TESTE: Novo Honda Civic EXL – avaliação completa na cidade, estrada e consumo de combustível
outubro 25, 2018O ranking de vendas da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostra que a geração 10 do Honda Civic ocupa a 2ª colocação no somatório de emplacamentos entre os sedãs médios, com 19.469 no acumulado até o fechamento de Setembro. Os números parecem bons, mas quando comparado ao Toyota Corolla, atual líder com 42.929 unidades emplacadas no mesmo período, a distância é abissal. Outro ponto de preocupação está no terceiro colocado, o Chevrolet Cruze que soma 14.549 carros emplacados até o fechamento de setembro, distância perfeitamente alcançável pelo sedã da GM.
Com estes números, a Honda apresenta sua versão de topo EXL com evoluções que o deixam mais tecnológico que o líder da categoria, mas ainda inferior ao terceiro colocado que, entre outras coisas, já estaciona sozinho nas versões de topo.
Motor, câmbio e suspensão
Com posição de dirigir mais baixa, bancos confortáveis de bom apoio lateral e suspensão com comportamento mais rígido do que a dos rivais, é ótimo para pegar estrada, mesmo nesta versão com mecânica 2.0 flex de até 155 cv (E) e torque de 19,5 kgfm (E) e câmbio CVT que simula sete marchas. Mas na cidade, o conjunto McPherson dianteiro e multilink traseiro fazem com que os ocupantes sofram se as vias forem irregulares. Comportamento exatamente igual ao observado nos testes com o Honda Fit e o Honda City.
O desempenho não é dos mais esportivos, afinal, essa não é a premissa de um carro com câmbio CVT, que visa o conforto na condução e a economia de combustível, mas se você quiser um pouco mais de pimenta neste tempero, basta jogar o câmbio para o “S” que o conjunto passa a simular as sete marchas com rotações que privilegiam o desempenho. Há ainda a opção de tornar a condução um pouco mais divertida, graças a presença de borboletas atrás do volante.
Por falar em rendimento e consumo, na cidade e com gasolina no tanque, a média ficou em 9,2 km/l, enquanto na estrada, a média ficou em 11 km/l, ambas com ar-condicionado ligado e função “Econ” ativada.
Itens de Série
O Civic EXL é comercializado a partir de R$ 108.900,00, é a versão mais completa o possível com motorização 2.0 flex, e traz como novidades os sensores de estacionamento (traseiros e dianteiros), recurso que eram exclusivo da versão topo de linha, Touring. Mas vale lembrar que os sensores não se limitam somente às manobras de estacionamento, já que ficam ativos e mostram quando da aproximação de objetos à frente do veículo mesmo movimento.
O sedã traz também recursos importantes, como o acendimento automático dos faróis, sensores de chuva e seis airbags. São itens importantes, mas nada ‘sobrenatural’ neste mercado tão disputado.
Mas há itens que fazem falta ao sedã, como retrovisor interno eletrocrômico, partida por botão e chave presencial, além de um bem-vindo teto-solar, item que não está no catálogo do sedã nem como opcional, apenas na versão Touring. Em contrapartida, merece todos os méritos pelo excelente isolamento acústico, bem como a função Brake Hold, que mantém o carro parado mesmo que o câmbio esteja em D, fato que garante mais segurança contra aquelas famosas batidinhas de trânsito causadas por distração.
Por falar em distração, a nova central multimídia, que tem conectividade Android Auto e Apple Car Play, tem ótimo leiaute e com certeza evoluiu em relação à utilizada nas versões Sport e EX, mas tem tantas funções que chega a confundir por ser pouco intuitiva. Faltou simplicidade. O console central também peca nisso, pois ao mesmo tempo em que é ótimo em porta-objetos, exagera no design e deixa quase impossível conectar o cabo USB do celular em suas saídas inferiores se estiver sentado em posição de direção.
Também não ficou prático o menu escondido do ar-condicionado digital, que faz com que o motorista precise apertar um botão na área central para que o menu do sistema de climatização apareça. A parte boa é que o sistema é dual-zone e dá autonomia aos ocupantes dianteiros.
Veredicto
Com visual e comportamento únicos, o Civic da geração 10 é a melhor opção para quem quer deixar de seguir o óbvio e, de certa forma, ter um sedã mais esportivo. Mas, se você precisa de um modelo mais confortável ou econômico, é bom pensar nas outras opções. Uma coisa é certa, não tem como não gostar do bom sedã da Honda, mas o preço ainda parece bem salgado para tudo o que oferece.
Revisão |
Custo médio (não tabelado) |
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Quilometragem |
Preços 2.0 CVT |
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10.000 km |
R$ 280,00* |
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20.000 km |
R$ 460,00* |
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30.000 km |
R$ 555,00 + mão-de-obra. |
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*A mão de obra das duas primeiras revisões é gratuita.
Ficha Técnica
- Motor em Alumínio 2.0 16V SOHC i-VTEC FlexOne
- Potência (Gasolina – Etanol) 150cv / 6300rpm – 155cv / 6300rpm
- Torque (Gasolina – Etanol) 19.3kgfm / 4700rpm – 19.5kgfm / 4800rpm
- Transmissão automática do tipo CVT com Paddle Shifts (7 velocidades)
- Tração dianteira
- Suspensão Dianteira MacPherson com coxins hidráulicos
- Suspensão Traseira Multi-link
- Direção com assistência elétrica progressiva (EPS) com duplo pinhão e relação variável
- Rodas Liga leve 17″ diamantadas
- Pneus 215 / 50R17
- Estepe temporário T125 / 80D16 97M
- Distância entre eixos (mm) 2.700
- Comprimento (mm) 4.637
- Altura (mm) 1.433
- Largura (mm) 1.799
- Peso em ordem de marcha (kg) 1.291
- Peso bruto total (kg) 1.695
- Volume porta-malas (litros) 525
- Tanque de combustível (litros) 56
- Estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering)
- Alarme de segurança com imobilizador ECU
- Freios com sistemas ABS e EBD (Anti-Lock Braking System / Electronic Brake Distribution)
- EBA (Emergency Brake Assist)
- Sistema VSA (Vehicle Stability Assist – Assistente de tração e estabilidade)
- Sistema HSA (Hill Start Assist – Assistente de partidas em aclive)
- Sistema AHA (Agile Handling Assist – Assistente de dirigibilidade ágil)
- ESS (Emergency Stop Signal – Sistema de luzes de emergência)
- Airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags)
- Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento e regulagem de altura
- Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros
- Trava infantil nas portas traseiras
- Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
- Câmera de ré multivisão (três vistas) com linhas dinâmicas
- Lanternas traseiras em LED
- Luz de placa em LED
- Antena traseira integrada
- Abertura bocal de combustível por toque
- Limpador de para-brisa com função intermitente
- Acabamento da grade dianteira cromada
- Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico
- Maçanetas na cor do veículo
- Conjunto óptico com DRL em LED (Daytime Running Lights)
- Faróis (halógenos) com acendimento automático (sensor crepuscular)
- Faróis de neblina
- Chave tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas e fechamento dos vidros
- Freio de estacionamento eletrônico (EPB – Electronic Parking Brake) com função Brake Hold
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro e luminoso
- Botão ECON
- Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
- Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com “um toque” em todas as portas
- Comando elétrico de abertura interna do porta-malas (botão na porta do motorista)
- Piloto automático (Cruise Control)
- Chave de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Console central elevado com apoio de braços e porta-copos (Floating Deck)
- Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos
- Porta-revistas nos bancos do motorista e do passageiro
- Luz em LED no console central do deck inferior (conexões)
- Desligamento automático dos fárois após 15 segundos
- Luz em LED no indicador da posição da alavanca
- Tomada 12 Volts dianteira
- Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
- Porta-Luvas com amortecedor com iluminação
- Espelhos de vaidade com iluminação
- Ar-condicionado Digital com a função de ajuste automático de temperatura + Dual Zone
- Banco traseiro Bipartido 60/40
- Painel de instrumentos com acabamento softtouch(macio ao toque)
- Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro*
- Revestimento dos bancos em couro*
- MP3 / Windows Media Audio (WMA)
- Bluetooth para ligações (HFT – Hands-Free Telephone) e reprodução de músicas (BTA – Bluetooth Audio) com ajuste no volante
- AM / FM Tuning com Radio Data System (RDS)
- Controle de volume pela velocidade – Speed-Sensitive Volume Control (SVC)
- Interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto™ com Tag Voice
- Duas entradas USB
- Conexão HDMI
- Alto-falantes – 4 alto-falantes e 4 tweeters – 180W
- Display multimídia com tela de 7” multi-touchscreen com navegador GPS com condições de trânsito (RDS), Wi-Fi e função Turn-by-turn (navegação assistida por voz)
- Controle de áudio no volante
- Painel digital TFT 7″ de alta resolução (Thin-Film Transistor)
- *Alguns itens são revestidos em couro e/ou materiais sintéticos de alta qualidade.