Rapide E: os segredos revelados do primeiro elétrico da Aston Martin
setembro 13, 2018A Aston Martin, luxuosa marca britânica confirmou hoje uma série de detalhes técnicos para a edição especial estritamente limitada de 155 unidades do seu primeiro carro de produção totalmente elétrico – o Rapide E.
Trabalhando em estreita colaboração com a Williams Advanced Engineering (WAE) como sua parceira de desenvolvimento, a Aston Martin utilizou a ascensão na produção mundial de veículos elétricos (EV) para impulsionar uma nova era para o trem de força da Aston Martin e superar os desafios técnicos associados ao sistema de baterias e motores dentro do restrito espaço disponível para alojá-los.
Durante todo o processo de desenvolvimento, a equipe de engenharia concentrou-se em obter um resfriamento eficaz das baterias e do motor para garantir um desempenho consistente, enquanto as metas rigorosas de peso foram observadas, usando ligas leves e materiais compósitos de carbono.
O Rapide E será alimentado por uma arquitetura elétrica de bateria de 800V com capacidade instalada de 65kWh usando mais de 5.600 células cilíndricas no formato 18.650 íons de lítio. Estes são montados em uma bateria sob medida, onde o V12 original de 6,0 litros, a caixa de câmbio e o tanque de combustível estavam localizados. Este sistema de bateria alimenta dois motores elétricos montados na parte traseira, produzindo uma saída combinada de pouco mais de 610 cv e uma colossal 96,80 kgfm de torque.
A meta de alcance do Rapide E é superior a 320 km/h, de acordo com o Procedimento de Teste de Veículo Leve Harmonizado Mundial (WLTP).
Sendo um Aston Martin, o Rapide E está sendo desenvolvido com um objetivo de alto desempenho. A velocidade máxima projetada para o Rapide E é de 249 km/h, com um tempo 4s no 0-96 km/h e um tempo de 80-112 km/h em apenas 1s5. É importante ressaltar que esses números não estão restritos a uma janela estreita somente quando as baterias estão totalmente carregadas. Em vez disso, o objetivo é o desempenho máximo sob demanda na maior parte da janela de carga da bateria, como seria esperado de um carro com motor de combustão interna convencional. Isto inclui a capacidade de conduzir uma volta completa do circuito de Nürburgring com uma redução total da bateria e a capacidade de lidar com as exigências diárias de acelerações e frenagens difíceis repetidas.
O exterior e a parte inferior do carro também foram otimizados aerodinamicamente e complementados com rodas aerodinâmicas recém projetadas. Calçados com o Pirelli P Zero ™, os pneus feitos sob medida do Rapide E têm como objetivo oferecer uma menor resistência ao rolamento e reduzir o ruído no contato com o solo, enquanto ainda oferecem capacidade dinâmica superior.
Também tem sido um objetivo do projeto manter e melhorar a sensação, caráter e entrega em relação ao Rapide S, que vem de fábrica com motor V12. Para este fim, uma atenção cuidadosa será dada ao desenvolvimento e ajuste do trem de força elétrico e do chassi, com foco particular aplicado à integração de software. Os motores elétricos duplos do Rapide E, com acionamento de tração traseira, passarão por um diferencial com deslizamento limitado, que combinado com taxas revisadas de amortecedores e mola, garantem as características de pilotagem pura para as quais o Rapide S a gasolina já é renomado.
Embora o Rapide E seja construído em volumes reduzidos, ele está sendo submetido aos rigorosos e exaustivos protocolos de testes da Aston Martin para garantir que todos os aspectos do programa sigam os procedimentos estabelecidos pela marca. Exclusivamente, os clientes serão uma parte extensa do programa Rapide E em andamento, com seus comentários e experiências de condução fornecendo um inestimável fluxo de feedback que ajudará a moldar e melhorar futuros Aston Martin EVs.
Além do WAE, o programa Rapide E conta com o apoio de outros parceiros técnicos, incluindo a Hyperbat Limited – uma nova joint venture entre a Williams Advanced Engineering e a Unipart Manufacturing Group – como fabricante de baterias, Integral Powertrain para os motores elétricos, Xtrac para a transmissão e o consórcio do projeto H1PERBAT com financiamento de subvenção do Advanced Propulsion Center.
Falando do programa Rapide E, Andy Palmer, CEO da Aston Martin, comentou: “Responsabilidade ambiental e sustentabilidade são um desafio global enfrentado por todos nós. Como engenheiro automotivo de carreira, tenho orgulho de que a indústria automobilística está liderando o caminho para encontrar soluções de longo prazo e reduzir as emissões nocivas. Como CEO da Aston Martin, tenho particular satisfação em trabalhar com a Williams Advanced Engineering e nossos outros parceiros de tecnologia associados para trazer o Rapide E à realidade. Como nosso primeiro modelo de produção totalmente elétrico, o Rapide E acelerará o nosso conhecimento e nos ajudará a garantir o caráter e a alta performance dos nossos futuros modelos EV e melhorar as qualidades únicas encontradas em todos os Aston Martin como as conhecemos hoje. O Rapide E também servirá como um passo crítico em nosso caminho para o relançamento da Lagonda como a primeira marca de luxo de emissões zero do mundo ”. O Rapide E será construído na próxima unidade de produção de St. Athan, anunciada como o futuro ‘Home of Electrification ‘para as marcas Aston Martin e Lagonda. A Aston Martin está aceitando manifestações de interesse por meio de sua rede global de concessionárias, com preços disponíveis na aplicação. As entregas de clientes estão definidas para o quarto trimestre de 2019.
Fonte e Fotos: Aston Martin