M850i xDrive Coupé também pode ser notado graças à uma vasta gama de equipamentos inovadores e de alta qualidade. Além do ar-condicionado com controle digital automático de duas zonas de climatização, bancos dianteiros esportivos com ajuste elétricos e apoio lombar, o cupê conta com a chave Display Key, que vem equipada com uma pequena tela de LCD colorida, sensível ao toque, onde é possível visualizar informações sobre o veículo, como localização, autonomia, serviços e manutenções, entre outros avisos. Por meio da chave também é possível travar e destravar as portas, acender e apagar as luzes internas e erguer ou recolher os vidros laterais. A grade frontal exibe ainda o sistema Active Air Stream, que controla a abertura e fechamento dos defletores de ar para melhorar a aerodinâmica e reduzir as emissões de CO2.
Os atributos de conforto e estilo exclusivo do novo Série 8 também são ressaltadas pelo novo Comfort Access 2.0 e pelo Soft Close. O primeiro é dotado de um conjunto de sensores capaz de perceber a presença da chave a uma distância de 3 m do veículo e acender as luzes de boas-vindas. À 1,5 m do carro, o dispositivo destranca as portas e, ao se afastar 2 m, ele as tranca automaticamente. Este sistema também possibilita a abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choques traseiro. Já o Soft Close permite a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade de tocá-las com as mãos – inclusive a tampa do porta-malas – puxando-as automaticamente e fechando completamente, de forma suave, caso estejam entreabertas.
O conjunto de tecnologias oferecido no novo BMW Série 8 inclui também o Driving Assistant Professional, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações. Ao estacionar o veículo, o motorista tem à disposição o Parking Assistant Plus que, por sua vez, permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos. A função Surround View, por exemplo, exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação. Por meio dela, que também é sensível ao toque, o usuário pode explorar a área ao redor do veículo, girando a imagem com os dedos para uma melhor visualização de obstáculos, evitando, assim, colisões.
Também é possível observar o veículo pela tela de um smartphone. Basta acionar a função Remote 3D View, por meio do BMW Connected App. Com o auxílio do aplicativo, é possível localizar o veículo, caso o motorista o perca de vista, bem como verificar, a uma distância segura, o que ou quem está próximo dele. A gama de recursos compreende ainda o Reversing Assistant, cuja função é registrar os últimos 50 m percorridos pelo veículo, podendo “desfazê-los” em marcha a ré.
Os faróis à laser, outra inovação do BMW M850i, possuem feixe de luz concentrado capaz de superar em 10 vezes a intensidade luminosa de fontes de luz convencionais, como por exemplo os faróis halógenos. Os BMW Laserlight geram uma luz branca particularmente brilhante e pura, além de fornecer um feixe de alcance de até 530 metros. A distribuição de luz varia de acordo com a velocidade do veículo e com o ângulo de esterço de volante.
O pacote de equipamentos do cupê traz ainda BMW Head-up Display colorido, que projeta informações e alertas dos sistemas de assistência no para-brisa do carro, evitando que o motorista desvie a atenção do trânsito.
Outra tecnologia de destaque do novo M850i é o BMW Night Vision, um recurso capaz de identificar, com antecedência, pedestres e animais na pista e auxiliar o condutor na tomada de decisões em situações de pouca visibilidade. Em situações de risco, um alerta prévio surge na tela e no Head-Up Display (se ele estiver ligado) e, caso os freios não forem acionados e o objeto não sair da pista, um alerta vermelho irá aparecer no mostrador acompanhado de um aviso sonoro até que motorista pise no freio. O pacote tecnológico do cupê engloba ainda painel de instrumentos digital multifuncional, que combina velocímetro, conta-giros, hodômetro e marcador de combustível, com informações de rota, chamadas telefônicas e entretenimento.
Somando-se ao seu elevado dinamismo e sofisticação, o novo BMW M850i é dotado de conectividade avançada. Ela oferece, entre outros dispositivos, o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em smartphones – conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente.
Outro recurso adicional ao amplo cardápio de inovações disponíveis no novo BMW Série 8 é a preparação para Apple Car Play, em que é possível transferir a interface de alguns recursos do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).
E por falar em equipamentos de infotainment, no BMW M850i xDrive Coupé eles também refletem alto nível de refinamento para os padrões do segmento superesportivos. O destaque fica para o sistema de áudio Surround Bowers & Wilkins Diamond, com amplificador de 10 canais totalmente ativos e 1.400 W distribuídos em 16 alto falantes. Ele traz sistema Quantum Logic Surround, com equalizador de sete bandas Dynamic Sound Equalising e três redes de crossover analógicos que mantém uma qualidade de som constante e uníssona em todos os assentos do veículo.
Somando-se à sua elevada sofisticação e tecnologia integrada, o BMW 850i xDrive Coupé é dotado de conectividade avançada e que agrega, entre outros dispositivos, Sistema de Navegação Professional com BMW iDrive touch Controller, um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais; BMW Live Cockpit Professional, com tela de 12,3 polegadas também sensível ao toque; HD de 20 Gb para armazenamento de arquivos de áudio via USB; apresentação de mapas em satélite e gráficos em 3D; opção para gravar lista de destinos e rotas no GPS; comando de voz em português; e o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente.
Pacote M Performance
A configuração de itens disponíveis no novo BMW M850i xDrive Coupé contém ainda itens do pacote M Performance, com rodas de liga leve M Y-spoke, aro 20 polegadas, freios de alta performance M Sport, grade Duplo Rim e capas dos espelhos retrovisores externos em Cinza Cerium, soleiras com acabamento exclusivo ‘M850i’ e cintos de segurança M Sport, com bordas nas cores da divisão esportiva do BMW Group. A Suspensão Adaptativa M Sport também é item de relevância na lista. Ao ajustar eletronicamente a rigidez dos amortecedores, dependendo do modo de condução selecionado (Comfort/Sport), ela assegura potencial dinâmico elevado na dirigibilidade do veículo.
O conjunto de tecnologias embarcadas no novo cupê inclui ainda sistemas de segurança de última geração, como o dispositivo de detecção de acidentes Active Protection, que é capaz de identificar situações de risco potencial e acionar automaticamente equipamentos de proteção aos ocupantes. A segurança também garantida pela presença de itens como freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros; pneus Star Marking, com tecnologia Run-Flat; e estepe de emergência.
O cupê será disponibilizado em oito opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais sete de acabamento metálico (Preto Carbono, Preto Safira, Branco Mineral, Azul Sonic Speed, Laranja Sunset, Dravit Grey e Azul Barcelona). Internamente, o modelo top de linha vem com forração de couro BMW Individual Merino, em combinações seis combinações distintas nas cores preto, Cognac, Ivory, Tartufo, Night Blue e Vermelho Fiona.
Fotos: Divulgação