5 Dicas: Qual é a hora certa de trocar os filtros do carro?

5 Dicas: Qual é a hora certa de trocar os filtros do carro?

dezembro 4, 2018 Off Por Fernando Naccari

Você já trocou o filtro de combustível do seu carro? E o filtro de cabine? É bem provável que você lembre da troca deles somente quando um apresenta entupimento ou o outro quando causa mau cheiro dentro do carro.

Normalmente, quem recebe os maiores cuidados são o filtro de óleo e o de ar, mas mesmo assim, nem sempre são trocados no prazo correto e esta falta de cuidado pode prejudicar e muito a vida útil do motor.

Para evitar que isso aconteça, aqui vão 5 Dicas mais do que úteis para você nunca mais errar na hora da troca dos filtros do seu carro.

1) Filtro de combustível: 

Basicamente falando, ele previne que o carburador ou os bicos injetores do motor do seu carro sofram entupimentos, além de evitar que partículas nocivas ao motor caiam na câmara de combustão. Estes sedimentos podem aparecer de diversas maneiras, desde de a hora do abastecimento, transportando sujeiras provenientes do tanque do posto de combustível, até outros formados pela deterioração do próprio sistema de alimentação de combustível do veículo.

Foto: Amazon.com

Caso esta sujeira chegue ao final do sistema, o motor apresentará falhas, perda de rendimento e, em casos extremos – como o entupimento do filtro – pode vir a deixar de funcionar.

Quando trocar? Em média, recomenda-se sua troca a cada 10 ou 15 mil quilômetros (há quem nunca o tenha trocado na vida), mas a melhor maneira é conferir o período de troca recomendado pela fabricante do veículo.

2) Filtro de ar:

Semelhante ao que faz o filtro de combustível, o filtro de ar também evita que impurezas (e umidade) entrem no motor, mas neste caso, as provenientes do ar. Caso as partículas sólidas sejam aspiradas para dentro dos cilindros, haverá desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela. Quando o filtro de ar não é substituído, sua saturação pode fazer com que o motor precise fazer maior força para puxar a mesma quantidade de ar para mantê-lo em funcionamento, consequentemente, apresentará perda de rendimento, principalmente em retomadas. Pode ocorrer também de partículas do próprio filtro se soltem e caiam na câmara de combustível para serem queimadas.

Foto: telesiscollision.com

Foto: autoinfluence.com

Há ainda quem retire o filtro de ar por achar que o motor fique com um “barulho mais bonito”, mas na real, imagina o quanto de areia, terra, sedimentos de asfalto e insetos, por exemplo, estarão queimando junto com o ar e combustível dentro da câmara? Não vale a aventura.

Quando trocar? O prazo médio estabelecido pelas montadoras é de 10 mil quilômetros, mas em caso de uso severo (como em locais que tenham estradas de terra, por exemplo), recomenda-se trocar o filtro de ar com a metade do prazo.

3) Filtro de óleo:

Um dos mais trocados, mas que geralmente não o são na hora correta. Os filtros de óleo também tem a função de filtrar as impurezas e permitir que somente óleo circule no sistema de lubrificação do seu carro.

Foto: digitaltrends.com

Mas, aí você me pergunta: se o sistema de lubrificação normalmente fica sempre fechado, de onde vem essas impurezas? Te explico – o atrito gerado pelas partes móveis do motor, como pistões em contato com as camisas do cilindro, movimento das bielas no virabrequim e do comando de válvulas em suas sedes, por exemplo, provocam o desgaste destas peças e, estas ‘limalhas’ ficam em suspensão no óleo e acabam parando no cárter do motor. O próprio pescador do óleo no cárter já faz uma boa filtragem destas partículas, mas aquelas menores ficam retidas no filtro.

Quando trocar? Com certeza você já ouviu isso, ou até pratica até hoje: “O filtro de óleo deve ser trocado a cada duas ou três trocas de óleo”. Se você faz isso ou mesmo se seu mecânico diz que não há problema na atitude, cuidado, pois além de reter as partículas do óleo, no interior do filtro fica retido óleo sujo, e quando você troca o óleo e o mantém, este óleo irá se misturar ao lubrificante novo e acelerar a sua degradação. Por isso, em toda a troca de óleo, troque o filtro, a mão-de-obra é praticamente a mesma e o custo do filtro é irrisório perto dos danos que um óleo contaminado pode causar ao motor.

4) Filtro de ar condicionado (cabine):

Assim como o filtro de ar do motor, o filtro de cabine também filtra o ar atmosférico, mas desta vez, retira as impurezas do ar e também neutraliza boa parte dos odores antes de enviá-lo à cabine do veículo. Quando está saturado, normalmente começa a gerar mau cheiro no interior do veículo devido ao acúmulo de microorganismos criados a partir das frequentes mudanças de temperatura na região (bactérias gostam do ‘quentinho’, outras do frio). Até por isso, um filtro saturado pode provocar doenças respiratórias.

Foto: fiix.io

Quando trocar? Neste caso, normalmente não há um prazo estipulado para a sua troca, pois sua durabilidade depende diretamente do uso frequente do sistema de ar-condicionado e de seu uso em trânsito intenso, por exemplo. Recomenda-se, no entanto, uma conferência de seu estado a cada 20 mil quilômetros, pelo menos.

5) Filtro separador de água (em alguns veículos a Diesel):

Há quem não saiba disso, mas alguns veículos à Diesel possuem um filtro separador de água na linha de combustível. Sua função é separar a umidade gerada no sistema e, com isso, água misturada ao diesel não seja enviada para a queima dentro do motor. Caso isso ocorra, o veículo tende a apresentar abrupta queda no rendimento, falhas no funcionamento e, em casos prolongados e severos, além da aceleração da degradação dos componentes internos (corrosão).

Foto: trucktrend.com

Foto: ebay.com

Quando trocar? Não há um prazo estipulado para sua troca, mas neste caso, é preciso conferir se há acúmulo de água em seu interior. Em veículos modernos, esta purga é automática, mas nos mais antigos, é necessários drená-lo manualmente para a eliminação da água. O período de troca é muito particular e deve ser conferido no manual do proprietário.