Melhor compacto de entrada? Renault Kwid Intense surpreende na estrada e na cidade
setembro 27, 2018O Renault Kwid foi uma aposta ousada da Renault em conquistar o mercado de veículos de entrada, no qual outrora tinha o ótimo Clio, mas com um veículo de características diferentes, mais simples no acabamento, mas igualmente valente no uso urbano e que propiciasse boa economia de combustível.
[mc4wp_form id=”17910″]
Com estas premissas, trouxe o “SUV compacto” (polêmicas à parte) que ainda alia uma posição de direção mais alta, suspensão elevada e que dificilmente “raspa” a dianteira ou traseira em subidas/descidas.
O projeto de origem indiana passou pela nacionalização, com reforços estruturais e de suspensão e foi apresentado ao público agosto do ano passado. O sucesso veio a calhar e o Renault Kwid completa o primeiro ano no mercado nacional como líder do seu segmento, com 34,9 mil unidades emplacadas de janeiro a julho – ou 44% dos volumes do mercado dos compactos de entrada. Desde o lançamento do veículo, os licenciamentos do Kwid superaram as 57 mil unidades (resultados até julho de 2018).
O teste
Baseados nestes números e na expectativa gerada pelo mercado, levamos o Kwid para uma avaliação que não deve ser sua regra de vida: subir e descer serra com ar-condicionado ligado, pegar estradas com velocidades de cruzeiro acima de 100 km/h e só depois levá-lo ao seu habitat natural, que são as vias urbanas e que devem corresponder a mais de 80% de sua vida útil.
-
Serra
Ao pensar que levaria um carro bastante compacto (3.680 mm), estreito (1.579 mm), leve (786 kg) e de baixo desempenho comparado aos carros atuais (66/70 cv e 9,4/9,8 kgfm) para uma avaliação em serra, entendia que um desafio deste calibre seria sofrido, cansativo e uma experiência que talvez não quisesse voltar a repetir.
Mas, como nada é absoluto e como não devemos “julgar o livro pela capa”, pegamos o Kwid Intense e o levamos para o trecho de descida e posterior subida de serra da cidade de Mogi das Cruzes/SP. No trecho com cerca de 10 km, o compacto surpreendeu positiva e negativamente.
- Pontos positivos: mesmo com dimensões reduzidas, o carrinho se comportou bem e mostrou ter uma direção eletroassistida bastante precisa. A suspensão também mostrou ter boa calibração e propiciou conforto e segurança, na medida do possível. O freio-motor funciona bem nas descidas e, mesmo com o ar-condicionado ligado, nas subidas o câmbio curto e o motor três-cilindros deu conta do recado e não dá sintomas de falta de fôlego. Em descida e com freio motor, o consumo chegou a bater os 18 km/l (com gasolina no tanque);
- Pontos Negativos: os freios mostraram-se “lentos”, ou por ter um curso de pedal excessivamente longo, ou por ter campo de atuação mais precisa somente abaixo da metade do curso. Talvez o disco sólido na dianteira e tambor traseiros pudessem ser melhor dimensionados, mas nada que rodar mais tempo com o veículo não te acostume a essa característica. Além disso, também pelo entreeixos curto, entrar em curvas mais fechadas com velocidades altas pode fazer com que o carro saia mais de frente do que o costume, portanto, nestes casos, é indicado escolher a faixa da direita e contorná-las com segurança.
-
Estradas rápidas
Em vias em que a velocidade de cruzeiro é superior aos 100 km/h, o Kwid também surpreendeu:
- Pontos positivos: Por ter relações curtas e boa precisão no engate de marchas, dá para se aventurar em algumas ultrapassagens e afundar o pé direito que o Kwid te ajuda a vencer os desafios da via (e até dar uma certa canseira nos carros à frente);
- Pontos negativos: voltando a bater na tecla das dimensões reduzidas, associando agora também ao vão livre do solo alto (180 mm), quando veículos maiores ultrapassam o Kwid (como ônibus e caminhões), é bom segurar bem o volante, pois o carro irá balançar bastante. Além disso, a 110 km/h, por exemplo, a rotação do motor fica em torno de 3.500 rpm e o ruído do propulsor invade bem a cabine. Mais do que este, somam-se os ruídos advindos dos pneus em contato com o solo e o do vento em contato com frestas da carroceria.
-
Na cidade
Em seu habitat natural, o Renault Kwid mostra realmente a que veio. Os bons ângulos de entrada (24o) e saída (40o) permitem que não haja obstáculo para o compacto e a boa calibração da suspensão também filtra bem as irregularidades na via. Vale destacar que em nenhum momento a suspensão “deu final de curso” quando encarou buracos.
Interior e ergonomia
Quem segue dentro do carro também tem bom espaço interno na frente e, mesmo não encontrando o melhor deles na traseira, dá para seguir com relativo conforto, se não para as pernas, para as costas, já que os bancos tem a inclinação necessária. Ah, para quem tem filhos, há fixação Isofix para cadeirinhas nos bancos traseiros.
Lá atrás, o porta-malas também é bom, com 290 litros de volume. Para se ter ideia, é maior que o do VW Gol, portanto, ir ao mercado e fazer as compras do mês é uma tarefa tranquila.
A posição de dirigir também é boa, com todos os comandos com fácil acesso. Talvez o que pudesse ficar melhor localizado é o botão de ajuste elétrico dos retrovisores externos. Em posição de direção, estes ficam escondidos pelo volante e, para acessá-los, é necessário inclinar-se para a esquerda pra visualizá-los bem.
Os bancos tem uma mescla de tecido com um “corvin”, e mesclam o preto com um creme, semelhante à cor externa do modelo testado. No mais, a predominância de plásticos é normal para o porte do veículo, mas apresentam bom encaixe e não foram observadas rebarbas, por exemplo. Apenas um detalhe curioso: na dianteira, a alavanca de abertura das portas tem acabamento cromado já, na traseira, a mesma peça não tem acabamento.
Outro destaque positivo está na presença de computador de bordo e no sistema Media NAV 2.0, que possui conexão Bluetooth, via USB e AUX P2, mas não há integração via Apple Car Play e Android Auto. Em contrapartida, a qualidade do som é elogiável e o modo Drive Eco auxilia o motorista a dirigir de maneira mais econômica. O sistema agrega também câmera de ré com boa resolução, inclusive em ambientes escuros.
Veredicto
Se você pensa em comprar um Kwid para usá-lo no dia a dia das grandes cidades, você está no caminho certo e o compacto da Renault pode ser um bom companheiro. Mas, caso você queira dar uma escapadinha nas emendas de feriado e for pegar estrada, também o fará com certa tranquilidade. No entanto, se sua rotina envolver o tráfego mais frequente em rodovias, é bom pensar em outras opções no mercado, mesmo que estas opções envolvam a compra de um usado, pois embora o Kwid tenha se dado bem em nossa avaliação, os pontos negativos apresentados podem tornar-se inimigos se confrontá-los com grande frequência.
Itens de Série na versão Intense
Design
- Grade frontal cromada.
- Faróis de neblina cromados.
- Retrovisores preto brilhante.
- Maçanetas dianteiras internas Cromadas.
- Elementos interiores branco marfim
- Banco e volante com design personalizado.
- Rodas 14″ Flex Wheel em cinza Antracite.
- Para-choques da Cor da carroceria.
- Maçanetas externas na cor da cCarroceria.
- Stripping Connect.
- Revestimento interno do porta-malas.
Segurança E Dirigibilidade
- Faróis de neblina.
- Direção eletroassistida.
- Vidros e travas elétricas.
- Retrovisor interno dia/noite.
- Alarme de aviso de luzes acesas.
- Alças de segurança traseiras.
- Desembaçador do vidro traseiro.
- Retrovisores externos com regulagem elétrica.
- Freios ABS.
- 4 Airbags (2 frontais e 2 laterais).
- 2 Isofix.
- Ajuste de altura dos cintos de segurança nos bancos dianteiros.
Conforto
- Computador de bordo.
- Tacômetro + Rev Meter.
- Apoio de cabeça traseiro central.
- Bolsas integradas na parte traseira dos bancos traseiros.
- Ar-condicionado.
- Tomadas 12V.
- Abertura interna do Porta-mala.
- Porta luvas inferior.
- Porta-objetos nas portas dianteiras com suporte para garrafa se 1 litro
- Difusores de ar ajustáveis.
- Apoios de cabeça dianteiros fixos.
- Apoios de cabeça traseiros laterais.
- Para-sol do Motorista e do passageiro.
- Espelho de cortesia lado do passageiro.
- Indicador de troca de marcha.
- Indicador de estilo de condução.
Multimídia
- Media NAV 2.0.
- Câmera de ré.
- Chave canivete.
- Abertura elétrica do porta-malas a distância.
- Retrovisores elétricos.
- 2 Alto-Falantes.
Revisões
10 MIL KM – R$ 371,10
Itens inclusos:
- Mão de obra especializada Renault
- 1 ano de garantia das peças trocadas
- Diagnóstico eletrônico Renault *
- Verificação de 40 pontos de controle
- Checagem de freios
- Lubrificante RN-TECH 10W40 (flex)
- Filtro de Óleo
- Filtro de Combustível
- Filtro do Habitáculo
- Filtro de Ar
- Anel
20 MIL KM – R$ 350,40
Itens inclusos:
- Mão de obra especializada Renault
- 1 ano de garantia das peças trocadas
- Diagnóstico eletrônico Renault *
- Verificação de 40 pontos de controle
- Checagem de freios
- Lubrificante RN-TECH 10W40 (flex)
- Filtro de Óleo
- Filtro de Combustível
- Filtro do Habitáculo
- Filtro de Ar
- Anel
30 MIL KM – R$ 350,40
Itens inclusos:
- Mão de obra especializada Renault
- 1 ano de garantia das peças trocadas
- Diagnóstico eletrônico Renault *
- Verificação de 40 pontos de controle
- Checagem de freios
- Lubrificante RN-TECH 10W40 (flex)
- Filtro de Óleo
- Filtro de Combustível
- Filtro do Habitáculo
- Filtro de Ar
- Anel
40 MIL KM – R$ 522,10
Itens inclusos:
- Mão de obra especializada Renault
- 1 ano de garantia das peças trocadas
- Diagnóstico eletrônico Renault *
- Verificação de 40 pontos de controle
- Checagem de freios
- Lubrificante RN-TECH 10W40 (flex)
- Filtro de Óleo
- Filtro de Combustível
- Filtro do Habitáculo
- Filtro de Ar
- Anel
- Velas
50 MIL KM – R$ 371,10
Itens inclusos:
- Mão de obra especializada Renault
- 1 ano de garantia das peças trocadas
- Diagnóstico eletrônico Renault *
- Verificação de 40 pontos de controle
Ficha Técnica
Motorização | 1.0 | |
Combustível | Etanol | Gasolina |
Potência (cv) | 70 | 66 |
Torque (kgf.m) | 9,8 | 9,4 |
Velocidade Máxima (km/h) | 156 | 152 |
Tempo 0-100 (s) | 14,7 | N/D |
Consumo cidade (km/l) | N/D | 14,3 |
Consumo estrada (km/l) | N/D | 14,5 |
Câmbio | manual de 5 marchas | |
Tração | dianteira | |
Direção | eletroassistida | |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e molas helicoidais. | |
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção, semi-independente e molas helicoidais. | |
Freios | Á disco sólido na dianteira e tambor traseiro |
Dimensões
Altura (mm) | 1.474 |
Largura (mm) | 1.579 |
Comprimento (mm) | 3.680 |
Peso (kg) | 786 |
Tanque (L) | 38 |
Entre-eixos (mm) | 2.423 |
Porta-Malas (L) | 290 |
Ocupantes | 5 |