TESTE: Honda City EXL é confortável, bebe pouco, mas ainda peca em ponto fundamental
setembro 13, 2018O City é um caso interessante em nosso mercado. Nascido como um derivado do minicab Fit, conseguiu reunir todos os bons preceitos do monovolume, ganhou porta-malas e corpo de sedã, mas ainda assim permaneceu com design harmonioso e tem público bastante cativo para quem precisa de bom espaço interno e porta-malas generoso.
Agora, em sua linha 2019, passou por uma reestilização acompanhando as novidades que o Fit trouxe pouco antes. No modelo que testamos, o City EXL 2018, a dianteira ganhou nova grade cromada com H maior, para-choque com novos recortes e faróis fullLED, incluindo luzes de rodagem diurna. A traseira também foi remodelada, com mudanças mais profundas no para-choque. A lanterna manteve o desenho, mas ganhou nova disposição de luzes, que deixou o conjunto mais “moderninho”. As rodas são de 16″ e tem desenho exclusivo.
Desempenho
No City 2018 a mecânica permanece a mesma, com a combinação do motor 1.5 i-VTEC de 115/116 cv (G/E) e 15,3 kgfm de torque (G/E) com o câmbio automático do tipo CVT de sete marchas virtuais. A novidade agora fica pela possibilidade de trocas manuais através de aletas atrás do volante.
O conjunto oferece ótimo rendimento e dá ao carro condições de dirigibilidade bastante justas, seja no uso urbano – sob trânsito intenso ou em estrada – mantendo bom torque sempre presente combinado com uma rotação de motor relativamente baixa. Segundo o INMETRO, o City consome 8,5 km/l de etanol em cidade, e 12,5 km/l com gasolina no mesmo trajeto. Já, em estrada, os números sobem para 10,3 km/l com etanol, e 14,5 km/l com gasolina. Em nossos testes, em trajeto composto por 90% em cidade, 10% em estrada, o City consumiu 11,4 km/l com gasolina no tanque. Não houve tempo hábil para esgotar o combustível e realizar novo teste com etanol.
Conforto de rodagem
O City EXL tem calibração da suspensão tendendo à rigidez, mas ainda assim é mais equilibrada que a do Fit. Talvez o tipo de carroceria em três-volumes, em contrapartida ao monovolume Fit, ajude a distribuir melhor os impactos vindos do terreno. Isso, na prática, deixa o carro mais agradável no uso urbano e os ocupantes “chacoalham” menos quando o tipo de via for excessivamente irregular.
Além disso, a possibilidade de regulagem de altura e profundidade do assento do motorista e da coluna de direção, propiciam uma condução bastante agradável. A posição dos pedais também ajudam a quem usa o pé esquerdo para frear, não sendo necessário dirigir com o corpo em posição deslocada.
Os demais ocupantes também gozam de conforto, com ótimo espaço para as pernas em todas as posições do veículo e bom apoio lombar. Lá atrás, o porta-malas é amplo e, caso precise de ainda mais espaço, os bancos podem ser rebatidos para ampliar ainda mais o espaço para a bagagem.
Segurança
Mas, se no conforto de rodagem o Honda City 2018 se destaca em relação ao Fit, no quesito segurança, fica atrás do monovolume. Embora venha de fábrica com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), não tem o importante sistema VSA (que incluem controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa). Segundo a Honda, a opção por não empregar os recursos no City é devido a cada modelo atender a uma estratégia de público diferente.
Você pode até pensar: “Ah, nunca tive isso no meu carro, será que vou precisar?” – bom, a resposta é clara: tomara que você nunca precise! Só quem viveu uma experiência de estar com um veículo à deriva devido a baixa aderência da pista, sabe como os controles fazem falta.
Itens de série
O acabamento interno do Honda City 2018 melhorou bastante, com materiais macios ao toque e com plásticos em várias texturas, mas todos aparentando boa qualidade e resistência a arranhões.
Além disso, destaque para a tela sensível ao toque para acionamento do ar-condicionado automático (a mesma utilizada na nova geração do Fit) e para a nova central multimídia com tela de 7 polegadas, também sensível ao toque, e traz conectividade via Android Auto/Apple CarPlay, bem como comandos por voz.
Destaque também para o revestimento dos bancos, volante, descansa-braço e pomo da alavanca de câmbio, todos em couro sintético.
A lista de itens de série é ampla:
- Antena na parte traseira do teto;
- Conjunto Ótico FULL LED: Faróis alto e baixo, DRL e Lanterna em LED;
- Lanterna traseira em LED;
- Grade frontal cromada com acabamento blackpiano;
- Retrovisores elétricos na cor do veículo com luz indicadora de direção;
- Maçanetas externas na cor do veículo;
- Maçanetas internas cromadas;
- Painel de instrumentos com iluminação Bluemeter;
- Detalhes internos na cor prata;
- Acabamento das portas e transmissão em couro;
- Revestimento dos bancos em couro;
- Apoio para o pé;
- Apoio central de braço em couro;
- Apoio traseiro de braço com porta copos;
- Banco do motorista com regulagem de altura;
- Coluna de direção ajustável em altura e profundidade;
- Pára-sois com espelho para motorista e passageiro;
- Porta-objetos nas portas dianteiras;
- Porta-revistas atrás do banco dianteiro do passageiro;
- Console central com porta-copos;
- Tomada 12 Volts;
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes;
- Para-brisa degradê;
- Vidros verdes com filtro UV;
- Iluminação interna do porta-malas;
- Abertura do bocal de abastecimento com alavanca interna;
- Sistema de rebatimento dos bancos (60/40);
- Ar-condicionado digital FULL Touchscreen;
- Câmera de marcha a ré multivisão com guias de referência;
- Multimídia 7” multi-touchscreen com interface para smartphones Android Auto™ e Apple CarPlay;
- Alto-falantes 4 (dois dianteiros e dois traseiros);
- Tweeters: 4;
- Volante multifuncional com acabamento em couro;
- Bluetooth com comandos HFT (Hands-Free Telephone) no volante com função Voice Tag;
- Piloto automático (Cruise Control);
- Painel de instrumentos com computador de bordo multifunções;
- Vidros elétricos com função AUTO para as 4 portas;
- Retrovisor com rebatimento elétrico com acionamento interno e pela chave;
- 485 litros acima da tampa assoalho mais 51 litros de espaço útil abaixo da tampa do assoalho;
- 6 airbags (frontais, laterais e de cortina);
- Alarme;
- Luzes de rodagem diurna em LED (DRL – Daytime Running lights);
- Farol de Neblina;
- Brake light;
- Freios dianteiros a disco e traseiros a tambor;
- Sistema de freios com ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake Distribution);
- Estrutura de deformação progressiva ACETM com barras de proteção lateral;
- Chave tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas;
- Sistema Immobilizer;
- Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes;
- Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro;
- Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantis;
- Limpador de pára-brisa do tipo flat blade;
- Desembaçador do vidro traseiro;
- Pino de segurança para tapete do motorista;
- Trava de segurança central dos vidros dos passageiros;
- Trava de segurança na portas traseiras;
- Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h.
Veredicto
O Honda City EXL 2018 realmente evoluiu, mas o preço ainda parece salgado frente à concorrência cada vez mais forte neste segmento. A falta de itens de segurança também fazem soar um alerta e, se você realmente não precisar de um porta-malas grande, a melhor (e mais segura) opção seja pelo Fit.
Já, se você realmente precisa do carro sempre cheio e não pode abdicar de um espaço generoso no porta-malas, é uma ótima opção, principalmente para quem trabalha como taxista, motorista de aplicativo ou mesmo uma família com filhos, afinal, com a criançada, espaço nunca é demais.
Preço
- Honda City EXL a partir de R$ 85.400
Preço de revisões
Revisão |
Custo |
Custo |
Quilometragem |
Preços MT |
Preços CVT |
10.000 km |
R$ 274,71 |
R$ 274,71 |
20.000 km |
R$ 412,52 |
R$ 412,52 |
30.000 km |
R$ 488,11 |
R$ 488,11 |
40.000 km |
R$ 1.428,76 |
R$ 1.767,58 |
50.000 km |
R$ 488,11 |
R$ 488,11 |
60.000 km |
R$ 1.388,81 |
R$ 1.388,81 |
Total |
R$ 4.481,02 |
R$ 4.819,84 |
*preços sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Ficha técnica e Itens de série
- Motor em alumínio 1.5 16V SOHC i-VTEC FlexOne
- Potência (cv/rpm) – Gasolina/Etanol 115/6000 – 116/6000
- Torque (kgf.m/rpm) – Gasolina/ Etanol 15.3/4800
- Tração dianteira
- Transmissão automática do tipo CVT com Paddle Shifts
- Rodas (pol) Liga leve – aro 16”
- Pneus 185/55R16
- Estepe temporário
- Direção com assistência elétrica progressiva
- Suspensão dianteira McPherson
- Suspensão traseira Barra de torção
- Comprimento (mm) 4.455
- Altura (mm) 1.485
- Distância entre eixos (mm) 2.600
- Largura (mm) 1.695
- Peso Bruto Total (Kg) MT/CVT 1.520
- Massa em ordem de marcha (Kg) MT/CVT 1.135
- Capacidade do tanque de gasolina (L) 46
- Garantia de 3 anos sem limite de quilometragem válida na rede de concessionárias Honda.