Melhor compacto de entrada? Renault Kwid Intense surpreende na estrada e na cidade

Melhor compacto de entrada? Renault Kwid Intense surpreende na estrada e na cidade

setembro 27, 2018 Off Por Fernando Naccari

O Renault Kwid foi uma aposta ousada da Renault em conquistar o mercado de veículos de entrada, no qual outrora tinha o ótimo Clio, mas com um veículo de características diferentes, mais simples no acabamento, mas igualmente valente no uso urbano e que propiciasse boa economia de combustível.

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Com estas premissas, trouxe o “SUV compacto” (polêmicas à parte) que ainda alia uma posição de direção mais alta, suspensão elevada e que dificilmente “raspa” a dianteira ou traseira em subidas/descidas.

O projeto de origem indiana passou pela nacionalização, com reforços estruturais e de suspensão e foi apresentado ao público agosto do ano passado. O sucesso veio a calhar e o Renault Kwid completa o primeiro ano no mercado nacional como líder do seu segmento, com 34,9 mil unidades emplacadas de janeiro a julho – ou 44% dos volumes do mercado dos compactos de entrada. Desde o lançamento do veículo, os licenciamentos do Kwid superaram as 57 mil unidades (resultados até julho de 2018).

O teste

Baseados nestes números e na expectativa gerada pelo mercado, levamos o Kwid para uma avaliação que não deve ser sua regra de vida: subir e descer serra com ar-condicionado ligado, pegar estradas com velocidades de cruzeiro acima de 100 km/h e só depois levá-lo ao seu habitat natural, que são as vias urbanas e que devem corresponder a mais de 80% de sua vida útil.

  • Serra

Ao pensar que levaria um carro bastante compacto (3.680 mm), estreito (1.579 mm), leve (786 kg) e de baixo desempenho comparado aos carros atuais (66/70 cv e 9,4/9,8 kgfm) para uma avaliação em serra, entendia que um desafio deste calibre seria sofrido, cansativo e uma experiência que talvez não quisesse voltar a repetir.

Mas, como nada é absoluto e como não devemos “julgar o livro pela capa”, pegamos o Kwid Intense e o levamos para o trecho de descida e posterior subida de serra da cidade de Mogi das Cruzes/SP. No trecho com cerca de 10 km, o compacto surpreendeu positiva e negativamente.

  1. Pontos positivos: mesmo com dimensões reduzidas, o carrinho se comportou bem e mostrou ter uma direção eletroassistida bastante precisa. A suspensão também mostrou ter boa calibração e propiciou conforto e segurança, na medida do possível. O freio-motor funciona bem nas descidas e, mesmo com o ar-condicionado ligado, nas subidas o câmbio curto e o motor três-cilindros deu conta do recado e não dá sintomas de falta de fôlego. Em descida e com freio motor, o consumo chegou a bater os 18 km/l (com gasolina no tanque);
  2. Pontos Negativos: os freios mostraram-se “lentos”, ou por ter um curso de pedal excessivamente longo, ou por ter campo de atuação mais precisa somente abaixo da metade do curso. Talvez o disco sólido na dianteira e tambor traseiros pudessem ser melhor dimensionados, mas nada que rodar mais tempo com o veículo não te acostume a essa característica. Além disso, também pelo entreeixos curto, entrar em curvas mais fechadas com velocidades altas pode fazer com que o carro saia mais de frente do que o costume, portanto, nestes casos, é indicado escolher a faixa da direita e contorná-las com segurança.
  • Estradas rápidas

Em vias em que a velocidade de cruzeiro é superior aos 100 km/h, o Kwid também surpreendeu:

  1. Pontos positivos: Por ter relações curtas e boa precisão no engate de marchas, dá para se aventurar em algumas ultrapassagens e afundar o pé direito que o Kwid te ajuda a vencer os desafios da via (e até dar uma certa canseira nos carros à frente);
  2. Pontos negativos: voltando a bater na tecla das dimensões reduzidas, associando agora também ao vão livre do solo alto (180 mm), quando veículos maiores ultrapassam o Kwid (como ônibus e caminhões), é bom segurar bem o volante, pois o carro irá balançar bastante. Além disso, a 110 km/h, por exemplo, a rotação do motor fica em torno de 3.500 rpm e o ruído do propulsor invade bem a cabine. Mais do que este, somam-se os ruídos advindos dos pneus em contato com o solo e o do vento em contato com frestas da carroceria.

 

  • Na cidade

Em seu habitat natural, o Renault Kwid mostra realmente a que veio. Os bons ângulos de entrada (24o) e saída (40o) permitem que não haja obstáculo para o compacto e a boa calibração da suspensão também filtra bem as irregularidades na via. Vale destacar que em nenhum momento a suspensão “deu final de curso” quando encarou buracos.

Interior e ergonomia

Quem segue dentro do carro também tem bom espaço interno na frente e, mesmo não encontrando o melhor deles na traseira, dá para seguir com relativo conforto, se não para as pernas, para as costas, já que os bancos tem a inclinação necessária. Ah, para quem tem filhos, há fixação Isofix para cadeirinhas nos bancos traseiros.

Lá atrás, o porta-malas também é bom, com 290 litros de volume. Para se ter ideia, é maior que o do VW Gol, portanto, ir ao mercado e fazer as compras do mês é uma tarefa tranquila.

A posição de dirigir também é boa, com todos os comandos com fácil acesso. Talvez o que pudesse ficar melhor localizado é o botão de ajuste elétrico dos retrovisores externos. Em posição de direção, estes ficam escondidos pelo volante e, para acessá-los, é necessário inclinar-se para a esquerda pra visualizá-los bem.

Renault Kwid. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Os bancos tem uma mescla de tecido com um “corvin”, e mesclam o preto com um creme, semelhante à cor externa do modelo testado. No mais, a predominância de plásticos é normal para o porte do veículo, mas apresentam bom encaixe e não foram observadas rebarbas, por exemplo. Apenas um detalhe curioso: na dianteira, a alavanca de abertura das portas tem acabamento cromado já, na traseira, a mesma peça não tem acabamento.

Outro destaque positivo está na presença de computador de bordo e no sistema Media NAV 2.0, que possui conexão Bluetooth, via USB e AUX P2, mas não há integração via Apple Car Play e Android Auto. Em contrapartida, a qualidade do som é elogiável e o modo Drive Eco auxilia o motorista a dirigir de maneira mais econômica. O sistema agrega também câmera de ré com boa resolução, inclusive em ambientes escuros.

Veredicto

Se você pensa em comprar um Kwid para usá-lo no dia a dia das grandes cidades, você está no caminho certo e o compacto da Renault pode ser um bom companheiro. Mas, caso você queira dar uma escapadinha nas emendas de feriado e for pegar estrada, também o fará com certa tranquilidade. No entanto, se sua rotina envolver o tráfego mais frequente em rodovias, é bom pensar em outras opções no mercado, mesmo que estas opções envolvam a compra de um usado, pois embora o Kwid tenha se dado bem em nossa avaliação, os pontos negativos apresentados podem tornar-se inimigos se confrontá-los com grande frequência.

Itens de Série na versão Intense

Design

  • Grade frontal cromada.
  • Faróis de neblina cromados.
  • Retrovisores preto brilhante.
  • Maçanetas dianteiras internas Cromadas.
  • Elementos interiores branco marfim
  • Banco e volante com design personalizado.
  • Rodas 14″ Flex Wheel em cinza Antracite.
  • Para-choques da Cor da carroceria.
  • Maçanetas externas na cor da cCarroceria.
  • Stripping Connect.
  • Revestimento interno do porta-malas.

Segurança E Dirigibilidade

  • Faróis de neblina.
  • Direção eletroassistida.
  • Vidros e travas elétricas.
  • Retrovisor interno dia/noite.
  • Alarme de aviso de luzes acesas.
  • Alças de segurança traseiras.
  • Desembaçador do vidro traseiro.
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica.
  • Freios ABS.
  • 4 Airbags (2 frontais e 2 laterais).
  • 2 Isofix.
  • Ajuste de altura dos cintos de segurança nos bancos dianteiros.

Conforto

  • Computador de bordo.
  • Tacômetro + Rev Meter.
  • Apoio de cabeça traseiro central.
  • Bolsas integradas na parte traseira dos bancos traseiros.
  • Ar-condicionado.
  • Tomadas 12V.
  • Abertura interna do Porta-mala.
  • Porta luvas inferior.
  • Porta-objetos nas portas dianteiras com suporte para garrafa se 1 litro
  • Difusores de ar ajustáveis.
  • Apoios de cabeça dianteiros fixos.
  • Apoios de cabeça traseiros laterais.
  • Para-sol do Motorista e do passageiro.
  • Espelho de cortesia lado do passageiro.
  • Indicador de troca de marcha.
  • Indicador de estilo de condução.

Multimídia

  • Media NAV 2.0.
  • Câmera de ré.
  • Chave canivete.
  • Abertura elétrica do porta-malas a distância.
  • Retrovisores elétricos.
  • 2 Alto-Falantes.

Revisões

10 MIL KM – R$ 371,10

Itens inclusos:

  • Mão de obra especializada Renault
  • 1 ano de garantia das peças trocadas
  • Diagnóstico eletrônico Renault *
  • Verificação de 40 pontos de controle
  • Checagem de freios
  • Lubrificante RN-TECH 10W40 (flex)
  • Filtro de Óleo
  • Filtro de Combustível
  • Filtro do Habitáculo
  • Filtro de Ar
  • Anel

20 MIL KM – R$ 350,40

Itens inclusos:

  • Mão de obra especializada Renault
  • 1 ano de garantia das peças trocadas
  • Diagnóstico eletrônico Renault *
  • Verificação de 40 pontos de controle
  • Checagem de freios
  • Lubrificante RN-TECH 10W40 (flex)
  • Filtro de Óleo
  • Filtro de Combustível
  • Filtro do Habitáculo
  • Filtro de Ar
  • Anel

30 MIL KM – R$ 350,40

Itens inclusos:

  • Mão de obra especializada Renault
  • 1 ano de garantia das peças trocadas
  • Diagnóstico eletrônico Renault *
  • Verificação de 40 pontos de controle
  • Checagem de freios
  • Lubrificante RN-TECH 10W40 (flex)
  • Filtro de Óleo
  • Filtro de Combustível
  • Filtro do Habitáculo
  • Filtro de Ar
  • Anel

40 MIL KM – R$ 522,10

Itens inclusos:

  • Mão de obra especializada Renault
  • 1 ano de garantia das peças trocadas
  • Diagnóstico eletrônico Renault *
  • Verificação de 40 pontos de controle
  • Checagem de freios
  • Lubrificante RN-TECH 10W40 (flex)
  • Filtro de Óleo
  • Filtro de Combustível
  • Filtro do Habitáculo
  • Filtro de Ar
  • Anel
  • Velas

50 MIL KM – R$ 371,10

Itens inclusos:

  • Mão de obra especializada Renault
  • 1 ano de garantia das peças trocadas
  • Diagnóstico eletrônico Renault *
  • Verificação de 40 pontos de controle

Ficha Técnica

Motorização 1.0
Combustível Etanol Gasolina
Potência (cv) 70 66
Torque (kgf.m) 9,8 9,4
Velocidade Máxima (km/h) 156 152
Tempo 0-100 (s) 14,7 N/D
Consumo cidade (km/l) N/D 14,3
Consumo estrada (km/l) N/D 14,5
Câmbio manual de 5 marchas
Tração dianteira
Direção eletroassistida
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e molas helicoidais.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, semi-independente e molas helicoidais.
Freios Á disco sólido na dianteira e tambor traseiro

Dimensões

Altura (mm) 1.474
Largura (mm) 1.579
Comprimento (mm) 3.680
Peso (kg) 786
Tanque (L) 38
Entre-eixos (mm) 2.423
Porta-Malas (L) 290
Ocupantes 5